Maternidade Consciente Saúde Integral

O seu filho tem problemas de audição? Como descobrir?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter um filho é um desafio imenso para qualquer pessoa, principalmente nos primeiros meses de vida, quando ele é alguém tão indefeso, frágil e que não sabe se expressar além de risadinhas e choros que podem parecer intermináveis. Além da constante aprendizagem para guiá-lo pela vida da melhor maneira, os problemas de saúde podem se tornar verdadeiros martírios sem que a criança nos indique exatamente o que acontece, principalmente se não existir nenhum tipo de dor.

Os médicos sempre saberão a melhor maneira de orientar e resolver o possível problema de seu bebê.
A visão, fala e audição são testados pelos pediatras periodicamente mas também devem ser motivos de atenção para os pais. Neste artigo, indicaremos algumas formas básicas e simples que podem te ajudar a investigar se seu filho apresenta algum tipo de problema na audição. No entanto, ressaltamos desde já que são apenas testes simples e indicativos, que de modo algum excluem o acompanhamento constante do pediatra e de um otorrinolaringologista, se for o caso. 

Fale baixo

Fale com seu filho de maneira audível, mas o mais baixo que puder. Você pode começar com um volume normal e ir diminuindo enquanto observa se ele continua respondendo aos estímulos da mesma maneira. Se em determinado tom ele parar de responder, insista por um tempo. Caso tenha certeza de que não é falta de atenção, não hesite em procurar um profissional.


Abaixe o volume dos aparelhos eletrônicos

Se você perceber que o volume da TV, do videogame ou de qualquer outra coisa com a qual ele interage está muito alto e te incomoda, pode ser outro sinal de problemas de audição. Deixe o volume em um tom que considere normal e perceba se ele sente dificuldade de interagir ou se reclama disso.

Fique atento à expressão corporal

Mesmo sem falar, os bebês e crianças podem ser muito claros em algumas situações; é só questão de prestar a devida atenção. Se quando você fala baixo a criança faz uma careta ou projeta o corpo pra frente como se estivesse em busca de algo, pode ser um sinal claro de que existe algum problema na audição dela.

Reduza outros sentidos

Limite a visão do bebê e perceba se ele responde aos estímulos apenas sonoros. Nesta idade, a criança tende a responder apenas pelas imagens e expressões de quem a chama. Fale com ele fora de seu campo de visão e perceba se ele reage.


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]