Autoconhecimento

Por que comprar coisas não te faz feliz?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Criados em um sistema de economia voltado para o consumo, nós temos sofrido uma lavagem cerebral por economistas, políticos e indústrias de publicidade que nos dizem que precisamos consumir constantemente para nos sentirmos bem e felizes. Fomos convencidos a pensar que comprar coisas é a única forma de provar aos outros e a nós mesmos o nosso valor, a um ponto em que deixamos de olhar para os menos favorecidos para olhar aqueles que têm mais.

É claro, a realidade é muito diferente, principalmente para aqueles que observam o mundo ao seu redor. Não importa quantos bens as pessoas tenham, parece que elas nunca estão satisfeitas e ficam sempre com gostinho de quero mais. Até o mais rico dos ricos, que parece ser brilhante e bem-sucedido, com o dinheiro que pode comprar tudo, na verdade é uma alma sedenta de felicidade, porém incapaz de encontrá-la por ser uma vítima do materialismo.

Agora você pode se perguntar: Por que isso acontece? Por que comprar coisas não traz felicidade para as nossas vidas? Bem, aqui estão algumas razões do porquê o consumismo não vai e não pode te fazer feliz:

1. Coisas materiais não podem satisfazer suas necessidades emocionais

O que nós realmente desejamos em vida são experiências de liberdade, paz, amor e amizade. Os objetos não são capazes de te fazer viver isso. Eles apenas satisfazem seus simples desejos físicos e ainda podem te fazer mal com o passar do tempo.

2. Seus bens podem te deixar inseguro

Estar ligado com seus bens é estar constantemente preocupado com sua manutenção e decadência. Além disso, quanto mais posses você quiser em vida, mais ansioso será.

3. Coleções te encherão de distrações

Viver bem significa viver de forma simples, quanto mais coisas você adquirir, mais complicada a sua vida ficará. Ao invés de comprar coisas que você realmente não precisa, comece a se livrar do que é desnecessário e eu te garanto que isso te ajudará a encontrar a sua paz interior.

4. Sempre há algo novo em algum canto

Não importa quão bom ou caro seja um certo produto, é bem provável que em breve ele ficará ultrapassado por causa do constante desenvolvimento do mercado.

5. Você desperdiçará o seu dinheiro

Gastar o seu dinheiro suado com produtos que não vão contribuir para o seu bem-estar não é a coisa mais sábia a se fazer. Em vez disso, por que não o gastar com algo que vá beneficiar tanto o mundo quanto você?

6. Você vai perder o seu tempo

Ficar focado demais em adquirir mais posses vai te distanciar do que realmente importa na vida. Ela é curta, então trate de vivê-la o melhor que puder.

7. Sempre existirá uma grama mais verde

Ter mais dinheiro ou status que outra pessoa pode parecer o melhor jeito de aumentar o seu ego, mas a verdade é que você não pode ter o melhor toda hora. Sempre haverá outros que terão mais do que você. E se a sua felicidade depende de você ter mais coisas que os outros, você sempre estará infeliz e desapontado.

8. O consumismo contribui com a poluição

Você pode pensar que o consumismo é bom para a economia, mas já pensou qual é o destino final de todos esses produtos? Eles acabam virando lixo tóxico em aterros, envenenando o planeta que habitamos e que nos sustenta.

A partir de agora, pare de procurar a felicidade em coisas — você não a encontrará assim. Ao invés disso, procure viver experiências que encham o seu coração de alegria e entusiasmo. Reverta a lavagem cerebral que tentam fazer em você dia após dia. Lembre-se: o ser humano é condicionado para ser feliz com tudo de mais simples que a vida pode oferecer e não para o consumo.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]