Autoconhecimento

Mudança de hábitos para a sua produtividade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Um tema que está sendo muito discutido na internet hoje em dia é a produtividade. Provavelmente, deve ser porque a internet é um dos principais fatores que dispersa as pessoas durante o dia. Para ficar melhor explicado, produtividade não é algo somente relacionado a trabalho.

Podemos dizer que trata-se também da forma como você melhor aproveita o seu tempo em benefício de algo que esteja envolvido. Seja trabalho, um hobby, uma causa social ou qualquer outra coisa, quanto melhor você aproveitar o seu tempo, mais vai sentir que não está jogando a sua vida fora e que seus dias estão realmente valendo a pena.

Separamos algumas dicas básicas, mas que podem fazer muita diferença para melhorar os seus hábitos e tornar os seus dias muito mais produtivos. Confira:

Smartphone

O smartphone chegou para facilitar a sua vida, e não para atrapalhar. Por isso, lute contra a ansiedade e desligue todas as notificações dele quando estiver envolvido em alguma tarefa. Parar o que está fazendo para ver o que chegou de novo no smartphone quebra totalmente o foco e prejudica muito o seu rendimento. Aprenda a viver sem o celular por perto e veja como a sua produtividade pode melhorar muito. Uma opção boa, caso você não consiga ficar muito tempo desligado do celular e do mundo digital, é escolher uma hora do dia somente para checar notificações e mensagens. Pode ser uma meia hora de manhã e outra a noite, por exemplo. Já é melhor do que ficar o dia todo sendo interrompido.

Uma coisa de cada vez

Se você tem o hábito de ser uma pessoa “multitarefa”, tente aos poucos diminuir a quantidade de coisas que faz ao mesmo tempo. Fazer uma tarefa de cada vez ajuda a aumentar e muito o foco e isso te auxilia a terminar todas as pendências muito mais rápido. Comece diminuindo a multitarefa até o ponto em que você consiga se organizar para fazer apenas uma tarefa por vez.

Planejamento

Planejar é algo que pode ser feito mais rápido do que você imagina, mas pode ajudar muito mais do que você acha que seja possível. Tente pegar dez minutos toda noite para planejar tudo o que tem que fazer no dia seguinte. Imagine quanto tempo leva cada tarefa e defina um horário limite para cada uma delas. Imprevistos podem acontecer, por isso, sempre reserve em sua agenda um tempo livre, caso apareçam emergências.

Tarefas rápidas

Algumas tarefas que aparecem no meio do dia podem ser rapidamente eliminadas, mas, se deixar elas acumularem, podem virar um transtorno mais para frente. Se aparecer algo de última hora que você consegue resolver em, no máximo, 5 minutos, faça de imediato. Se for algo que demore muito mais do que isso, deixe para decidir o melhor horário para a tarefa durante o seu planejamento do dia seguinte.

Aprenda a dizer “não”

Às vezes, você está atolado de trabalho e aparece mais algum pedido de última hora. Seja sincero e diga quando não puder assumir mais compromissos. Impor limites é essencial, pois o dia tem apenas 24 horas e você é um só. Diga “não” de forma educada e mostre para os outros que seu tempo e energia também têm limites.

Observe a sua disposição

Comece a analisar os seus dias e a observar como está o seu nível de energia (seja física, mental ou emocional) e a sua disposição durante as horas do dia. Aos poucos, você vai perceber que algumas tarefas rendem mais em alguns horários e outras em outros. Depois de perceber essas diferenças, adéque as tarefas no seu planejamento para executar cada uma delas no melhor horário possível.

Lista de realizações

Faça uma lista no final do dia e escreva tudo o que você conseguiu fazer. Essa é uma ótima forma de sentir aquela sensação de dever cumprido e isso vai te motivar a continuar cada vez mais produtivo.

Descanso

Após um dia bem produtivo, é natural que você se sinta cansado. Procure dormir bem e não tire horas do seu sono para resolver alguma tarefa inacabada. Ficar sem descanso prejudica a sua produtividade e não vai valer a pena trocar tempo de sono por tempo de trabalho, se você estiver sem energia para conseguir fazer direito.

Recompensas

Outra dica importante é você escolher algumas recompensas para se presentear quando terminar tarefas ou cumprir com os seus objetivos. Podem ser desde recompensas pequenas – como comer alguma coisa gostosa ou assistir a um filme que goste – até mesmo a recompensas maiores para tarefas maiores, como comprar um presente ou fazer uma viagem. Lembre-se: a produtividade deve trabalhar a seu favor e você deve estar feliz por isso. Portanto, se dê o direito de se recompensar por todo o seu esforço. Mãos à obra!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]