Convivendo

O que o Coronavírus veio nos ensinar? É hora de desacelerar

Máscara de proteção com escritos em inglês "sem pânico"
Tonik/Unsplash
Herica Rodrigues
Escrito por Herica Rodrigues

Hoje trago uma reflexão a respeito dos últimos acontecimentos no planeta Terra. O momento é de incerteza e de muita apreensão. E nessa hora a ansiedade e o medo estão presentes na vida de muitas pessoas. Tudo isso nos convida a fazer uma reflexão profunda a respeito de nossas vidas.

Um vírus que hoje viaja por entre as nações, e que foi capaz de fechar fronteiras, de fazer mudanças nos países, nos governos e na vida de todo o planeta. Assim, vemos que talvez aquilo que muitos não fizeram em tempos de tranquilidade, de normalidade e até mesmo de bonança está sendo feito agora, de maneira quase que obrigatória.

O que será que esse vírus veio nos ensinar? Ah, precisamos aprender! A humanidade aprenderá. Infelizmente não tem sido pelo amor!

Mulher em um quarto escuro de máscara e usando o celular
Engin/unsplash

O mundo parou. É como se o clamor da Terra dissesse: “Ou vocês acordam e mudam de postura, ou tudo caminhará para uma estrada sem volta, de dor e sofrimento.” Talvez Gaia esteja nos dizendo, através dessa pandemia: “chega do egoísmo, chega da ganância, do preconceito, de orgulho, da maldade, chega de buscar apenas os interesses pessoais, chega de viver no mundo das ilusões da aparência, do materialismo exacerbado. Chega de passar por cima uns dos outros para conseguir aquilo que se deseja. Chega de injustiças! Chega do desprezo! Chega de viver como néscios, correndo de um lado para o outro, sem se preocupar em se autoconhecer, em evoluir como pessoa, sem deixar a lugar a luz divina expandir dentro de cada um! Chega de se esquecer dos pais, dos filhos. Chega! Chega de viver insanamente à procura apenas das conquistas materiais, sem se preocupar com a saúde espiritual e até com a saúde física! Chega de maltratar a natureza! Chega!

Hoje vivemos situações que muitos de nós sequer imaginamos presenciar. Situações semelhantes a essa, muitas gerações só tiveram ciência, nos livros de história. E hoje fazemos parte de uma época que poderá ser contada para os nossos descendentes como um momento de crise da história mundial.

Mulher sentada no chão segurando telefone no sofá
Anthony/Unsplash

Todos foram forçados a parar os seus afazeres, os seus compromissos, os seus negócios, os seus investimentos, de forma que talvez nem em seus pensamentos mais bizarros conseguissem imaginar.

Talvez hoje possamos valorizar os pequenos momentos, olhar as outras pessoas nos olhos, amar mais. Talvez hoje possamos nos voltar para cura interior, para a espiritualidade, o que não tem nada a ver com religião. E com isso possamos aprender a respeitar toda a raça humana, independentemente de sua origem, classe social, raça ou escolhas. Onde se esconderá agora aquele que julgava os outros? Para onde correrão os que matavam em nome de Deus? Aqueles que subiam os andares de sua rica empresa, sem olhar nos olhos e dizer um bom dia para o porteiro? Para onde correrá aquele com a conta bancária infalível, mas com o coração falido, e, como dizia Cristo, como sepulcro caiado? Para onde fugirá? E de que valerão os diplomas e o conhecimento do homem se o coração é vazio de amor e de bondade? Para onde irá? De que valem agora os aplausos e o inflamar do ilusório ego? Ora, tudo isso será o fim em que a própria humanidade caminhará, SE NÃO ACORDAR! E mesmo que supere o novo coronavírus, continuará na decadência espiritual e existencial, sempre caminhando, porém não se chegará a lugar nenhum!

Você também pode gostar

Hoje, quem sabe, esse vírus possa mostrar de uma vez por todas que não existe diferença, não existe separação entre nós. Todos estamos ligados. Independentemente de nossas diferenças, escolhas, e opções, somos, sim, uma única raça, a raça humana. Não haverá saída enquanto não se entender isso! Enquanto não se voltar para dentro, para o autoconhecimento, para o diálogo, para a paz interna, para o amor. Vamos aprender com isso! O que esse vírus veio nos ensinar?

Vamos crescer e nos tornar mais humildes, pessoas mais simples e com a alma e coração de criança! Vamos olhar nos olhos! Julgar menos! Amar e cuidar da nossa Terra! Aprender com os desafios! Definitivamente vamos crescer!

Sobre o autor

Herica Rodrigues

Herica Rodrigues

Olá! Meu nome é Herica Rodrigues.

Tenho formação em Letras, sou professora e sou formada em Direito.

Atualmente estudo PNL (Programação Neurolinguística com nível de Practitioner) e brevemente iniciarei meus estudos no campo da psicanálise.

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado, chamado vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Yung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: [email protected]
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: Pausaparaaquecerocoracao
Instagram: @pausa_paraaquecerocoracao
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração