Comportamento

Gota água limpa!

Mulher branca sentada de costas numa paisagem.
Andreas Selter / Unsplash
Erika T. Ferreira
Escrito por Erika T. Ferreira

“Eu nunca pensei que poderia mudar o mundo. Eu só tentei ser uma gota de água limpa em que pudesse brilhar o amor de Deus. Você acha pouco?”

A frase acima foi a resposta de Madre Teresa de Calcutá em 1979 ao ser questionada por um jornalista em uma entrevista em Roma, logo após voltar da Noruega após receber o Prêmio Nobel da Paz. O jornalista fez a seguinte pergunta:

“Madre, a senhora tem 70 anos. Quando a senhora morrer, o mundo vai ser como antes. O que mudou depois de tanto esforço?”

Confesso que me emocionei muito ao ler esse relato há alguns dias (…). A frase sobre ser uma gota no oceano e fazer a diferença pela união de muitas gotas é bem famosa, mas eu nunca tinha ouvido desta forma: ser uma gota de água LIMPA e BRILHAR o AMOR de DEUS!!! Isso fez tanto sentido para mim! Uma gota de água todos somos! Mas de água LIMPA!!! Que mostre o AMOR!!! AHHHHH, que diferença! Que privilégio! Que megadesafio!!!

Trouxe à memória pessoas que eu conheço que, para mim, refletem esse brilho!!! Sabe aquelas pessoas que são luz, que têm “cara de colo”, que têm sempre um sorriso, independentemente das circunstâncias!? E pensei (…), o que essas pessoas têm que as diferencia? Poderia citar diversas características, mas creio que o mais lindo e especial é que essas pessoas ESCOLHEM SER LUZ!!! É um processo! Não é natural! É sobre qual perspectiva escolhem VIVER/VER a vida! Sabe o “meio copo cheio e meio copo vazio”?! Essas pessoas decidem olhar sempre o “meio copo cheio”. 😉

Água limpa! Remete a pureza, é cristalina como a verdade. Significa refrigério em meio às dores e dificuldades da vida. Quando estamos com sede, nada melhor do que água pura! Essa água inunda todo o nosso SER e a sede não permanece!!! Que lindo pensar que podemos ser além de uma metáfora! Que podemos sim, assim como a água limpa, ser refrigério, matar a “sede” de almas, por meio do amor, que tem muitas faces, e pode ser demonstrado pela gentileza, pela empatia, pelo cuidado, um sorriso e muitas vezes num simples e sábio silêncio, o qual evitaria tanta “água contaminada” em nossos corações!

Madre Teresa de Calcutá.
Capisc / Flickr

Essa pureza aparece nos pequenos detalhes do cotidiano. E pode ser como gotas de orvalho (…). O orvalho é o vapor de água que se condensa pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias durante a noite ou ao amanhecer. Nas regiões de clima seco, o orvalho tem importante papel para manter a umidade do solo e fertilidade! Sob este ponto de vista, olha que lição mais preciosa podemos aprender com as “gotas de orvalho”!!! Tão singelo, gotinhas tão pequeninas, mas de grande importância e que fazem TODA a diferença na manutenção da VIDA!!!

Quer uma vida mais feliz? Quer mudança? Seja uma gota de orvalho na sua casa! No seu trabalho! Nos seus relacionamentos!

Meu desejo atual é: a cada dia Ser uma pessoa DESPERTA! Despertar frações de milésimos a cada oportunidade que o Criador me dá, para que, algum dia, possa ser mais UMA GOTA LIMPA E BRILHANTE nesse mar da vida.

Mas o que é ser uma pessoa desperta?!

Você também pode gostar

Amo um texto do autor Alexandro Gruber, o qual é responsável pelo perfil no Facebook “Terapia interior”. Gruber diz: “Poucas coisas se comparam à força de uma pessoa desperta (…). Essas pessoas aprenderam a ver a vida com os olhos da alma. São pessoas que passaram por situações difíceis (…), ainda assim, curaram cada ferida com a sabedoria (…) carregam um certo BRILHO no olhar, uma presença cheia de LUZ e de carisma e uma aura de aconchego que não passa desapercebida (…). Sabe que todos estamos entre a inconsciência e o despertar, e que esse processo é algo sagrado e individual. Todos têm o seu tempo e seus próprios ‘despertadores’ (…) UMA PESSOA DESPERTA AJUDA A DESPERTAR O MUNDO!”

E você, é uma pessoa desperta? Quais são os seus “despertadores”?

Dentre vários caminhos de autoconhecimento, a escrita é uma das formas que encontrei como parte do meu processo de encontro comigo mesma, parte do meu processo de cura e posso dizer também que me ajuda a compartilhar meus insights e pensamentos com vocês, amigos leitores… Meus textos “brotam da alma (…), e quando um tema começa “fervilhar” na minha mente, vem esse desejo de escrever para que, de alguma forma, consiga processar de forma um pouco mais racional tudo o que se passa dentro de mim (muitas vezes de forma não verbal). São sensações/emoções… acho que meu lado direito do cérebro fica tão cheio de “dados” não codificados, que o lado esquerdo toma as rédeas e decide escrever para tentar colocar cada coisa em seu lugar. 😊

Mulher branca olhando para cima num deserto.
elora manzo / Unsplash

Depois de muita reflexão essa semana, pensei que talvez seja necessário mergulhar e confiar de forma mais profunda no processo da vida!!! O tempo Chronos é uma ilusão, pois fazemos parte de um plano eterno. Então, a partir dessa perspectiva, quando nos damos conta da nossa pequenez, e que a vida é apenas um sopro, toda angústia sobre os afazeres e coisas do dia a dia, títulos, posições e cargos profissionais se dissipam…. fica tudo tão sem valor, e este é o momento que nos leva a refletir sobre a EXISTÊNCIA!!! E que talvez a coisa mais importante em toda nossa existência seja apenas ser uma GOTA LIMPA!

Mergulhe no oceano e faça resplandecer sua LUZ!

Sobre o autor

Erika T. Ferreira

Erika T. Ferreira

Se definir é um autodesafio e tanto! ;)

A Erika por essência ama liberdade e viajar ao estilo “mochileira”. Tem como itens mais importantes da vida filhos gêmeos (Davi e Murilo), família, amigos e acima de tudo Deus Criador!

Sou gestora ambiental formada pela Esalq/USP e mestre em ciência ambiental pela Faculdade de Saúde Pública/USP. Trabalhei na gestão de resíduos em indústria alimentícia e também em consultoria ambiental. Atualmente, sou colunista da plataforma Quero Evoluir e colaboradora em projetos socioambientais com o objetivo de unir profissão e propósito de vida, em que o alvo é sempre o amor, e desfrutar o caminho com respeito e generosidade.

Interesses: sustentabilidade, autoconhecimento, espiritualidade, maternidade, economia circular, permacultura etc.

Contatos:

Email: [email protected]
Instagram: @erikatferreira
Facebook: @erika.t.ferreira