Convivendo

O amanhecer tudo cura

cura
Benedito Milioni
Escrito por Benedito Milioni
Tem dias em que até o anjo protetor dos escribas parece estar desatento, quem sabe olhando para uma “anja” de asas luminosas, e deixa de soprar inspirações na cabeça deles, dos escribas que precisam cumprir os compromissos com pessoas de muita doçura. Desde ontem, precisamente, o meu anjo inspirador olha para outros lados e não lhe tiro a razão: uma “anja”, de belo esplendor e luzes em lugar de penas nas asas, de fato viram a cabeça de qualquer vivente, seja em que dimensão for. Mas o fato é que nada de inspiração, a não ser uma inquietação renitente com a finitude de tudo na vida, inclusive do que é gostoso, deleite puro, sabor de bom viver: chocolates, pudins e sorvetes, assim como amizades, amores e que tais nunca deveriam acabar. Mas acabam e, se uns podem ser repostos, outros nos desesperam ao imaginarmos que nunca mais estarão presentes.

“Mas não contavam com a minha astúcia!”, deve ter dito o Criador e deve ter completado: “Vós que sois homens e mulheres de pouquíssima fé e medos demais! Eu pensei nisso e ajeitei uns lenitivos, tenham paciência, filhos e filhas!”. E sucedeu que retornando de um golinho de água geladinha e pondo-me diante do teclado novamente, eis que do rádio me vem mais uma poesia musical de Vinícius de Moraes, o doce poetinha que por aqui passou com a missão de espalhar manifestações de amor. Você, caro(a) leitor(a), deverá lembrar-se da melodia:

“Pra que chorar

Se o sol já vai raiar

Se o dia vai amanhecer

Pra que sofrer

Se a lua vai nascer

É só o sol se pôr

Pra que chorar

Se existe amor

A questão é só de dar

A questão é só de dor

Quem não chorou

Quem não se lastimou

Não pode nunca mais dizer

Pra que chorar

Pra que sofrer

Se há sempre um novo amor

Em cada novo amanhecer”.

cura

Terminada a música, me veio a inspiração: não existe finitude definitiva em tudo na vida… Só nela mesma, mas isso é assunto para outras fronteiras! Existe uma sucessão de dias, noites, meses, anos, séculos e de fatos em nossas vidas que chegam para renovar a existência e acalmar umas tantas dores e contornar as perdas emocionais. Com o amanhecer, sempre vem o novo! Um dia inteirinho para ser vivido, um zilhão de possibilidades de fazer e acontecer, a solução para as angústias e as mágoas, um novo sorriso para nos abençoar e ajudar a suportar um dado sorriso que tenha se apagado e ido embora das nossas vidas. A cada novo amanhecer, o sol abre o seu olhão em cima de nós e jorra de si a energia e a luz dos seus bilhões de toneladas de hidrogênio queimados em suas entranhas nucleares. Em oito minutinhos, só esse tantinho, chega até o nosso planetinha cada raio do sol e o calor de que precisamos para tirar a Vida da preguiça da noite de largo sono e pô-la a construir e reconstruir. Mesmo que o céu esteja despejando chuvas de todas as águas, atrás delas sempre está o sol e seus calores luminosos. Nunca falha, inda que demore um tempão danado!

Mas o que fica depois de tanto divagar pelas veias das intempéries e passagens de poetas entre nós? Simples, muito simples, espantosamente simples: no dia seguinte àquele em que a dor e a perda resolveram nos atazanar, já serão passadas pelo menos umas 12 horas, tempo suficiente para lembrar da astúcia do Criador e começar a abrir o coração para o que a Vida, sempre paciente e generosa, nos refaça espaços de consolo para as dores e fertilização para um novo amor.

O Criador não falha, gente!

 

Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: https://www.eusemfronteiras.com.br/autor/benedito-milioni/

Sobre o autor

Benedito Milioni

Benedito Milioni

Graduado em Sociologia e Administração, 46 anos de carreira executiva e técnica em Desenvolvimento de Pessoas, autor de 32 livros, autor de 5 e-books, co-autor de 15 livros e autor de 25 manuais técnicos.

Dirigiu treinamento para mais de 3.349 grupos (cerca de 81.000 treinandos), dos quais 36.760 da área de RH, cerca de 24.736 Gestores e Líderes, 18.610 na área Comercial e 3.318 em Competências de Negociações . Formou cerca de 2.450 Instrutores e Multiplicadores Internos e 610 Consultores Internos Participa, regularmente, como conferencista sobre Tecnologia de Gestão em T&D em eventos nacionais e internacionais.

Apresentou mais de 2.104 conferências e palestras para mais de 200.000 pessoas. Prestou serviços a mais de 440 empresas, no Brasil e no exterior (América Latina, América Central, África e Europa). Júri de prêmios de Excelência na Gestão de Pessoas.

Publisher da GESTÃO DE PESSOAS EM REVISTA.

Contatos:

Av. Paulista, 2.202 , 3o. Andar CEP 01310-300 - São Paulo – SP
Site: www.milioni.com.br
Email: [email protected]
Telefone: 11 3508-1990 | 4158-7435 | 99909-5858
Facebook: www.facebook.com/bmilioni Linkedin: linkedin.com/benedito-milioni

Canal no Youtube