Convivendo

Hora de desapegar! Alguns sinais de que você tem muitas roupas

Mulher em uma loja de roupas, fazendo compras.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Qualidade de vida nem sempre significa ter mais coisas. Na verdade, muitas vezes significa ter menos. Um bom exemplo disso é, como pessoas que acumulam muitos objetos desnecessários acabam ficando mais confusos e criando mais problemas pelo excesso de tudo que os rodeia. Hoje, vamos falar de um tipo de excesso que você pode se livrar para ajudar a sua rotina a ser muito mais objetiva e prática: o excesso de roupas.

Por mais que você precise de roupas para cada estação do ano e para diversas ocasiões sociais, ter roupas em excesso muitas vezes atrapalha mais do que ajuda na hora de escolher o que você vai usar. Além disso, devemos ter a consciência social de que roupas que não usamos mais podem fazer o bem para quem está precisando de algo para se aquecer em uma noite fria. Veja alguns sinais de que está na hora de você fazer uma limpa no seu guarda-roupa.

Origem incerta

Pessoa sentada sobrando peças de roupas sobre o chão.
Foto de Sarah Brown no Unsplash

Você frequentemente descobre alguma roupa que nem sabe de onde veio. Às vezes, ela é tão velha que você nem lembra mais porque ela está ali. Isso é um sinal de que já passou da hora de doar as roupas velhas.

Liquidação

Etiqueta de liquidação em uma arara de roupas.
Foto de Artem Beliaikin no Pexels

Se você não resiste a uma liquidação e gasta mais dinheiro do que pode nas promoções sazonais, isso é um problema. Além de ficar sem dinheiro, nem sempre o que está sendo vendido com um preço baixo é o ideal para você. Evite comprar algo só porque está barato. Há uma boa chance dessa peça encalhar no seu guarda-roupa.

Limpeza

Foto de um closet organizado, com divisões entre os espaços de roupas e acessórios.
Foto de chuttersnap no Unsplash

Se você não se lembra da última vez que limpou o seu guarda-roupa ou closet, é porque já passou da hora de você se desapegar de algumas peças. O ideal é que, pelo menos, você faça uma limpeza dessas a cada seis meses. Se possível, faça a cada três meses, quando a estação do ano muda, que é exatamente quando algumas roupas vão deixar de ser usadas.

Justificativas

Mulher carregando sacolas de compras olhando pela vitrine de uma loja.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

É normal o cérebro criar justificativas para comprar mais e mais. Esse é um mecanismo psicológico que todos passam algum dia na vida. “O preço está bom”, “Essa roupa é a minha cara”, “Era isso mesmo o que eu precisava”, “Se eu não comprar não vou achar mais depois”, todos são argumentos que aparecem para justificar uma compra desnecessária. Treine a sua mente para ter a consciência do que você realmente precisa comprar.

Não cabe mais

Armário de roupas cheio de camisas e agasalhos pendurados.
Foto de mentatdgt no Pexels

Se as roupas não cabem mais no armário e você precisa ficar arrumando lugares novos para guardar roupas novas, é sinal de que você tem coisas demais. Não tenha medo de doar algumas peças. Pode ter certeza de que elas não vão lhe fazer falta e ainda vai poder ajudar alguém que precise.

Você também pode gostar

Dificuldade para encontrar

Mulher procurando uma peça em um armário de roupas.
Foto de Cam Morin no Unsplash

Quando você quer uma peça de roupa específica e não consegue encontrá-la no meio de tanta coisa que você tem, é outro sinal de que está na hora de trocar quantidade por qualidade.

Faltam cabides

Roupas penduradas em cabides.
Foto de Kai Pilger no Pexels

Se você não tem cabides suficientes para todas as roupas, é porque tem roupas demais também. Lembre-se: ter roupas a mais não tornará mais fácil a escolha da roupa para sair, mas sim vai tornar mais difícil pelo excesso de opções.

Procura por roupa

Duas mulheres conversando enquanto seguram sacolas de compras.
Foto de Borko Manigoda no Pexels

Se as pessoas, sejam amigos ou familiares, procuram você para pedir roupas emprestadas é porque sabem que você tem o que elas precisam. Isso também é sinal de que você pode ter roupas demais. Por que não aproveitar essas situações e dar de presente para essas pessoas as peças que elas querem? Você fará o dia de alguém mais feliz.


  • Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]