Autoconhecimento Convivendo Zen

12 hábitos para ter uma vida plena

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você vive reclamando de falta de disposição, dores inexplicáveis e de não aproveitar a vida? Saiba que isso, infelizmente, é cada vez mais comum. O problema é quando a reclamação se repete exaustivamente, mas você não faz nada para mudar isso. Ter uma vida mais feliz e saudável pode ser bem simples se você se propor a mudar.

A vida moderna sempre corrida e exaustiva pode nos afastar de hábitos simples e muito básicos que garantem o nosso bem-estar, mas você precisa retomar as rédeas do controle de sua vida e seguir preceitos básicos que te ajudarão a ter uma vida plena. O primeiro passo é querer: ter força de vontade é primordial para qualquer mudança. O segundo passo é continuar lendo este artigo e o terceiro é colocar em prática, mesmo que aos poucos, todas estas dicas abaixo. Mãos à obra?

1- Alimentação

Não adianta fugir do básico, o que você come é o que serve de combustível para o seu corpo. A energia é toda advinda dos alimentos que você ingere, logo, ter uma boa alimentação reflete em uma boa qualidade de vida. Quanto mais coisas naturais você comer, melhor seu corpo reagirá. Sempre prefira comidas frescas e invista em frutas, verduras, legumes e grãos. Evite comidas industrializadas repleta de conservantes, corantes e realçadores de sabor. Pode parecer difícil no início, mas tudo é questão de prática.

2- Sono

Muitas vezes precisamos que os dias tenham mais do que 24 horas para dar conta de tudo e com isso cortamos o que podemos, na maioria das vezes: as horas de sono. O problema é que o nosso corpo precisa de um descanso, algumas pessoas mais, outras menos, mas todos precisamos de um tempo mínimo para recarregar as energias. Respeite seu cansaço!

3- Exercícios físicos

Pode parecer chato para os sedentários, mas é apenas questão de encontrar alguma modalidade física que combine com você. Quando encontrar, você sentirá uma melhora muito breve em seu humor. A prática de exercícios físicos estimula hormônios de bem-estar, constrói uma relação melhor com sua autoimagem e até mesmo te causa mais disposição.

4- Mexa-se

Não é tópico repetido, é que aqui a importância é de se mexer durante o dia, independente de exercícios físicos. A maioria de nós trabalha sentado em frente a um computador e pode ficar horas seguidas assim sem se dar conta. O problema é que o nosso corpo não foi feito para ficar parado e precisa de movimentos em um período de pequenos intervalos. Sempre se obrigue a se mexer a cada hora sentado ao menos, vale ir buscar um copo de água, alongar-se ou até mesmo ir ao banheiro sem vontade, apenas para andar um pouco e colocar seu corpo em movimento.

5- Controle seu peso

Não é questão de ficar neurótico e muito menos se tornar a próxima celebridade fitness da internet. Apenas é necessária uma atenção especial ao seu peso, pois obesidade e gordura localizada na área do abdômen aumenta consideravelmente os riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, apneia e até mesmo câncer.

6- Seja mais calmo

O nervosismo e o estresse são dois fatores que tiram a qualidade de vida de qualquer pessoa. Entendo que muitas vezes saímos do sério, mas é preciso fazer o que estiver ao seu alcance para se controlar. Permita-se ter picos de nervoso caso não conseguir fugir, mas jamais deixe que a situação se torne crônica. Pessoas nervosas e ranzinzas tendem a não conseguir sair deste ciclo vicioso e aí mora o verdadeiro perigo.

7- Veja o lado bom da vida

Seja otimista e acredite sempre que tudo tem um lado bom. Enxergue o lado importante e feliz dos acontecimentos e faça o que estiver ao seu alcance para ignorar as coisas que tentam tirar sua felicidade. Seja grato pela vida e sempre cultive bons pensamentos.

8- Preste atenção em sua respiração

É o básico para se viver, sem respirar simplesmente morremos. No entanto, muita gente respira errado e de forma insuficiente. Preste atenção em sua respiração e sempre que sentir necessidade faça somente isso. Respirar de forma longa e satisfatória garante, inclusive, melhora na qualidade do seu sono.

9- Fique longe dos vícios

Cigarro, bebida e drogas são coisas não indicadas para ninguém, principalmente se for em excesso. Mas de forma geral, qualquer vício tende a ser destrutivo. Não devemos depender de nada para nos sentirmos bem, então combata qualquer hábito que você percebe que está tomando um espaço maior do que deveria em sua vida, inclusive a necessidade de comer chocolate todos os dias.

10- Invista em amizade

Ter bons amigos com quem compartilhar momentos agradáveis é um dos grandes segredos para se ter uma vida plena. Ninguém é capaz de ser feliz sozinho para sempre. Conviver com outras pessoas, trocar ideias e sentimentos é super recomendado. Jamais se isole!

11- Invista na sua vida sexual

Ter uma vida sexual ativa e saudável também faz parte das indicações para se ter uma vida plena. O sexo faz parte de nossas vidas e deve ser vivido com responsabilidade e sem tabus. Tenha em seu parceiro um confidente e uma pessoa a quem você deve dar prazer, mas que também está lá para fazer com que você sinta prazer e orgulho de seu corpo.

12- Ame a si mesmo

Não adianta tentar fugir, o amor-próprio sempre será o mais importante. Cultive essa amizade e esse carinho por você mesmo sempre que possível. Jamais se deprecie e entenda todas as suas competências e vontades. Escute sempre sua voz interior e invista em um tempo para ficar sozinho. Não aceite menos do que olhar no espelho e ter orgulho do que vê.


Texto escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]