Autoconhecimento Convivendo

Leia pelo menos um livro por semana

Attractive stylish businessman reading black book while sitting in vintage chair at his modern office.Young man relaxing after work day.Panoramic windows on blurred background.Horizontal, film effect
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A leitura pode transformar você. Para melhor, é claro. Ler um livro ajuda a manter o cérebro ativo, melhorar a memória, adquirir conhecimento, despertar a curiosidade, abrir novos horizontes, além de ser divertido e uma ótima forma de se entreter. O problema é que muita gente reclama que ainda não conseguiu adquirir o hábito de leitura. Por isso, separamos algumas boas dicas que podem te ajudar a ter uma rotina de leitura muito boa e prazerosa. Veja abaixo:

Tenha um objetivo

Tudo o que começamos exige energia. E para colocar energia em algo, o cérebro manda um recado: “só vou colocar energia nisso se tiver um propósito por trás”. Por isso, é muito importante você ter claro para si mesmo o que te motiva a começar uma leitura. Se você tiver um objetivo e um propósito, que te motive a ler mais, tudo ficará mais fácil. Veja alguns exemplos de objetivos por trás do hábito de ler: melhorar a forma como escrevo, me desligar do mundo e me divertir, aprender algo que pode ajudar em meu trabalho, conhecer coisas novas e por aí vai… O importante é ter um propósito antes de começar a ler. Assim, no começo, você terá um motivo para acostumar a levar a leitura até o fim.

Leia o que te agrada

Por mais que pareça óbvio, quantas vezes não achamos que ler é chato porque estamos lendo algo que não nos agrada? Começamos com esse péssimo hábito quando estamos na escola e temos que ler livros para fazer alguma prova. E isso desestimula a leitura. Por isso é importante você encontrar livros e autores que você goste. E, se você pegar um livro e não estiver gostando dele, pare. Não precisa ler um livro chato até o fim só porque os outros gostam ou recomendaram. Para a leitura ser agradável, você deve se agradar acima de qualquer outra opinião!

Tenha um horário para ler

Ter um horário definido todos os dias para a leitura é algo que ajuda a criar o hábito. Normalmente antes de dormir ou qualquer outro horário que o ambiente esteja mais tranquilo e silencioso é um bom momento para a leitura. O importante é você observar a sua rotina e descobrir que parte do dia seria bom para você parar para ler e relaxar um pouco.

Converse sobre livros

Compartilhar a sua opinião sobre algum livro com os outros é uma ótima forma de te motivar a ler mais. Porque uma das boas consequências de ler um livro é tornar as conversas com outras pessoas ainda mais interessantes e prazerosas. Quanto mais você ler, mais assunto terá para poder compartilhar com os outros. E o mais legal é que quanto mais você conversa sobre assuntos que leu em livros, mais descobrirá dicas de livros bons com as pessoas que você convive, o que vai alimentar ainda mais as conversas e bons momentos entre amigos e conhecidos.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]