Autoconhecimento PNL - Programação Neurolinguística

O que é programação neurolinguística?

Ricardo Reis
Escrito por Ricardo Reis

Alcançando objetivos através da programação neurolinguística.

A Programação Neurolinguística (PNL) nos oferece modelos que auxiliam a entendermos melhor como os seres humanos pensam, agem e consequentemente se comunicam. Desta forma, cada um de nós se torna capaz de identificar  limitações próprias, nos outros e assim, alcançar seus objetivos.

Em busca da excelência do ser humano, a PNL é considerada uma das ferramentas conhecidas mais eficazes e reconhecidas por especialistas. A PNL é capaz de proporcionar uma maior habilidade perceptiva e desta forma, influencia certamente na qualidade de vida de quem a estuda.

Por que o nome de Neurolinguistica? O “Neuro” direciona à mente, local subjetivo onde ocorre nossas vivências por meio dos cinco sentidos. “Linguística” refere-se à linguagem ou outras maneiras de comunicação verbais e não verbais. Já o termo “Programação” pode ser usado de forma análoga comparando a mente e um computador. O cérebro (parte física) seria o hardware, enquanto os pensamentos e o comportamento, o software, programa que define como o computador interpreta os dados recebidos. Com a PNL, podemos reprogramar a mente humana assim como é possível nos computadores. Aprende-se a atingir os objetivos por caminhos diferentes e de uma maneira surpreendente, é simplesmente incrível.

A PNL apresenta resultados imediatos e vem surpreendendo muitos profissionais em várias áreas de diversas maneiras. A PNL estimula seus praticantes a utilizarem as imagens mentais a seu favor, pois o inconsciente, uma vez que observa uma imagem, dispara sensações agradáveis ou não para a pessoa em questão. O ser humano funciona basicamente dependendo das imagens mentais e dessa forma o que conta realmente é a interpretação sobre o que aconteceu e não o que aconteceu realmente.

Com a ajuda da PNL é possível uma pessoa aprender a gostar do que não gosta, esquecer uma situação ou alguém, substituir uma sensação por outra mais agradável e vice-versa, sempre dependendo do que o cliente ou paciente busca ou quer que aconteça.
Para a mente inconsciente por exemplo, uma vez que a pessoa está se recordando de algo ou imaginando algo (ponte ao futuro) isso se torna real e se transforma em sensações físicas, afinal, quem nunca sofreu por antecipação e se sentiu péssimo com sensações físicas insuportáveis. Ou mesmo o contrário, quando estamos imaginando o que faremos com o dinheiro da mega sena e de forma surpreendente, nos pegamos sorrindo enquanto andamos pela rua.

Os exercícios de PNL atuam diretamente no inconsciente de forma extremamente poderosa através das mudanças de imagens e sensações, por sugestões de um profissional qualificado para tal. Uma vez que o exercício é feito de forma eficaz… BUM, acabou o problema, ou melhor, a sensação relacionada ao problema diminui ou é eliminada, proporcionando mais qualidade de vida e dessa forma poderá fazer tudo melhor, trabalhar, namorar, praticar esportes e assim por diante.

Bom, sou suspeito para falar da PNL, mas posso garantir que os resultados são imediatos e isso motiva aquele que recebe a atenção merecida com as técnicas poderosas de PNL. Como terapeuta, tenho histórias sobre medos, fobias, síndromes, gagueira, relacionamentos e muitos outros casos que foram transformados de maneira positiva trazendo qualidade para a pessoa através do atendimento.

Vamos fazer o seguinte:  experimente passar com um profissional qualificado de PNL e sem qualquer julgamento, vivencie algum exercício e observe os resultados, ficará impressionado. Existe uma grande diferença entre saber qual é o caminho e percorrer o caminho!

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Ricardo Reis

Ricardo Reis

Ricardo Reis é formado em Marketing e tem formação internacional em Hipnose Ericksoniana, Sistêmica Clínica e Clássica. Além disso, é Master Practitioner em PNL e tem como especialidades a eliminação de fobias, o emagrecimento, o anti tabagismo, Síndrome do Pânico, memorização e os relacionamentos inter-pessoal e intra-pessoal. Atende com hora marcada no Instituto Brasileiro de Linguagem do Corpo Cristina Cairo.

E-mail: [email protected]

ENSINO A DISTÂNCIA - EU SEM FRONTEIRAS:

Confira o curso "Rapport: encante as pessoas e gere resultados", elaborado e ministrado por Ricardo Reis na plataforma de Ensino a Distância do Eu Sem Fronteiras!