Comportamento

O que é recíproco?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
que você entende sobre reciprocidade? Para entender o que é recíproco, basta analisar algumas situações com outras pessoas de sua vida. A reciprocidade é um ato empático e que nos mostra muito o que vale ou não a pena manter em nossas vidas.

A palavra “recíproco” significa algo que seja presente em uma relação entre duas partes; podemos substituir a palavra por pessoas. Ou seja, é uma atitude mútua entre duas pessoas. Um bom exemplo é o amor e o ódio entre duas pessoas. Às vezes amamos e somos amados, mas outras vezes odiamos e somos odiados, tudo na mesma intensidade.

O que é recíproco é correspondente! Por isso, se você ama sua mãe, seu colega de trabalho e seu parceiro afetivo, e estes demonstram o mesmo, você vive algo recíproco. Vamos, então, compreender os grandes benefícios de viver relações recíprocas na vida.

A importância da reciprocidade

recíprocro

Ninguém tem o desejo de viver solitário. Se você conhece alguém assim, certamente essa pessoa vive algum problema em sua vida pessoal. Deixando de lado casos como este, todos desejamos ter bons relacionamentos, sejam eles familiares, amorosos, amigáveis ou profissionais.

Logo, ao notarmos a reciprocidade nesses aspectos pessoais, podemos encontrar parte da nossa satisfação pessoal. O que é recíproco alimenta positivamente a nossa alma, e isso acontece de forma dual, ou seja, dos dois lados.

Por isso, quando as pessoas devolvem os sentimentos que doamos a elas, conseguimos confiar, admirá-las, ajudá-las e amá-las. É claro que tudo isso acontece do lado oposto, afinal ambos encontram a sincronicidade que unifica duas vidas.

Bons exemplos podem ser notados nas relações dentro da sua casa, do ambiente de trabalho e na relação com amigos próximos. Quando o seu chefe e você possuem reciprocidade, por exemplo, ele te incentiva a crescer e você quer crescer ou vice-versa, portanto muito se ganha dos dois lados.

O mesmo acontece dentro da sua família. Aqueles que possuem sentimentos de reciprocidade sempre contarão com você e você sempre poderá contar com eles para algo, porque existe amor, empatia, compreensão. Mesmo que haja julgamentos, eles não são agressivos; pelo contrário, são colocados com amor.

Entre os amigos é a mesma coisa! Você pode ficar semanas ou meses sem ver um amigo que você adora, mas o contato sempre haverá. O que é recíproco permanece porque existe importância, independentemente de contatos físicos ou não. Portanto sempre que precisarem um do outro estarão lá e, quem sabe, em algum momento marquem de comer em algum lugar.

Você também pode gostar:

Frases que podem te ajudar a compreender o que é recíproco

recíproco

Algumas frases superinspiradoras lhe ajudarão a compreender melhor o significado do que é recíproco. Veja!

“De hoje em diante eu vou modificar o meu modo de vida… E pra começar eu só vou gostar de quem gosta de mim!” -Caetano Veloso

“A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído” -Friedrich Wilhelm Nietzsche

“Antes de entrar no amor, verifique se o mesmo encontra-se parado neste andar” -Tati Bernadi

Com esses três pequenos exemplos, podemos compreender que o grande objetivo da reciprocidade é o ato de dar e receber amor. No fundo, independentemente da relação, é isso mesmo que acontece, você concorda?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]