Autoconhecimento Comportamento

Gato preto: qual é o seu significado místico

Imagem de Daga Roszkowska - Por Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Gatos pretos são animaizinhos extremamente fofos, que possuem o excesso de melanina nos pelos ou na pele – o que os torna pretos. Mas esses felinos tão inofensivos e carinhosos são rejeitados por boa parte da sociedade por causa de alguns mitos de diversas culturas que se espalharam pelo mundo inteiro e promoveram algumas superstições.

A partir desses mitos, o gato preto virou alvo de inúmeras projeções negativas, mas mesmo assim até hoje existem lugares que consideram esse felino um animal sagrado.

Entenda um pouco mais sobre o significado místico do gato preto e desvende todos os mistérios que permeiam sobre ele!

Por que o gato preto é tão especial?

Assim como qualquer outro animal, o gato preto é muito especial, mas ele tem uma grande história que o torna um tanto quanto diferenciado em relação aos outros. Em determinadas culturas, como na Pérsia antiga, o gato preto era um animal sagrado e venerado pelo povo. Nessa época, existia uma crença que dizia que aquele que maltratasse um gato preto automaticamente maltratava um espírito do bem – essa associação era feita, pois o felino era considerado uma criação com o intuito de ser a companhia do homem durante a sua vida na Terra, assim como as pessoas. Já no Egito antigo gatos pretos eram tidos como deuses e eram embalsamados e sepultados da mesma forma que as pessoas em ritos fúnebres.

Desde a antiguidade, o gato preto carrega consigo um simbolismo muito forte sobre energias. Continue lendo o artigo e entenda mais sobre o assunto!

Imagem da silhueta de um gato preto com os olhos amarelos e bem abertos.
Imagem de ClaudiaWollesen – Por Pixabay

Superstição e misticismo

Como já sabemos, o gato preto tem a sua imagem associada à má sorte. Algumas crenças acreditam que ele seja um animal que invoca espíritos negativos e azar. Mas de onde surgiu essa “fama”? Nós vamos te contar! Lá na Idade Média, os gatos pretos eram tidos como bruxas que se transformavam em animais – e esse mito repercute até hoje, por isso muitas pessoas dizem que encontrar um gato preto indica azar ou que algo ruim acontecerá. Essa superstição surgiu a partir da associação da cor do gato com os seus hábitos noturnos, tendo em mente que o preto geralmente é relacionado à magia negra, às trevas e até mesmo ao diabo.

O papa Inocêncio VII, no decorrer do século 15, incluiu os gatos pretos em uma lista dos seres profanos que eram acuados pela Inquisição – justamente por serem constantemente relacionados às trevas. Por causa disso, muitos felinos foram queimados, assim como as pessoas que eram acusadas de práticas de bruxaria ou eram consideradas bruxas.

Existe uma lenda do misticismo que diz que uma princesa chamada Alcmena engravidou de Zeus. Mas Hera, a deusa das bodas e da maternidade, tentou impedir a gestação e evitar o nascimento da criança. Mas uma das servas da princesa conseguiu interferir em tudo o que Hera havia planejado, e como castigo a deusa da maternidade transformou a serva em um gato preto para servir a deusa da escuridão e da morte.

Imagem de um gato preto sentado em um gramado bem verdinho.
Imagem de Xiclography – Por Pixabay

A verdadeira energia do gato preto

Os gatos em geral são considerados animais que absorvem e neutralizam as energias ruins. Mais especificamente o gato preto é visto no mundo espiritual como um animal que representa a pureza da energia positiva e atrai boa sorte, ajudando ainda os seres humanos a lidar e a superar todos os desafios da vida.

O gato preto considera o ambiente em que ele vive totalmente “seu”, e por isso ele se sente responsável por cuidar da energia do lugar e proteger os que moram com ele de todos os espíritos maus. Acredita-se que esse felino tão fofinho tenha a capacidade de afastar todos os espíritos perdidos que pairam sobre um ambiente.

Além disso, ele carrega consigo uma forte energia cósmica e por causa dessa positividade o gato preto pode atrair abundância e harmonia para uma casa, além de promover também a prosperidade. A sua presença possui um efeito tranquilizante, relaxando a mente e os pensamentos das pessoas e automaticamente evitando o estresse.

Imagem de um lindo jardim e um gato preto sentado sobre uma cerca de madeira.
Imagem de Pam Patterson – Por Pixabay

Sonhar com gato preto, o que significa?

As pessoas que acreditam na superstição de que o gato preto traz má sorte provavelmente dirão que sonhos com esse felino são presságios ruins. Mas o mundo onírico é uma caixinha de surpresas e esse tipo de sonho pode significar muitas coisas para a vida desperta – tanto positivas quanto negativas. Para interpretar o sonho e saber o que ele realmente significa, é preciso se atentar a alguns detalhes do que foi sonhado. Confira algumas possibilidades a seguir e entenda o que o mundo onírico pode dizer a você por meio de um gato preto!

Sonhar com gato preto atacando

Esse sonho simboliza que você está rodeado de pessoas que estão tentando interferir nos seus assuntos pessoais. Atente-se e afaste-se de quem não quer o seu bem!

Sonhar com gato preto machucado

Provavelmente você se decepcionou em uma relação amorosa e está ainda no processo de cura. Os gatos são animais sensíveis, e quando o assunto é emoção eles absorvem o que sentimos. Nesse sonho, ele é praticamente um espelho do que você está sentindo no momento.

Sonhar que observa um gato preto

Se no sonho você está apenas observando um gato preto, isso pode indicar que você tem agido com um certo cinismo na vida de vigília. Além disso, esse cenário também pode indicar que você está perdendo a sua fé ou passando por um momento de confusão pessoal.

Sonhar com gato preto no colo

Infelizmente esse sonho não é um bom indício. Estar segurando um gato preto no mundo onírico significa que você viverá situações incômodas que podem lhe proporcionar problemas futuros. Além disso, também pode significar que você falhará em algum tipo de relação, amorosa ou de amizade. Mas nos dias seguintes ao sonho tente cuidar das palavras que você dirá à pessoa que você ama.

Imagem de um gato preto e seu filhote. Ao fundo várias cadeiras pintadas na cor azul, uma sobre a outra.
Imagem de Bernfried Schnell – Por Pixabay

Sonhar que é dono de um gato preto

Esse é um grande indício de que alguém quer se intrometer na sua vida com um simples objetivo: te manipular. Talvez essa pessoa seja algum familiar ou qualquer outra que esteja presente no seu convívio social.

Sonhar que está correndo de um gato preto

Esse é mais um sonho não tão positivo. Sonhar que está fugindo de um gato preto ou que ele está te perseguindo significa má sorte – sim, assim como nos tempos antigos. Isso significa que um certo azar pairará sobre a sua vida nos próximos dias, então é indicado que você não faça nenhum plano ou não feche nenhum negócio. Evite assuntos profundos, pois algumas conversas podem terminar em desentendimentos.

Sonhar com filhote de gato preto

Esse sonho é um sinal de que você não cuida da sua vida! É bem provável que você já tenha perdido inúmeras boas oportunidades que surgiram no seu caminho, simplesmente pela imagem que você passa de uma pessoa descomprometida e irresponsável.

Sonhar com gato preto dormindo

Esse sonho indica que você é visto como alguém de boa índole. As pessoas o enxergam de maneira positiva e honesta. Tudo o que você fez de bom no passado retornará em dobro para você em breve. Pode ficar feliz, pois sonhar com gato preto dormindo é um bom sinal!

Sonhar com gato preto morto

Esse sonho significa que você está passando por lutas internas na sua vida desperta. Muitos questionamentos surgiram na sua cabeça e você simplesmente não sabe como resolvê-los. Sonhar com gato preto morto ressalta a necessidade de encontrar a tranquilidade e a própria paz. Mas se você sonhou que você mesmo matou um gato preto isso indica que você terá alguns problemas em breve, mas que conseguirá superá-los com facilidade.

Você também pode gostar

Agora que você já sabe um pouco sobre o misticismo, sobre as energias e muitos outros assuntos que pairam sobre gato preto, o que acha de adotar um felino fofinho para te fazer companhia e ainda melhorar a sua energia? Compartilhe este artigo com os seus amigos e conte a eles que essa história de má sorte é passado!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]