Autoconhecimento Convivendo

O medo do arrependimento ao sair de um emprego

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você pensa em sair do seu emprego, mas tem medo de se arrepender, esse artigo é para você. Todos passamos por momentos de dúvidas e incertezas, mas poucos são os que têm coragem de fazer mudanças e correr o risco de dar tudo errado. Claro, quem tem medo de que tudo dê errado não vai se arriscar mesmo, mas se você pensar por outro lado, tudo pode dar muito certo também.

O arrependimento está ligado a algo que devemos ter consciência: não podemos controlar as consequências do futuro. Por mais que você se planeje, muitas coisas inesperadas podem acontecer no meio do caminho. Se você aceitar que isso é inevitável, pode começar a tirar o peso das costas de que pode controlar tudo ao seu redor. Além disso, pode aprender a pensar melhor antes de tomar uma decisão de sair de um emprego.

Para essa resolução ser mais consciente, comece fazendo algumas perguntas para si mesmo:

  • Por que eu não gosto do meu trabalho?
  • Eu posso fazer algo para mudar o que eu não gosto?
  • Outros lugares serão melhores que isso ou é apenas ilusão?

Depois de refletir sobre essas questões, terá pelo menos uma ideia melhor do que está te incomodando tanto e o que pode fazer para mudar isso. Agora, vamos falar sobre outro ponto importante sobre mudanças de emprego: carreira.

É natural evoluir e sempre buscar algo melhor. Não tente fugir disso.

A estagnação não faz parte da natureza humana e nunca fará. Se você se sente estagnado, talvez seja por isso que está em busca de uma mudança. Antes de partir para novos desafios, é importante ter em mente que ter um trabalho é diferente de ter uma carreira.

Um trabalho é uma atividade que você tem para receber um salário no final do mês e poder pagar as suas contas. Uma carreira não é apenas um trabalho, mas é algo além disso. É um trabalho que tem perspectiva de crescer, de evoluir, de ter novos desafios, desenvolver novas habilidades e também ver a sua remuneração crescer.

Agora, pare e, antes de decidir sair do seu trabalho, pense sobre uma carreira. O que você pode fazer para ter uma e qual carreira quer ter? Como quer evoluir? Sair de um trabalho para entrar em outro pode ser uma mudança que não traz nada de novo. Já sair de um trabalho para entrar em outro que te proporcione uma carreira pode ser muito mais interessante. Pense sobre isso. 😉


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]