Convivendo

O desafio de ser pai nos tempos de hoje

Pai! Figura singela e única em nosso dia a dia e em nossa formação como uma pessoa que convive em sociedade. Ocorre que ser pai jamais foi ou talvez será uma tarefa fácil, hoje em dia com tanto acesso à informação e dicas de como se passar por várias situações às vezes um tanto delicadas.

Antigamente a educação propiciada por nossos pais era muitas vezes proveniente de herança, se seu pai tivesse uma educação rígida, fatalmente você a teria também; se tivesse uma educação mais liberal, consequentemente seria a educação que você teria. Sempre de pai para filho, se perpetuou por muitos e muitos anos. Hoje observo amigos meus recorrendo à internet para aprender a lidar com determinadas situações, será que os pais de antigamente teriam a resposta para o que acontece hoje? Hoje temos muito mais acesso a informações do que se tinha antigamente, hoje praticamente seu filho pequeno consegue conversar com você em âmbito de igualdade, praticamente qualquer assunto de nosso cotidiano.

Homem marron segurando filho no colo.
DICSON / Unsplash

Muitas dúvidas ficamos sobre como devemos conduzir uma situação, mas será que realmente a internet tem resposta pra tudo? Será que os conselhos de um pai que tem as mãos calejadas do trabalho, que tem a experiência de vida, será que isso sem encontra na internet? Será que se pode aprender isso? Muitas coisas apenas a vida vai ensinar, agora será que queremos aprender? Amor, compreensão, companheirismo, compaixão, alegria, são sentimentos e coisas que não se aprendem em uma rede social ou em um curso, são questões que são passadas de pai para filho, é com base nisso que crescemos e nos tornamos um cidadão apto a conviver em sociedade.

Você também pode gostar

Sem dúvida muitas vezes eu busquei na internet sobre como reagir em determinadas situações, muitas eu realmente segui e usei e deu certo, porém em outras, eu me recordei dos ensinamentos do meu velho e bom amigo: meu pai.

Sobre o autor

André Parísio

Consultor empresarial, gestor de negócios, consultor de franchising. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de marketing, entusiasta e estudioso na área de PNL (programação neurolinguística), especialista na área de desenvolvimento humano, pessoal e motivacional.

Email: andreparisio@gmail.com
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio