Autoconhecimento

O que é Psicossíntese?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Conheça a Psicossíntese e garanta a autorrealização em âmbito pessoal, social e profissional.

A psicossíntese é uma abordagem desenvolvida em 1910 por Roberto Assagioli, um psiquiatra e neurologista italiano. Muito mais do que apenas uma prática da psicoterapia, a psicossíntese também encontra um sentido na filosofia, na ciência, e nas mais simples práticas da vida.

Fundada pelo italiano, a psicossíntese se caracteriza como uma escola de psicologia em que a sua abordagem é muito similar com a visão oriental da psique humana. Dessa forma, esse modelo conta com uma série de técnicas e cuidados que visam uma abertura da própria consciência humana, fazendo com que o indivíduo que se submeta a esse modelo de psicoterapia venha a resolver melhor os problemas desenvolvidos e encontrados no seu dia a dia.

Os exercícios desenvolvidos pelo italiano contam com técnicas para melhorar a respiração, com movimentos corporais em geral, estimulação criatura, de escrita, desenho e outros. É dessa forma que a psicossíntese auxilia o indivíduo no controle e entendimento de seus próprios problemas, o que também visa contribuir na melhora de seus relacionamentos, harmonia e contribuição interior, melhora da própria personalidade, na busca de uma finalidade ou razão para a vida, autoconhecimento, integração social, desenvolvimento psicológico e humano, crescimento pessoal, percepção interna, transformação interior e muito mais.

Certamente uma das principais ênfases do tratamento por meio de psicossíntese está baseado no treinamento da própria intuição e da força de vontade do paciente, que percebe que é o único capaz e responsável por lidar com as suas próprias limitações.

Assim, a psicossíntese testa os nossos limites, mostrando que a complexidade do ser humano pode ser maior do que imaginamos.

A abordagem psicossíntese é considerada nos dias de hoje como uma das mais inovadoras e proporcionadora de resultados no que diz respeito à psicoterapia. Isso ocorre pelo fato de que ela proporciona autoconhecimento, em que o Eu pessoal do indivíduo se torna mais forte: seus sentimentos, sensações, pensamentos, imaginação, desejos e a própria intuição. Cada um deles é fortalecido e trabalhado de uma forma em que o paciente conheça muito mais a si próprio, mesmo depois da psicoterapia, o que inclusive pode auxiliar na sua consciência e interação em grupos.

A psicossíntese tem como base a crença de que nós somos os únicos responsáveis por todas essas mudanças, e esse processo pode acontecer de forma consciente: nós mesmos somos os responsáveis pela criação de soluções e condições para que seja possível encontrar o nosso verdadeiro Eu, sem qualquer máscara ou obstáculo no caminho.

A mente bem trabalhada e treinada é um dos principais preceitos da psicossíntese, que garante que a autorrealização em âmbito pessoal, social, profissional e assim por diante só se torna possível por meio da criação de uma consciência de quem somos.


É por meio das técnicas da psicossíntese que o indivíduo que se submete a essa abordagem psicológica melhora a sua percepção e concentração, organiza as suas ideias de maneira mais clara, assim como as suas lembranças e demais pensamentos, se torna capaz de observar os detalhes e melhor: é consciente sobre os seus próprios limites.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]