Saúde Integral

Rituais de bem estar

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O bem-estar vem do hábito. E só depende de você conseguir mudar os seus para ter uma qualidade de vida muito melhor. Algumas práticas podem ser ótimas para fazer parte da sua rotina. São rituais que elevam a energia, levam embora as impurezas da mente e te ajudam a ter uma vida emocional mais saudável. Veja alguns deles que podem fazer parte de seus hábitos:

Café com energia extra

Quando você se sentir exausto e for tomar um café para despertar, faça um ritual que ajuda a dar energia espiritual além da energia física proporcionada pela bebida. Olhe para a sua xícara/caneca/copo e mentalmente escreva na superfície do líquido a palavra “vida”. Caso for mais fácil, utilize a ponta do dedo como se fosse uma caneta imaginária (não precisa tocar o líquido, faça por cima dele).

Você também pode usar esse ritual para colocar outras energias que queira na bebida. Por exemplo: quando se sentir para baixo pode escrever “alegria” ou “felicidade”, e assim por diante.


Limpeza mental e emocional

A hora do banho é um dos melhores momentos do dia para relaxar e esquecer dos problemas. Faça do seu banho um ritual mais sagrado. Quando estiver debaixo do chuveiro, imagine que na sua cabeça estão todos os pensamentos negativos e corrosivos. Quando lavar o cabelo, visualize que todas essas ideias estão descendo junto com o shampoo e a água e estão indo ralo abaixo.

Quando lavar o corpo, imagine que todas as emoções negativas como raiva, rancor, ódio, tristeza e todo tipo de mágoa são como escamas que estão grudadas na sua pele. Visualize que, cada vez que você passar a esponja ou sabonete no seu corpo, essas escamas vão se desgrudando e indo com a água pelo ralo.

Dormir com a cabeça leve

O descanso nem sempre vem com as horas dormidas. Muitas vezes, a cabeça está tão cheia de ideias e o coração está pesado de sentimentos negativos por algum
acontecimento recente e, assim, não conseguimos dormir direito.

Para poder dormir e descansar bem, você precisa deixar a cabeça e o coração livres de tudo o que aconteceu durante o dia. Para isso, faça esse ritual: antes de dormir, feche os olhos e lembre-se de tudo o que está incomodando e o que aconteceu de errado durante o dia.

Agora, lembre-se de todas as pessoas envolvidas nessas situações. Imagine que elas estão na sua frente e diga por meio do pensamento: “Obrigado(a)”. Agradeça mentalmente por trazerem dificuldades para a sua vida, pois sem elas você não cresceria e não seria uma pessoa melhor. Agradeça também a si mesmo, por ter conseguido chegar ao fim de mais um dia. Depois de agradecer a todos, diga que eles podem ir embora dos seus pensamentos. Tenha uma boa noite de sono.


Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]