Cabala Espiritualidade

Estudos da Cabala – Vaerá

Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer


Êxodo 6:2-9:35

121 versículos

O Eterno fala a Moisés, para que vá perante o Faraó e lidere o povo israelita, em sua libertação. Moisés segue o que Deus diz para ser feito, mas o coração do Faraó se endurece. Pragas são lançadas no Egito, desde sangue sobre as águas até chuva de pedras.

“E falou Deus a Moisés, e disse-lhe: Eu sou o Eterno.”

Êxodo 6:1

O Eterno aparece a Moisés em um nível mais elevado que aos patriarcas. Hoje temos muito conhecimento sobre Deus e suas leis. Temos mais conhecimento também sobre a ciência. Mesmo com toda a Luz revelada, nem sempre nos aproximamos do Criador.

“E endureceu-se o coração do Faraó, e não os escutou.”

Êxodo 7:13

Moisés mostra sinais e o poder de Deus, mas o coração do Faraó não está receptivo. Assim é também conosco. Quando as coisas estão bem, não damos abertura para a palavra e o poder do Criador. Pensamos que somos poderosos e responsáveis pelo nosso sucesso pessoal. Quando nossa vida não está favorável, nos lembramos de Deus e nos voltamos para Ele.

É nossa Luz interna, representada aqui por Moisés, que nos adverte para que aceitemos o poder e a palavra de Deus. Nosso lado egoísta, aqui representado pelo Faraó, é que reluta em aceitar a Luz. Assim, somos muitas vezes assolados por pragas, para que nossa petulância e arrogância sejam quebrados.

“E Moisés era da idade de oitenta anos.”

Êxodo 7:7

Moisés iniciou sua principal missão, libertar o povo de Israel, aos 80 anos de idade. Não existe idade para que façamos a vontade de Deus. Isso mostra também que podemos ser ativos em qualquer época de nossas vidas, independente de idade e condição. Basta querermos.

Shavua Tov!

Tenham uma excelente semana!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis