Convivendo

Livre-se das suas dúvidas

Girl is full of doubts and hesitation. Young woman is doing something.
Amanda Magliaro
Escrito por Amanda Magliaro

“Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.”

(Shakespeare)

Você tem um sonho e por acaso anda cheio de dúvidas ou com medo? Esse é um drama que acompanha a humanidade há muito tempo, se Shakespeare escreveu sobre isso, se nós sentimos isso, como ninguém arranjou uma solução para isso ainda? A verdade é que não existe uma fórmula secreta, pois como diria a sua mãe “Você não é todo mundo”, mas existem algumas atitudes que você pode tomar e algumas coisas sobre as quais pode refletir, que podem trazer um pouco de luz para os caminhos nublados.

Tome uma decisão

Não vale apenas o “Estou pensando…” ou “Meu sonho é…”, você precisa tomar uma decisão. Se existe algo nesse mundo que você deseja muito, vá em frente, torne isso um objetivo. Tem gente dizendo que é impossível? A única pessoa nesse mundo que pode dizer se alguma coisa é impossível é você mesmo. Quando você era criança, por acaso simplesmente abaixava a cabeça quando diziam “não” para você? Pois bem, você é um adulto agora, você é o responsável por seus desejos e hoje pode muito bem correr atrás do que quer de cabeça erguida. Torne seu sonho seu objetivo. Não desista, honrar suas metas é honrar a si mesmo.

Você não é o seu medo

Suas dúvidas e medo são uma parte de você, não quem você é. Você é muito mais do que elas, lembre-se da sua energia na hora em que decidiu correr atrás do seu sonho. O segredo não é batalhar contra esse sentimento, é simplesmente aceitá-lo e continuar a seguir em frente com essa bagagem a mais. Respire, diga para os seus sentimentos “Parem, vocês não são o chefe aqui!”. Trace novas rotas se for preciso, mas não ande para trás.

Portrait of Vietnamese man in doubt which sheet to choose

Olhe o seu passado

Duvidar de si mesmo é a mesma coisa que criar os seus próprios monstros. Olhe para o seu passado, veja todas aquelas situações em que você imaginou 1001 problemas, mas que no final com força e perseverança deram certo. Se não puder aceitar completamente seus monstrinhos internos, use seu passado como exemplo e força para seguir em frente.

Mude seu ponto de vista sobre o que é falhar

A saga do herói por acaso é trilhada sem obstáculos e falhas? Harry Potter seria o mesmo sucesso se ele tivesse matado Lord Voldemort logo no primeiro livro? É através de cada erro que aprendemos o que dá certo ou não, encare-os como informação, como um aprendizado. Além do mais, as falhas no caminho só aumentam o valor da conquista que você está buscando.

Construa a sua confiança

Ao longo do caminho as dificuldades o deixarão estressado e com dúvidas, e é exatamente nesse momento que você precisa ter um certo excesso de confiança. Você é o seu próprio suporte nos momentos fáceis e difíceis. Acreditar no que está fazendo ao tomar decisões nas horas mais estressantes é uma forma de crescimento pessoal e de se solidificar internamente. Cada dificuldade é uma nova oportunidade para você acreditar em si mesmo novamente.

Procure exemplos

Quando você era criança seus pais não eram seu exemplo de vida? Pois bem, na busca dos seus sonhos é a mesma coisa. Não digo como exemplo para trilhar o mesmo caminho, mas simplesmente olhar para eles e dizer “Eles chegaram lá, e eu também chegarei”. Se existisse uma fórmula para o sucesso não teria tanta gente trabalhando duro por aí. Você é quem cria sua própria fórmula. Foco no presente, e quem sabe mais para frente não será você a inspirar alguém?

Entenda que você não é obrigado a nada

Imagine todas as coisas que você “precisa fazer hoje”. Agora pense dessa forma: “Hoje eu escolho fazer…”. Dessa forma, você é capaz de perceber o que realmente quer fazer, quais são as suas prioridades, e principalmente que você é o responsável por tudo. Você tem o controle.

Questione-se

Você é capaz de entender que falhar não é esse pesadelo todo? Você pode entender que suas dúvidas fazem parte de quem você é? Que você é responsável por suas próprias escolhas? Você está preparado para viver a sua saga do herói?

Seus sonhos não são bobeira, eles refletem a sua essência. Pense que você só tem essa vida, se não correr atrás hoje, então quando fará? Eu não chego aos pés de Shakespeare, mas digo uma coisa pra você: Antes derramar lágrimas de tristeza ou felicidade, do que lágrimas de arrependimento.

Sobre o autor

Amanda Magliaro

Amanda Magliaro

Redatora e tradutora, me apaixonei pela vida desde que aprendi a enxergar tudo o que ela tem para oferecer. Existem aquelas pessoas que nunca conseguiram encontrar seu caminho, até o próprio caminho decidir ir ao seu encontro, eu fui uma delas.

Num mundo cheio de possibilidades, escolhi acolher todas quando comecei a escrever. A busca por ser alguém melhor e mais feliz, e a chance de poder auxiliar uma pessoa que seja através da magia das palavras é o que significa para mim ter meu sonho se realizando todos os dias.