Autoconhecimento

O que pessoas bem-sucedidas fazem na primeira hora de seus dias?

Mulher sentada em cama esticando os braços como se estivesse se espreguiçando.
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A maioria das figuras bem-sucedidas ao redor do mundo costuma separar o começo de seus dias para algumas tarefas importantes que os ajudam na produtividade, organização e eficiência.

Você já parou para pensar na rotina de pessoas de sucesso e conhecidas por seu grande desempenho profissional? Já se perguntou se algum deles mantém hábitos estratégicos para que o dia seja mais produtivo e eficiente?

Se você nunca pensou nisso ou não acredita na importância de alguns pequenos hábitos matinais, é melhor começar a prestar mais atenção na receita de sucesso de personalidades como Craig Newmark, fundador da Craigslist, David Karp, CEO do Tumblr, e Tony Robbins, escritor motivacional norte-americano.

Segundo eles, a primeira hora depois que acordamos é extremamente importante para guiar o restante do dia. Por isso, ela pode fazer tanta diferença para ajudar a conquistar o sucesso profissional.  Então preste bastante atenção nos primeiros – e importantíssimos – itens do dia a dia que estão na lista de algumas figuras tão bem sucedidas ao redor do mundo.

Mulher sentada de pernas cruzadas em uma cama. Em sua frente estão um livro aberto com um óculos em cima, um pote com nozes, um prato com duas fatias de pão e um copo com cereais e framboesas. Ela segura uma xícara com chá e uma rodela de limão com sua mão esquerda.
Não leia seus e-mails na primeira hora do dia

David Karp, fundador da rede social Tumblr, afirma que se esforça para não conferir as mensagens em sua caixa logo no começo do dia. Segundo o empresário, ler os e-mails ainda em casa nunca é confortável ou produtivo. Ele também afirma que se algo importante acontecer, alguém irá ligar ou enviar uma mensagem privada para alertá-lo.

A maioria de nós não pode decidir que horas entra ou sai do escritório, mas boa parte dos empregos não necessita de atenção e dedicação 24 horas por dia. Isso quer dizer que podemos deixar de lado a ansiedade logo ao acordar e esperar para resolver os problemas apenas dentro da empresa. Sem falar que você pode usar a tecnologia a seu favor e selecionar quais as mensagens ou remetentes mais importantes podem ter algo mais urgente para ser resolvido. Por fim, vale lembrar que faz muito bem acostumar seus colegas de trabalho a não esperar respostas instantâneas nos horários em que você não está no serviço.

Você também pode gostar
Tenha consciência de suas ações e seja grato aos outros

Você já ouviu falar de Tony Robbins, guru de autoajuda e escritor motivacional estadunidense? Ele é conhecido por treinar e ajudar diversas personalidades ao redor do mundo, como a Princesa Diana e o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton. Além de autor de livros como “Desperte seu Gigante Interior”, “Mensagem de um Amigo”, e “Poder Sem Limites – O Caminho do Sucesso Pessoal”, Tony Robbins é especialista em desenvolvimento pessoal e profissional.

Ele é o responsável por uma das mais importantes dicas de como criar consciência de suas ações e de agradecer, todos os dias, pelo que você já conquistou. Segundo Robbins, as pessoas mais bem-sucedidas começam seus dias com o que ele chama de “Hora do Poder”, “30 minutos para prosperar” ou, pelo menos, “15 minutos de satisfação”.

Esta técnica consiste em reservar, pelo menos, 15 minutos toda manhã para pensar em você mesmo. Realize atividades como exercícios leves, meditação motivacional e, principalmente, reserve alguns minutos para agradecimentos. Nesse período, vale pensar em tudo que te faz grato: sua vida e saúde, sua família e amigos, sua carreira etc. No final, aproveite para meditar e visualizar que você já conquistou tudo aquilo que deseja.

Em seu site oficial, Tony Robbins disponibiliza um áudio especial em inglês sobre a “Hora do Poder”. Também em inglês, o blogueiro Mike McGrath escreveu um resumo bem preciso sobre o tema e sobre sua experiência pessoal ao realizar a “Hora do Poder” pela primeira vez. Para saber mais, você também pode ler o texto na íntegra!.

Realize as tarefas mais complicadas primeiro

O clássico livro de gerenciamento de tempo “Engula Sapos!” (“Eat That Frog!”, em inglês), de Brian Tracy, ensina que é muito mais vantajoso realizar as atividades que você considera piores ou mais complicadas antes de todas as outras. Esta técnica permite que você acabe logo com os afazeres mais incômodos e, assim, possa realizar as tarefas mais agradáveis ao longo do dia, sem ter que se preocupar com elas.

Pense se você está fazendo aquilo que realmente deseja

Não se sentir realizado profissionalmente é uma coisa que você não deveria demorar meses ou até anos para descobrir.  Na formatura de 2005 dos alunos de graduação da Faculdade de Stanford, nos Estados Unidos, Steve Jobs contou que, aos 17 anos, uma frase mudou sua vida: “Se você viver cada dia como se fosse o último, um dia você estará certo”.

O cofundador da Apple também contou que, depois disso, passou a se perguntar todos os dias sobre o que gostaria de fazer no último dia de sua vida. Ele sabia que, enquanto não estivesse completamente realizado, fazendo aquilo que o deixa feliz, alguma coisa teria que mudar.

Portanto, descubra o que te faz bem de verdade. Descubra quais atividades você deseja realizar até o final de sua vida e saiba que o sucesso profissional está diretamente ligado à sua felicidade. Quando você estiver empenhado e satisfeito com aquilo que faz, suas chances de sucesso crescerão muito.

Relógio com despertador ao lado de uma xícara de café e grãos de café espalhados. Todos em cima de um livro fechado.
Conecte-se com as pessoas

Craig Newmark, CEO da Craigslist, não pensa duas vezes antes de afirmar que a melhor coisa para fazer nas primeiras horas do dia é manter contato com os clientes. Ele não precisaria ler e responder cada reclamação da empresa pessoalmente, mas diz que não tem maneira melhor de se manter ciente da realidade da companhia e da necessidade de seu público.

Se ser o fundador ou proprietário de uma empresa não é o seu caso, ainda assim você pode usar o exemplo de Newmark e manter contato com as pessoas ao seu redor. Aproveite o começo do dia de trabalho para fazer perguntas a quem tem mais experiência que você ou até para tirar dúvidas e trocar ideias sobre projetos que desenvolveu. Use este tempo para interagir com quem pode acrescentar algo positivo em sua carreira. Aproveite para fazer isso antes de outras tarefas diárias se acumulem em cima da mesa.

Texto escrito por Laís Mori da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br