Autoconhecimento Coaching

Hard e soft skills: para quê integrá-las?

habilidades
Marisa Bussacos
Escrito por Marisa Bussacos
Quando eu trago esse tema sobre habilidades técnicas e comportamentais, não me refiro apenas ao campo profissional, mas sim em como integrando ambas é possível viver melhor em todos os aspectos da vida. Um desafio, não é?

habilidadesUma breve história para ilustrar : Quando morei no Canadá para estudar inglês eu tinha muitos amigos e todos muito disciplinados e estudiosos. Depois da aula iam para a biblioteca e lá ficavam até o final da tarde. Eu estudava por uma hora e ia “bater perna”, conversar com a moça da vendinha, socializar na academia e andar para conhecer o entorno. Minha professora me chamava de “street student”. A minha tendência sempre foi potencializar as minhas soft skills, mas acredito na importância das hard skills.

Falar de habilidades técnicas é podermos quantificar o aprendizado, enquanto que as comportamentais estão relacionadas à forma de nos relacionarmos e interagirmos com as pessoas. E as duas são igualmente importantes para vivermos em sociedade.

Quando nos focamos apenas aos estudos aprendidos nos livros e em conteúdos programáticos, não abrimos espaço para uma parte essencial que é aprendermos e evoluirmos na comunicação com os outros, nas negociações, em nossa capacidade empática e exercitarmos o pensamento criativo, por exemplo. E o oposto também, já que nos afastamos das metodologias, do senso crítico, do desenvolvimento cultural e de nos desafiarmos em processos de escrita, por exemplo.

habilidades

Existe certo e errado em relação às habilidades? Não. Cada um tem a sua forma de adquirir conhecimento, mas somar o sentar e estudar com as vivências e experimentações pode nos ajudar a ter uma vida mais equilibrada e a nos preparar para o que acontece nos diferentes campos da vida. Uma coisa é certa, é muito mais fácil treinar uma competência técnica do que uma comportamental. A segunda é o jeito da pessoa ser e atuar no mundo. Qual é o seu?


Você também pode gostar de outro artigo da autora: Regras, regras e mais regras

Sobre o autor

Marisa Bussacos

Marisa Bussacos

Coach e empreendedora. Apaixonada por desenvolvimento humano, pessoas e suas complexidades. Curiosa por ideias criativas e negócios com alma. Formada como Coach no Instituto Ecosocial com base Antroposófica.

Graduei em Propaganda e Marketing pela ESPM, com formações em Comunicação Não-Violenta, Facilitação de Processos Individuais e Grupos e Empreendedorismo Feminino pelo 10.000 Women, Goldman Sachs.

Trabalhei com a capacitação e melhora da autoestima de tecelões na Índia e em Branding e Publicidade na Natura. Empreendi a Ekoa Café, um espaço cocriado para nutrir relações, onde criei a corrente do Café Compartilhado que se espalhou por outras cafeterias do Brasil.

Atualmente realizo atendimentos de Coaching individual e facilito grupos e workshops de Desenvolvimento Humano.

Contatos
E-mail: [email protected]
Skype: marisabussacos
Site: marisabussacos.com.br
Linkedin: linkedin.com/in/marisabussacos
Página Facebook: Marisa Bussacos
Instagram: @marisabussacos
Telefone: 11 98012-5716 (WhatsApp)