Linguagem do Corpo Saúde Integral

Varizes na Linguagem do Corpo: Não faça suas pernas pagarem pela sua sobrecarga mental

Pernas de uma mulher com varizes
zlikovec /123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em algum momento da sua vida, você já deve ter reparado em pequenas veias azuladas na perna de alguém ou, então, talvez elas tenham surgido nas suas pernas. Essas formações que podem causar um incômodo estético são chamadas de varizes. Pouco se sabe sobre a causa delas, mas são mais frequentes nas mulheres.

Com o artigo que preparamos, você vai desvendar o que pode estar por trás do aparecimento dessas veias, de acordo com a linguagem do corpo, desenvolvida por Cristina Cairo. Inclusive, se você está se sentindo sobrecarregada ultimamente, esse assunto vai te interessar muito. Continue lendo!

Varizes segundo Cristina Cairo

Segundo a linguagem do corpo, desenvolvida por Cristina Cairo, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos podem se manifestar na forma de consequências físicas, então as varizes são o resultado de algum sentimento que estamos cultivando e que precisa ser investigado.

Para Cairo, as varizes surgem quando uma pessoa está se sentindo sobrecarregada com as tarefas cotidianas e já não aguenta mais fazer tudo que depende dela. Ela se sente frustrada por não conseguir se dedicar a outros projetos, irritada por precisar fazer algo que não a agrada e muito infeliz com as escolhas que fez.

Como consequência disso, o fluxo da vida dessa pessoa é bloqueado. E as varizes aparecem para representar isso, como um sinal de alerta. Por essa interpretação, as veias azuladas são a falta de coragem de mudar uma situação desagradável e a crença de que seria impossível começar de novo, de um jeito mais positivo.

Mulher com as mãos sobre uma das pernas.
Liza Summer / Pexels

Alguns exemplos de pessoas que vivem nesse contexto, apresentados pela linguagem do corpo, são: mulheres que se tornaram donas de casa e acabaram abrindo mão dos verdadeiros sonhos, indivíduos que estão sempre dependendo dos outros e gostariam de ter autonomia ou uma pessoa que não consegue alcançar estabilidade em um emprego ou em uma profissão.

Uma maneira de aliviar as varizes, portanto, seria mudar a maneira de pensar sobre a própria vida. Em vez de cultivar tarefas incômodas, frustrações, reclamações e pessimismo, analise o que você pode fazer para ter a história que deseja. Encontre coragem dentro de você para tomar decisões difíceis e para agir de acordo com o que faz seus olhos brilharem, afinal ainda que a vida seja uma só, você pode vivê-la de formas ilimitadas!

O que são varizes e como evitá-las?

De acordo com a biologia, as varizes são o resultado de uma dificuldade que o corpo humano ainda não superou: a gravidade. Como nós andamos sobre duas pernas, todo o sangue que desce até os pés precisa subir novamente para o coração, porém a gravidade dificulta esse processo.

Já que as veias das pernas precisam trabalhar muito para realizar uma boa circulação sanguínea, elas se tornam debilitadas com o tempo, então elas se tornam mais largas e mais evidentes, ainda que não cumpram a função que deveriam realizar. O resultado disso é o acúmulo de sangue nas canelas e nos tornozelos, já que o sangue não circula adequadamente.

Uma vez que as varizes podem ter algumas complicações mais sérias, como trombose venosa (formação de um coágulo nos vasos sanguíneos), é importante seguir algumas recomendações para evitá-las ou, ao menos, para tratá-las o quanto antes. Confira:

1) Preste atenção às suas pernas

Depois dos 30 anos, quando as varizes podem começar a se desenvolver, preste atenção às suas pernas. Localize possíveis manchas esverdeadas ou arroxeadas, que surgem antes das varizes. Se você apresentar esse sinal, o mais indicado a fazer é procurar auxílio médico.

2) Pratique exercícios físicos

Pés de uma pessoa andando em uma rua
Andrea Piacquadio / Pexel

A prática de exercícios físicos é responsável por melhorar a circulação sanguínea, além de fortalecer os músculos do corpo. Como os músculos das panturrilhas auxiliam no fluxo de sangue na região das pernas, é importante que eles estejam calibrados para ajudar as suas veias.

3) Atente-se às terapias hormonais

Existem algumas terapias hormonais que podem facilitar o desenvolvimento das varizes, porém apenas um profissional da saúde é capaz de identificar o risco que cada tratamento apresenta para você. Por isso fale com o(a) profissional que te atende sobre esse assunto, para garantir que está tudo certo.

4) Conheça seu histórico familiar

As varizes surgem com mais facilidade nas pessoas que têm uma predisposição genética para elas, portanto é fundamental que você conheça seu histórico familiar e faça um acompanhamento médico mesmo antes de os sintomas aparecerem. Você saberá, então, o que fazer para cuidar melhor do seu corpo, caso seja necessário.

Você também pode gostar

5) Cuide dos seus sentimentos

De acordo com a linguagem do corpo, outra maneira de evitar as varizes é cuidar dos seus sentimentos. Se você não está gostando da sua vida ou sente que deveria ter tomado outras escolhas para você, ainda dá tempo de mudar. Tenha coragem de continuar lutando pelos seus sonhos!

Levando em consideração todas as informações apresentadas sobre as varizes, você já sabe quais cuidados tomar para manter o equilíbrio entre seu corpo e sua mente, por isso continue aprendendo sobre a sua saúde e faça visitas regulares a profissionais da saúde, além de se atentar ao que seu coração realmente deseja. Fazendo isso, as varizes não terão chance contra você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br