Autoconhecimento Comportamento Maternidade Consciente

Os melhores nomes de meninos

Imagem de dois bebês masculinos gêmeos recém nascidos deitados sobre um cesto forrado com uma manta de pelos. Eles estão cobertos com um tecido marrom.
Foto por Karen Warfel no Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Na hora de escolher o nome de um filho, sempre se busca um que seja mais adequado, um que destoe dos nomes comuns ou até mesmo um que esteja na moda. Afinal, neste momento o que queremos mesmo é nos identificar com o nome do filho que, embora nem tenha chegado ainda, já é muito amado!

Para auxiliar este momento, separamos nomes masculinos com os respectivos significados. Que estas ideias possam tornar sua pesquisa especial, leve, rica e descontraída!

Nomes de bebê masculino

Arthur

Algumas possibilidades de significado do nome são “grande” e “pedra”. A opção de ser “pedra” está relacionada com a história da espada que é retirada da pedra pelo Rei Arthur, personagem importante para a cultura britânica.

Carlos

A tradução do germânico significa “homem do povo” ou “guerreiro”. A popularidade do nome começou na Europa devido a Carlos Magno, rei dos francos.

Gael

Segundo algumas teorias, o nome pode ser originado de um termo bretão que traduzido significa “belo” ou “generoso”. Além disso, nomes terminados com “el” estão em alta, como “Rael” e “Abel”.

Hugo

O significado vem do germânico “hug”, que quer dizer “coração”, lugar onde habitam as ideias, o espírito e a mente. Outra tradução seria “inteligente”.

Imagem de um lindo bebê masculino oriental deitado de bruço sobre um grande almofadão disposto no chão do seu quarto.
Foto por kbt1016 no Pixabay

Enzo

Preferido no Brasil durante dois anos, esse nome é a forma italiana do nome Henrique, quer dizer “senhor da fortaleza”, “senhor do lar” ou mesmo “príncipe do poder”.

Luan

Dois idiomas trazem significados similares a esse nome: em germânico quer dizer “guerreiro” e em albanês significa “leão”. Uma suposição é a de que estaria ligado ao masculino de Luana, que traz o sentido de “tranquilidade”.

Noah

Bem comum na língua inglesa, com tradução para “Noé” em português, esse nome é leve e delicado. Vem da palavra hebraica “noach”, que quer dizer “conforto” e “descanso”.

Ravi

Quem receber esse nome tem tudo para brilhar! Ele está associado ao astro principal do universo: o Sol. Na tradução do hindi quer dizer “benevolente” ou “deus do sol”. Carrega também outras virtudes como luz e conhecimento.

Valentim

O significado é “valente”, “cheio de saúde” e “forte”. Esse nome também está relacionado com o Dia dos Namorados, que é do São Valentim, comemorado na maior parte do mundo no dia 14 de fevereiro.

Nomes bíblicos masculinos

Certos nomes masculinos são de grande importância na Bíblia, a principal coleção de textos religiosos do Cristianismo. Confira cada um dos listados abaixo, que estão relacionados com a história de que fizeram parte e carregam a importância no nome até hoje.

Daniel

O significado do nome, que tem origem hebraica, é “Deus é meu juiz”. Na Bíblia, Daniel foi um dos profetas hebreus. O livro que leva seu nome conta que ele viveu no cativeiro dos judeus na Babilônia e apresentou quatro visões do Apocalipse.

Davi

Esse nome, que carrega um significado carinhoso, vem do hebraico “Dawid”, que significa “amado”, “predileto”. A Bíblia se refere a Jesus como filho de Davi, o qual foi também autor de vários salmos.

Gabriel

É talvez o anjo mais especial da Bíblia. Foi aquele que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus. Em hebraico significa “homem de Deus” ou “força de Deus”.

Isaac

Combina com alguém que sabe aproveitar a felicidade da vida. Na origem do hebraico quer dizer “ele irá rir” ou até mesmo “filho da alegria”. Na Bíblia, ele é filho de Sara e Abraão, que trouxe muita alegria aos pais, já idosos quando ele nasceu.

Imagem de um lindo bebê masculino da cor negra deitado de bruços sobre a sua cama.
Foto por Isaias Vicisso no Pixabay

Levi

Um bebê com esse nome certamente é bastante ligado à família. O significado é “ligado” ou “unido”. Na Bíblia, ele é um dos 12 filhos de Jacó.

Lucas

Com origem grega, Lucas é uma pessoa “iluminada” e é o nome do autor do terceiro evangelho no Novo Testamento. Ele era um médico que se converteu com a ajuda de Paulo, de quem foi apóstolo. Em outras vezes também é citado como pintor.

Matheus

Vem do nome Mateus, nome muito iluminado, afinal, o significado é “dom de Deus”. Este nome foi de um dos 12 apóstolos que seguiram Jesus durante três anos. Além disso é o nome do autor do primeiro evangelho da Bíblia.

Você também pode gostar

Agora é só anotar os preferidos e decidir com qual a família se identifica mais. É um nome mais lindo que o outro. Não tem como errar! Os nomes carregam um grande simbolismo às pessoas. É muito decisiva a etapa de escolher qual será o nome de um filho!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]