Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

Autoancoragem: A segunda técnica de PNL para transformar sua saúde mental

José Carlos Oliveira

Como vimos no artigo anterior, vou dar sequência a segunda técnica de PNL que pode melhorar muito sua vida.

TÉCNICA #2: Autoancoragem

shutterstock_199601459Esta técnica é mais usada para doutrinar a mente de uma pessoa a responder de forma instantânea a uma ação verbal ou corporal. O foco é criar um gatilho que responde no ato com uma explosão da emoção que foi programada. Por exemplo, a PNL consegue fazer uma pessoa pular, sorrir, chorar, dentre outras coisas apenas quando alguém toca uma parte do seu corpo! Posso fazer você sempre sorrir ao tocar no seu braço direito por exemplo, basta inserir isso na sua mente.

Isso acontece porque a emoção que vem à tona está gravada no inconsciente, e a pessoa é programada para “ativar” essa emoção em resposta a um estímulo determinado, quer seja isso um toque, um som ou qualquer outra coisa. Então quando usamos a autoancoragem para reprogramar a nossa mente focando em algo positivo, conseguimos mudar a maneira como estamos nos sentindo em questão de segundos.

A única coisa que temos que fazer é apenas “linkar” uma emoção positiva a alguma coisa como um gesto, um som ou uma imagem, e sempre que você estiver se sentindo depressivo, triste e para baixo, basta disparar este gatilho para trazer a emoção positiva à tona, e dessa forma, mudar em um instante o seu estado emocional. Então vamos ver como fazer isso na prática!

Como fazer a autoancoragem:
  1. Identifique o estado emocional positivo que você deseja sentir

(ex: alegre, determinado, corajoso, confiante etc).

  1. Faça o que puder para “entrar” nesse estado emocional agora. Não poupe esforços. Se você deseja se sentir feliz/alegre por exemplo, tente sorrir bastante, dar risadas e cantar algo que te faz bem. Se você está tentando ficar confiante, fique numa postura ereta, faça uma expressão mais séria, sorria com o canto da boca e lembre-se dos momentos em que se sentiu dessa forma na sua vida.
  2. Ok. Logo que você entrar novamente neste estado emocional desejado, imagine um círculo no chão e entre no meio dele, bem no centro. Em seguida, sinta-se ótimo, poderoso, feliz e todas as emoções positivas que são fruto do que você deseja sentir. Aproveite o momento dessa experiencia enquanto sente uma energia positiva transbordando no seu interior.
  3. Agora saia do círculo e imediatamente pense em algo neutro, como um evento robótico que você faz na sua rotina (como pegar a toalha para tomar banho por exemplo). Deve ser algo que não te traga as mesmas emoções do círculo e que também não traga as emoções negativas.
  4. Ok, agora espere uns minutinhos, cerca de três está bom. E logo depois disso, retorne para dentro do círculo e observe a si mesmo, observe a resposta emocional que você está tendo, sinta isso. Se você estiver se sentindo da mesma maneira que se sentiu da primeira vez ao pisar dentro do círculo, você conseguiu linkar aquela emoção ao círculo. Mas ainda não acabou.
  5. Bom, agora vamos esquecer o círculo e você vai apenas reviver os sentimentos positivos que sentiu quando estava dentro daquele círculo, porém agora, ao chegar no ápice do sentimento positivo você vai criar uma âncora para poder ativar de forma instantânea este sentimento sempre que precisar. Esta âncora pode ser um estalo de dedos, um movimento brusco com os braços ou qualquer outra coisa, mas é importante que seja algo que você não costuma fazer para que o seu cérebro não se confunda. Tente isolar o gesto da âncora para que ele seja usado somente para invocar aquela emoção positiva.

Se você conseguiu fazer o último passo, você agora pode ter certeza que a sua mente foi reprogramada com sucesso. E agora você tem o poder de chamar a emoção positiva que você desejar, quando quiser e como quiser. Você está livre para dominar e alterar o seu estado emocional sempre que precisar, e isso pode ser feito com um simples estalo de dedos. Legal não?

Até a próxima técnica!

Artigo 1: Conheça as 5 técnicas
Artigo 2: Autoancoragem
Artigo 3: Rapport
Artigo 4: Mudança de crença
Artigo 5: Reframe

Sobre o autor

José Carlos Oliveira

José Carlos Oliveira

Psicoterapeuta há 31 anos, cursou graduação em Psicologia e Psicanálise, é autor de duas obras literárias: "É Possível, Eu sou Capaz", 234pgs - Editora Formato Livre; e "O Semeador de Metáforas" 308 pgs - Editora Formato Livre.

Especialista em tratamento com Psicoterapia Focal, utilização de abordagens com Hipnose Ericksoniana e Clássica, Neurolinguística, Linha do Tempo (Timeline), Regressão Etária Hipnótica para disfunções mentais e emocionais, Regressão de memórias Intrauterina.

Possui três trabalhos em áudio publicados pela Editora Qualidade de Vida do Grupo DOMO: "Libere Seu Potencial", "Emagreça com Saúde" e "Conquiste seu Peso Ideal".

José Carlos Oliveira possui Registro CRT 31.547/SP em Psicoterapia Holística e atende presencial e pelo Skype.

ATENDIMENTO EM PSICOTERAPIA
(16) 32410745 - (16) 996348754
Skype: atendimento.psi

Contato:
Site: jcoliveirapsi.com.br
Facebook: Psicoterapia Online
Youtube: JC Oliveira - Psicoterapeuta
Email: [email protected] | E-mail pessoal: [email protected]