Autoconhecimento Comportamento

O que a vida pode proporcionar a você

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Viver é uma dádiva que poucas pessoas sabem aproveitar. Em meio aos tantos problemas que a rotina dos dias apresenta, a vida acaba entrando em um “looping” e passa a ser, para muitos, quase que uma obrigação na qual o único dever é cumprir tarefas. O dia a dia de trabalho, compromissos e faculdade, na maioria das vezes, acaba tomando conta da sociedade. Enquanto todos acham que estão vivendo, na verdade estão apenas sobrevivendo ou existindo.

Mas o que é viver?

Imagem de duas garotas de cabelos longos, deitadas sobre a caçamba de uma caminhonete antiga. Elas estão felizes.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

Esse assunto é alvo de muitos questionamentos, pois, para cada pessoa, viver pode ter um significado. De forma geral, viver é aproveitar o que a vida tem a oferecer, mas, claro, a vida não é um mar de rosas, então todas as pessoas do mundo enfrentam problemas que causam desconforto em seus dias, portanto saiba que viver também é saber lidar – mas para saber você precisa aprender.

Quando deparamos situações ruins, adversidades ou quando coisas desconfortáveis acontecem ao nosso redor, automaticamente pensamos que a vida é injusta, que existe algo errado e, inclusive, nos diminuímos com o pensamento de que não somos nada. Muitas vezes, desistir pode parecer mais fácil do que insistir, assim como permanecer pode ser mais fácil do que dar um passo na direção de alguma mudança. Mas o fato é que tudo na vida é aprendizado: você estava feliz, mas no decorrer dos acontecimentos ficou triste? Por acaso você foi grato pela alegria ou apenas reclamou quando as coisas não deram certo? É necessário refletir sobre tudo o que acontece para ter um entendimento maior do que você tem feito na sua vida.

O ser humano se acostumou a olhar apenas para o externo e se esqueceu de olhar para o próprio interno. Enfatizar tudo o que incomoda é algo fácil, mas analisar de forma profunda o que se sente e o porquê da tomada de certas decisões é uma ação que mexe com o comodismo das pessoas, que geralmente fogem – é mais simples culpar a vida do que assumir um erro.

Como aprender com os maus momentos?

Imagem de uma linda flor amarela que nasceu em uma terra seca e árida.
Imagem de klimkin por Pixabay

Sofrer faz parte da humanidade: sofremos quando perdemos uma oportunidade de emprego, quando nos desentendemos com uma pessoa querida, quando perdemos algum item pessoal, quando há algum ente querido doente, entre muitas outras coisas que acontecem e que promovem dor, desconforto e pesar – e também nos sentimos desanimados sem motivo, pois somos seres humanos frágeis e sensíveis ao que acontece à nossa volta.

Se você parar para pensar, tirar aprendizado de situações difíceis não é uma tarefa muito complicada. O que você mais deve fazer diariamente é agradecer pela vida e pelo seu respirar, que, por ser algo normal, você sequer percebe os movimentos que o seu corpo faz para que você se mantenha de pé. Deixe um pouco de lado a ênfase sobre tudo o que você quer, pois, por mais que você conquiste um desejo, outra vontade nascerá no seu coração e você sempre quererá algo, então sempre faltará alguma coisa.

Quando algo ruim acontecer na sua vida, respire fundo e detalhe esse acontecimento. Entenda o que você sentiu diante dos fatos, tudo o que aconteceu até esse resultado ruim se apresentar e tente não repetir as atitudes que resultaram em consequências ruins. É normal ficar triste, mas não reclame, pois o universo absorve tudo o que você emana e todas as suas vibrações retornarão para você. Já parou para pensar no que você tem vibrado ao universo?

Tudo passa

Imagem de um casal hetero. Elas estão de braços dados olhando para o infinito. Ambas estão vestidas iguais: shorts jeans escurto e camiseta branca.
Imagem de Jess Foami por Pixabay

Assim como os momentos bons passam e ficamos com aquela sensação de saudade, os momentos desagradáveis também passam. O que a vida te proporciona hoje é o resultado das suas escolhas e pode ser também um momento pelo qual você precisa passar. Nós nascemos sem saber absolutamente nada sobre esse mundo.

Você também pode gostar

Com o passar dos anos, adquirimos maturidade. Para ser maduro, então, é necessário vivência. As experiências nos permitem criar forças e conhecer a nossa capacidade diante de diversas situações. Aquilo que te faz sofrer hoje pode não te fazer mais sofrer amanhã, porque você aprendeu a lidar e já se conhece diante desse cenário.

Viver consiste em se entregar e estar aberto ao que a vida oferece, sejam coisas boas ou não, pois não é sempre que temos o poder de escolha. Estar vivo é estar propenso a basicamente tudo. Não aceitar algo da vida é uma atitude rebelde que não causará benefício algum ao ser humano.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]