Autoconhecimento

A tal da felicidade

Felicidade é um sentimento de satisfação, de bem-estar e de plenitude. É o que nos auxilia a olhar para a vida com mais otimismo e tranquilidade, sem ceder perante os desafios que ela nos apresenta.

Além disso, com a felicidade conseguimos definir nossos planos e encontrar aquilo que nos traz mais completude. Por meio dela, expressamos quem somos, o que buscamos e quais são os nossos gostos, sendo um sentimento fundamental para o próprio autoconhecimento.

Ainda que seja impossível se sentir feliz todos os dias, a felicidade pode ser um estado permanente se soubermos equilibrar os momentos bons e os momentos ruins. Dessa maneira, tornamo-nos companhias mais agradáveis, que podem divertir os outros, que enxergam o lado bom da vida e que aproveitam intensamente cada situação.

Com o conteúdo que preparamos, você vai ter a oportunidade de aprender mais sobre como a felicidade se faz presente na vida de uma pessoa e como ela pode ser interpretada de diversas formas. Faça esse exercício tão importante para entender a sua interioridade e o que te ajuda a viver melhor!

O que é felicidade para você?

Talvez você nunca tenha precisado apresentar uma definição de felicidade. Ou então, quando você teve que fazer isso, simplesmente disse que a felicidade não se define. Mas e se você tentasse analisar esse sentimento a partir do que ele provoca em você?

Uma pessoa que sente felicidade apresenta alguns sinais de que essa sensação está se manifestando. Em primeiro lugar, é provável que ela sinta uma vontade incontrolável de sorrir, ou até de gargalhar, porque precisa demonstrar o êxtase que está vivendo em seu interior.

Outro indício da felicidade é a sensação de paz. Alguém que está feliz sente que nada pode dar errado ou que tudo pode ser contornado, caso dê errado. É como se nada pudesse interromper esse estado de euforia e de realização, que se transforma em um bem-estar duradouro.

Mulher pulando de felicidade
Sebastian Voortman / Pexels

Um sinal um pouco menos comum da felicidade é o choro. Há quem só consiga demonstrar quão bem está se sentindo com muitas lágrimas. Nesse ponto, a felicidade se torna tão grande que é até difícil contê-la.

Os sintomas da felicidade podem se manifestar nas mais variadas situações, desde acontecimentos pequenos até eventos grandiosos. Nós percebemos que esse sentimento está realmente presente nas nossas vidas quando conseguimos nos alegrar com o que parece insignificante para outras pessoas. Já reparou?

Então um abraço apertado, uma comida gostosa, um perfume apaixonante, uma piada divertida, um vídeo bobo ou uma travessura de um bichinho de estimação são situações simples que podem despertar uma sensação pura de felicidade.

Mas também existem eventos grandiosos que podem proporcionar uma felicidade intensa e duradoura, como entrar no emprego dos sonhos, realizar uma viagem transformadora, ter filhos, mudar de casa, viver um relacionamento saudável ou construir amizades verdadeiras.

Após aprender um pouco mais sobre os sinais da felicidade e sobre o que pode provocá-la, pense sobre a sua vida. O que é felicidade para você? Quando você se sente feliz? Como você demonstra esse sentimento tão poderoso? Abra seu coração! Para se inspirar e se encante com mais interpretações sobre a felicidade, a seguir.

O que é felicidade, de acordo com a Bíblia?

De acordo com a Bíblia, a felicidade está na conexão de uma pessoa com o Criador. Então um indivíduo é feliz quando segue os ensinamentos de Deus, quando age com sabedoria, quando obedece às regras, confia no Senhor, observa as situações com cautela e admira a obra de Deus.

A partir dessa definição, observamos que a verdadeira felicidade, segundo a Bíblia, é indissociável da crença em Deus. Entretanto essa não é a única maneira de analisar esse conceito. A seguir, amplie seus horizontes sobre esse assunto!

O que é, afinal de contas, a felicidade?

É possível definir a felicidade a partir de inúmeras perspectivas de vida. Cada pessoa tem a própria concepção sobre o que é ser feliz, sobre o que faz com que ela se sinta plena, confiante e motivada a viver cada dia.

Portanto não deveríamos falar como se a felicidade fosse uma coisa só. Na verdade, o que existe são “felicidades”. Existe a felicidade de quem conseguiu o emprego que queria, de quem encontrou um amor para sempre, de quem se sente bem consigo, de quem decidiu viver sem regras, de quem alcançou o que sempre desejou e muitas outras.

Inclusive, não existe apenas uma maneira de experimentar cada uma dessas felicidades. Há quem viva esse sentimento de forma eufórica, intensa e eletrizante. E há quem sinta a felicidade como uma paz de espírito, como uma sensação de dever cumprido. Não existe um padrão quando falamos sobre sentir. Até a durabilidade da felicidade pode mudar de uma pessoa para outra.

Ovos pintados de cara de emoção em caixa de papel.
vrabelpeter / 123RF

A felicidade é tem prazo de validade? Ela é momentânea?

Algumas pessoas fazem a distinção entre alegria e felicidade, dizendo que a alegria é momentânea, enquanto a felicidade é duradoura. Mas será que isso é verdade? Uma pessoa pode ser feliz para sempre ou esse sentimento vai se esgotar em algum momento?

Para pensar sobre essa questão, nós devemos entender que a vida é construída diariamente. Não existe um roteiro para o que vamos enfrentar a cada dia, e também não conseguimos nos preparar para todas as situações que podem nos afetar. Como consequência disso, nossos sentimentos podem se confundir a partir de determinadas experiências.

Você também pode gostar

Sendo assim, é impossível prever com exatidão o que vai acontecer no dia de amanhã ou como nos sentiremos ao final do dia. Por causa disso, a felicidade pode durar dias, meses ou anos. Como estamos falando de um sentimento, que é tão particular para cada indivíduo, não podemos afirmar isso ou aquilo como verdade absoluta.

Assim, para algumas pessoas, a felicidade será um sentimento que existiu em um momento específico das vidas delas, mas que não pode mais ser retomado. Para outras, a felicidade estará sempre no dia de amanhã, quando elas estarão mais perto de realizar o que desejam. E há aquelas que encontrarão muita dificuldade para vivenciar esse sentimento ao longo da vida. Então nos resta perguntar: a sua felicidade é momentânea?

Depois de ler todo o conteúdo que preparamos sobre felicidade, você já sabe como identificar esse sentimento na sua vida. Além disso, tem o estímulo necessário para ser feliz, sabendo que essa transformação vai te ajudar a se relacionar melhor com os outros e consigo. Encontre a felicidade em si!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br