Nutrição Nutrição Orgânica Saúde Integral

Manual gratuito de hortas urbanas é disponibilizado pelo Instituto Pólis

homem com balde cheio de cenouras em horta
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A cada dia que passa, mais pessoas estão à procura de uma alimentação mais saudável e orgânica, visto que a maioria dos alimentos (verduras, legumes e frutas) que vêm do supermercado contêm diversos componentes químicos e agrotóxicos. Porém, um simples projeto chamado “Hortas Urbanas: moradia urbana com tecnologia social” pode transformar essa realidade completamente e colaborar para o cultivo de uma vida mais benéfica.

Cidade x Hortas

A ideia de que quem mora na cidade não pode cultivar seus próprios alimentos está ficando cada vez mais ultrapassada. Agora, muitas pessoas estão se empenhando em aprender a cultivar suas próprias hortaliças, seja criando uma horta no quintal de sua casa, na sacada, na varanda, usando garrafas pet, entre outras formas que possibilitam o crescimento dessa prática.

Plantas em garrafa PET

Baseado nisso, a Fundação Banco do Brasil, em parceria com o Instituto Pólis (o que são a fundação e o instituto – trazer uma breve apresentação), elaboraram uma cartilha chamada “Hortas Urbanas” cujo objetivo é melhorar a alimentação das pessoas, favorecendo a relação da comunidade com o bairro e seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos. O manual ainda incentiva o cultivo de ervas medicinais, jardins, canteiros suspensos, entre outras possibilidades que variam de local para local.

Como ele é?

Quanto ao manual, ele é composto por três partes: a preparação da horta e o cultivo das hortaliças, além de sugestões de receitas para preparar diversos tipos de pratos, utilizando os vegetais.

Para obter a cartilha é muito simples, basta fazer o download gratuito clicando aqui.

O que você achou da ideia?

Acredita que é interessante cultivar uma horta urbana em sua própria casa ou em sua vizinhança? Conte para nós nos comentários do artigo!

Você também pode gostar de outros artigos. Acesse 11 sinais de que o seu Eu Superior está tentando contatá-lo

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]