Você já ouviu falar em mapa? Não é aquele mapa de escola, onde estudávamos as localizações geográficas e muitas vezes fazíamos desenhos dos mesmos. Segundo a neurolinguistica, mapa é a percepção que temos perante informações externas.
São nossos mapas ou percepções da realidade que determinam nosso comportamento e seus significados. Isso não quer dizer que é real e sim que é a nossa realidade em um determinado momento. Normalmente não é a realidade que nos incentiva, estimula ou encoraja e sim nosso mapa da realidade.
As pessoas possuem mapas diferentes, pois vivenciam experiências diferentes, veja esse exemplo:
Três batidas fortes com a mão fechada sobre uma mesa, provoca um barulho, automaticamente a mente humana vai buscar uma relação de uma lembrança com esse barulho e assim temos um significado do barulho através de nosso mapa ou experiência. Eu, quando ouço três batidas sobre a mesa, me recordo da infância quando minha mãe bateu embaixo da mesa de jantar, provocando um barulho e dizendo: é o senhor Papai Noel? Enquanto minha irmãzinha arregalava os olhos e eu criava uma expectativa sobre os presentes de natal. Já um amigo meu, ao escutar o mesmo som, começava a tremer de medo, pois lembrava um assassinato com três tiros que ocorreu na sua frente, às batidas na mesa eram semelhantes ao som dos tiros.
Essa é uma ponte mágica de comunicação que faz com que pessoas tão diferentes consigam manter uma relação saudável e duradoura, seja profissional ou pessoal.
Exercício de hoje:
Passe o dia prestando atenção nas atitudes das pessoas em relação ao seu comportamento perante alguma situação em comum. Não julgue ninguém, não existem certo ou errado, apenas pontos de vista diferentes. Procure apenas entender as pessoas e o que as levou a demonstrar qualquer sensação. Amplie sua capacidade de compreensão, paciência e tolerância, tenha certeza de que ficará mais fácil qualquer relacionamento e os portões mágicos das oportunidades se abrirão para você. Respeito é tudo.