Saúde Integral

A importância da boa postura

Yoga instructor correcting student performing Warrior 3 or Virabhadrasana 3 in studio
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Muitos estudos espiritualistas indicam a relação que existe entre corpo e mente. Se a mente afeta o bom funcionamento do corpo, o contrário também é verdade. Por isso, praticar esportes e atividades físicas tem um efeito tão forte sobre a forma como encaramos o mundo e como os pensamentos começam a mudar com esses hábitos. Sabendo disso, agora você precisa olhar o seu corpo de uma nova forma. Cada problema que o seu físico apresenta pode ser corrigido para que mentalmente você também se fortaleça. Um desses problemas mais comuns hoje é em dia é a má postura.

Como muitos tipos de trabalho exigem que a pessoa fique horas sentada, é mais do que comum vermos que a postura é muito prejudicada por isso. Além de uma grande dor nas costas, a longo prazo podem ocorrer outros problemas de saúde e, como comentamos logo acima, também pode haver uma mudança na saúde mental da pessoa. Por isso, algumas dicas podem ser seguidas para aos poucos mudar hábitos e corrigir sua postura. Veja abaixo:

Sente-se de maneira confortável, mas com a coluna reta

A maioria das cadeiras possui ajustes de altura e inclinação do encosto. Regule para que sua coluna fique ereta, mas sem perder o conforto. Caso a cadeira tenha descanso para os braços, certifique-se de também regulá-los na altura correta. Se no seu trabalho você não possuir uma cadeira com regulagens, trate de conseguir uma. A sua saúde depende disso.

Levante e caminhe um pouco

Passar horas sentado é péssimo para a coluna e também para as pernas. Quando perceber que está muito tempo sem se levantar, saia um pouco da cadeira e ande. Faça um alongamento e deixe as costas relaxarem um pouco. Não esqueça de alongar a região do pescoço, que também sente as consequências de ficar horas sem se mexer direito.

Erga a cabeça

Um dos problemas que tem acontecido muito ultimamente é o aumento de torcicolos por causa dos smartphones. As pessoas passam cada vez mais tempo olhando para baixo por causa da tela do celular. Não passe tanto tempo nessa posição. Cheque suas mensagens pelo computador quando possível e não fique tantas horas preso(a) no celular. O seu pescoço e as suas costas agradecem.

Exercício de visualização

Uma forma de saber se a sua postura está boa ou não é imaginar um cordão que passa pela sua coluna e sai pela sua cabeça. Imagine que está puxando essa corda para o alto até deixar as suas costas totalmente retas. Sempre quando sentir que está com uma postura incorreta, visualize essa cena para se endireitar.

Essas são algumas dicas básicas de como, aos poucos, mudar os seus hábitos para ter uma boa postura. Mas, caso você sinta que está com dores nas costas ou no pescoço por muito tempo, procure um médico para ele examinar e descobrir se não é nada de mais grave.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]br