Convivendo Pet - Animais de estimação

A importância do dia internacional do gato e de outras datas criadas para esse bichinho

Que eles são animais domésticos muito fofos, todo apaixonado por gatos já sabe. Mas você sabia que existem datas especiais criadas para eles? Pois é, os bichanos merecem! E não se trata de apenas homenagear esses felinos. O próprio Dia Internacional do Gato teve uma motivação importante em sua criação, e isso também vale para as demais datas que vamos conhecer neste artigo.

Afinal, admirar esses bichinhos é pouco. Precisamos nos conscientizar sobre o seu bem-estar, a fim de tratá-los com o cuidado que merecem. Então datas como essa são importantes porque, apesar de essa espécie de felinos ser cada vez mais amada no mundo, ainda está em processo a desmistificação de alguns preconceitos há muito consolidados.

Com certeza, você já ouviu falar que gatos são frios, que não ligam para os seus tutores, ou que gatos pretos dão azar. Mas quem convive com os bichanos sabe que não passam de mitos. O problema é que esses mitos reforçam o ódio e violência contra os gatos, e é nesse sentido que as datas criadas para os bichanos são importantes, pois podemos usá-las para combater preconceitos e promover o bem-estar desses animais. Vamos, então, conhecer cada uma delas para abraçar essa ideia.

Quando é o Dia Internacional do Gato?

Um gato bocejando.
hi99 de pixabay / Canva

Anote esta data aí: o dia 8 de agosto foi consagrado como o Dia Internacional do Gato. E a data é mais importante do que parece à primeira vista. Seu conhecimento é crucial para todos que amam gatos, e a data merece ser divulgada para atingir seus fins, sobre os quais falaremos mais adiante.

Quem inventou essa data?

Você conhece a International Fund For Animal Welfare (IFAW)? Traduzindo: Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal. Foi essa organização que criou o Dia Internacional do Gato em 2002. A IFAW atua em mais de 40 países resgatando, cuidando e reabilitando animais para que eles voltem aos seus habitats naturais.

Animais domésticos não ficam fora do trabalho dessa organização, pois são resgatados quando abandonados ou quando perdidos em meio a catástrofes, por exemplo. Claro que os gatos domesticados não seriam esquecidos, então.

Por que esse dia foi criado?

Ao contrário do que possa parecer, a data não foi escolhida como um dia para comemoração. Trata-se, na verdade, de um lembrete para a conscientização dos tutores sobre como cuidar de seus gatos da maneira correta.

Dessa forma, o Dia Internacional do Gato foi criado com o intuito de pensar com mais cuidado nas necessidades dessa espécie animal, de modo a promover o bem-estar dos bichanos e combater os maus-tratos e preconceitos contra eles.

Conheça outras datas criadas para celebrar os gatos

Como falamos inicialmente, existem outras datas que foram criadas especialmente para os gatos. Vale a pena conhecer as origens de cada uma, como, onde e com que objetivo surgiram, para entender a magnitude de sua relevância.

Dia Mundial do Gato

Comemorado no dia 17 de fevereiro, o Dia Mundial do Gato pode até ter seu nome confundido com o Dia Internacional do Gato, mas a origem das duas datas é distinta. O dia 17 de fevereiro foi escolhido em 1990 por uma organização italiana como parte de uma campanha de conscientização sobre maus-tratos e abandono praticados contra gatos e para valorizar a espécie, que é muito presente no país.

Dia Internacional do Gato

Um gato ao lado de um bloco que indica a data 8 de agosto.
bondarillia / Canva

Defensores da causa animal, organizações sem fins lucrativos ou simplesmente os apaixonados por gatos costumam usar o dia 8 de agosto, Dia Internacional do Gato, como uma oportunidade para disseminar informações sobre o melhor modo de cuidar dos bichanos.

Entende-se que é essencial conhecer bem a espécie, suas necessidades e particularidades, para fornecer tudo de que esses animais precisam para viver bem. Por exemplo, não podemos esquecer que, por mais que sejam animais domesticados, ainda carregam instintos de caça, de proteção, de liberdade, que precisam ser considerados para o seu bem-estar completo.

Dia do Gato Preto

Existe mais de uma data para os gatos pretos e o motivo é muito nobre. O Dia Nacional do Gato Preto foi criado nos Estados Unidos e é comemorado em 17 de novembro. Já em 17 de agosto, comemora-se o Dia Internacional da Apreciação do Gato Preto, também oriundo dos Estados Unidos. Por fim, o Dia Nacional da Conscientização pelo Gato Preto é celebrado em 27 de outubro, data escolhida pela proximidade com o Dia das Bruxas (31 de outubro), em que esses gatos costumam ser associados ao mau agouro.

Todas essas datas foram criadas em prol do combate à discriminação contra gatos de pelagem preta e para incentivar a adoção desses animais. Aquela superstição de que gatos pretos trazem azar para quem esbarra com eles é mera falácia, mas há quem acredite e rejeite os bichanos simplesmente por isso. A verdade que essas pessoas não entendem é que gatos pretos trazem muito amor a quem cruza seu caminho.

Dia de Abraçar seu Gato

Uma mulher abraçando um gato.
Koldunova_Anna de Getty Images / Canva

Sim, existe o Dia de Abraçar seu Gato, e ele é celebrado em 4 de julho. A origem da data é desconhecida, mas o que se sabe é que abraçar seu gato pode trazer muitos benefícios. Além de ser uma gostosa demonstração de afeto e troca, esse contato físico pode ajudar a perceber se há algo de errado no corpo do felino e também ajuda a controlar a ansiedade e o estresse do tutor.

Dia Nacional do Gato

Infelizmente não existe um Dia Nacional do Gato no Brasil, mas essa data foi criada nos Estados Unidos e é comemorada em 29 de outubro. Quem sabe, em algum futuro próximo, não tenhamos, também, nossa própria data para conscientizar a população sobre os cuidados adequados aos nossos queridos gatos?

A importância dessas datas na conscientização sobre esses bichinhos

As datas sobre as quais falamos são importantes para reforçar o quanto os gatos merecem e precisam de cuidado, afeto e toda a atenção às necessidades de sua espécie. Eles merecem proteção, alimentação adequada e acompanhamento veterinário. E essas datas servem justamente para isto: lembrar-nos do quanto podemos oferecer a essa espécie tão encantadora.

Você também pode gostar

Com tantas datas em sua homenagem, fica claro o sucesso que os gatos fazem entre os humanos. Seja por sua fofura, pelo jeito independente e curioso, ou por serem tão espertos e elegantemente ágeis, esses animais têm um espaço especial na vida de muitas pessoas. Gostou do conteúdo? Aproveite para conscientizar, também, seus amigos e fortalecer a causa dos bichanos.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br