Autoconhecimento

5 razões pra você começar a ler já

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sabemos que a leitura, durante a infância, junto à escrita, é um aprendizado que faz parte da vida. Algumas pessoas mantêm esse hábito durante toda a vida. Estudos comprovam que as pessoas que leem são mais ricas culturalmente e possuem maior capacidade de interpretar fatos e notícias, além de raciocínio mais rápido.

Nem todas as pessoas gostam de ler, ou ainda não encontraram seu livro ideal para embarcar nesse mundo incrível. Separamos aqui 5 razões para começar a ler imediatamente:

1 – Comunicação

Pesquisas científicas comprovam que quando você lê, automaticamente está exercitando a capacidade e desenvolvimento de comunicação verbal e escrita, o que contribui e muito para o dia a dia, como por exemplo, uma entrevista de trabalho.

Além disso, a pessoa que possui a capacidade de leitura de livros, revistas, jornais, etc. possui um maior número de vocabulários, destacando-se das demais.

2 – Empatia

As pessoas que leem passam a ser mais sentimentais e desenvolver a capacidade de se colocar no lugar do outro através das histórias, notícias e fatos

3 – Aprendizado

Ler é a forma mais eficiente de aprender. Ao ler, seu cérebro processa as informações, no qual tira conclusões conforme avança na leitura.

4 – Capacidade de análise

Ler melhora a sua capacidade de analisar e resolver problemas. Ler sobre histórias, irá ajudá-lo a conhecer melhor obstáculos da própria vida e obter conclusões acerca de praticamente tudo.  

5 – Benefícios cerebrais

A leitura faz muito bem ao cérebro. A pessoa que desenvolve o hábito da leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Os benefícios provenientes da leitura auxiliam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer em aproximadamente 80%.

“Ler é como sair para uma jornada. Pode-se viajar para o leste ou para o oeste, para o norte ou para o sul, e conhecer novas pessoas e novos lugares. Ler transcende o tempo. Ler dá a oportunidade de participar de uma expedição com Alexandre, o Grande, ou de se tornar amigos de pessoas como Sócrates e Victor Hugo e de dialogar com eles”Daisaku Ikeda


Texto escrito por Bruno da Silva Melo da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]