Autoconhecimento Coaching

Flow: o Fluir

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni

Flow é um termo criado por Csikszentmihalyi (1990) para designar o estado psicológico que acompanha atividades altamente envolventes. Pode ser descrito também como a experiência de trabalhar em capacidade máxima. Se por um lado não precisamos ser expert em determinada atividade para atingir o Flow, por outro lado o desafio de atingir o Flow muda quando nossas habilidades para aquela atividade são aprimoradas.

Segundo Csikszentmihalyi, o estado de Flow é relacionado com o engajamento que realizamos as atividades do dia a dia, tanto as atividades pessoais como profissionais e desta forma aumentamos a nossa satisfação com a vida.

shutterstock_274367825

Saborear os momentos de prazer é essencial para a felicidade e para a experiência do Flow. O autor dá algumas dicas para que a pessoa aproveite mais esse momento:

  • Compartilhar com os outros: compartilhe suas experiências com outras pessoas e diga o quanto valorizou este momento.
  • Construção da memória: crie fotografias mentais ou até mesmo lembranças físicas do momento para que possa se lembrar dele futuramente.
  • Autocongratulação: lembre-se do quanto você marcou as outras pessoas e do quanto esperou para que isso acontecesse. Não tenha receio de orgulhar-se.
  • Percepções aguçadas: você deve focar alguns elementos da experiência e bloquear outros.
  • Absorção: deixe-se imergir completamente no prazer e tente não pensar em outros assuntos.

Os benefícios de atividades que levam ao estado de Flow podem ser observados tanto na vida pessoal quanto na vida profissional das pessoas.

Você também pode se desafiar e obter o Flow numa atividade a qual você não se sinta motivado. Uma dica seria se desafiar com perguntas como: O que eu posso fazer para tornar esta tarefa mais interessante? Como posso otimizar parte desta tarefa? O que preciso fazer ou desenvolver? Como me tornar mais ágil?

O autodesafio pode transformar-se em uma ação intrinsicamente motivada, transmutando uma tarefa entediante em uma atividade que pode abrir espaço para que o Flow aconteça.

O Entusiasmo é a maior força da alma. Conserve-o e nunca lhe faltará poder para conseguir o que necessitar.  

– Napoleon Hill

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni