Autoconhecimento Comportamento

Hábitos que escondem a sua felicidade

Woman alone and depressed in window light
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A felicidade é o objetivo máximo de 10 entre 10 pessoas, logo ao lado da paz e do amor. No entanto, para algumas pessoas ela parece ser um objetivo muito distante e pouco palpável. Passar uma vida inteira esperando o momento certo, ou o parceiro certo, ou o emprego certo, ou qualquer gatilho certo para ser feliz é perda de tempo. A felicidade está bem aí dentro de você e pode ser alcançada muito antes do que você espera, basta querer.

Muitas vezes temos atitudes que nos afastam da felicidade sem que a gente se dê conta disso. Pra ajudá-lo a enxergar o que você tem feito errado e o que você pode fazer para que a felicidade volte a fazer parte da sua vida, listamos sete hábitos que provavelmente estão distanciando esse objetivo de você. Confira, tenha consciência deles e mude o quanto antes.

1- Absorver diariamente coisas negativas

Passamos grande parte da vida fazendo as mesmas coisas: lendo os mesmos livros, assistindo aos mesmos filmes, socializando com as mesmas pessoas, convivendo com tantas outras. É uma infinidade de hábitos diários e contínuos que já estão tão arraigados a nós que nem nos damos conta. Pois tudo isso pode ser responsável por minar um pouco de sua felicidade, sabia?
Pare por um instante e analise as coisas que você faz e as pessoas com as quais se relaciona. Tem alguma coisa ou alguém que o faz infeliz? Alguém com atitudes negativas que drenam sua energia? Alguma atividade que você não goste a ponto de ficar triste apenas por ter de executá-la?
Se encontrar respostas afirmativas faça o que estiver ao seu alcance para mudar isso o quanto antes. Afaste-se de tudo que lhe trouxer negatividade, já!

2- Esperar pelo tempo certo

Essa é uma das ciladas maiores que podemos criar para nós mesmos. Quantas pessoas passam a semana toda esperando pelo sábado e domingo para ser feliz? Pelas próximas férias ou feriado? Para quando encontrar um grande amor? Para quando morar no lugar em que sonham? Para quando atingirem tal objetivo?
Ah, fico triste só de pensar no martírio que é isso. Por que fazer isso? Não faz o menor sentido!
A hora certa de ser feliz é exatamente agora. Não faça da sua felicidade algo que precisa esperar uma ocasião certa para acontecer. Permita-se ser feliz agora!

3- Dar muita importância a críticas

Críticas fazem parte da nossa vida e você precisa aprender a lidar com elas, não existe outra forma. Ficar incomodado ou triste com alguma crítica que fizerem é natural, mas se isso o corrói por dias e o faz criar ressentimentos e incômodos que persistem, algo está errado.
Talvez você esteja sendo duro demais consigo mesmo e dando uma importância muito maior a esse  tipo de coisa do que ele realmente merece. Repense suas ações e faça as pazes consigo mesmo.

4- Manter o foco no lugar errado

Se você passa muita parte do seu tempo pensando nas outras pessoas, no que elas têm, conquistaram ou quem elas são, isso é uma boa receita para a infelicidade. Viver à base de comparações com os outros não faz bem a ninguém, de forma alguma.

Passe a focar sua atenção em você mesmo, e compare quem você é hoje com a pessoa que era ontem e no quanto evoluiu. Trabalhe para se superar e nunca superar as outras pessoas. Cada pessoa tem uma história diferente.

5- Não descansar nunca

Períodos de descanso e paz são necessários para qualquer pessoa. Eles são capazes de renovar nosso ânimo, repor nossas energias e dar o gás necessário para enfrentar o restante do dia.
Não seja tão duro consigo mesmo, a ponto de achar que não vai dar conta do que se propôs se fizer uma pausa de 15 minutos. Provavelmente o tempo que você gastaria cansado será recompensado se fizer tudo com mais disposição. Descanse, sempre que precisar.

6- Nunca tentar algo novo

É a velha e conhecida zona de conforto. Não adianta o que tente, a sua vida sempre vai acontecer de verdade fora dela.

Entendo muito bem que existem pessoas que precisam de uma rotina para conseguir viver em paz, mas mesmo estas pessoas precisam de novos estímulos de tempos em tempos, novos desafios e novas formas de encontrar a felicidade.

Dê a chance a si mesmo de descobrir novas coisas que fazem bem pra você, conhecer novas pessoas, desenvolver novas habilidades e encarar coisas que o afligem. É a vida chamando você pra realmente viver, aceite!

7- Levar as coisas muito a sério

Aprender a rir de si mesmo é algo que deveria ser ensinado nas escolas. Se a gente aprendesse a lidar com nossos erros, fracassos e falhas desde pequenos seria muito mais fácil lidar com eles depois de adultos.

O problema é que sempre aprendemos que errar é por si só, errado. Dessa forma nos tornamos muito duros e passamos a levar tudo muito a sério. Sobre isso só tenho uma coisa a dizer: apenas, pare!
Levar a vida de forma mais leve e sem grandes dramas faz tudo parecer mais fácil e a felicidade virá a galope ao seu encontro. Pode ter certeza!


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]