Saúde Integral Terapias Integrativas

Reflexologia nos ouvidos

52247426 - mature male receiving ear reflexology massage of both ears at the same time.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você está com dor nas costas e após apertar alguns pontos no pé a dor passa. Em outro momento, uma dor de barriga incomoda e você aperta um ponto na orelha e tudo volta ao normal. Como isso é possível? Alguns tratamentos alternativos lidam com isso. A Acupuntura é um exemplo bem conhecido, em que as agulhas são colocadas em pontos específicos para tratar de problemas por todo o corpo. Além da Acupuntura, também existe um outro tratamento que lida com essa técnica e se chama Reflexologia.

A Reflexologia parte do princípio de que as mãos, os pés e as orelhas possuem pontos que refletem os órgãos e outras partes do corpo. Dessa forma, se esses pontos forem pressionados ou estimulados de alguma forma, isso afetará a parte do corpo correspondente, liberando um fluxo energético e servindo como tratamento alternativo a diversos problemas de saúde. Devemos lembrar que a Reflexologia é um tratamento complementar e alternativo e não substitui o acompanhamento médico.

Esses pontos de reflexo funcionam, pois ativam o sistema nervoso periférico e assim estimulam o corpo a relaxar e a se livrar de toxinas. Outra explicação para o funcionamento do método se refere às energias que circulam pelo corpo. Essas energias são equilibradas pelos chakras. Os chakras conhecidos popularmente são os sete principais que se alinham da base da pélvis até o topo da cabeça, mas em todo o corpo existem chakras menores e secundários que também teriam a função de influenciar nesses pontos de reflexo utilizados pela Reflexologia.

Recentemente as técnicas de Reflexologia ganharam uma nova forma de aplicação: com prendedores de roupa. A especialista em Reflexologia Helen Chin Lui foi a criadora da técnica e divulgou na internet como os prendedores são objetos fáceis de utilizar para estimular os pontos de reflexo nas orelhas. Pressionando os pontos na parte externa da orelha, diversos problemas podem ter um tratamento alternativo feito com prendedores.

Se você se interessa por tratamentos alternativos, vale a pena conhecer mais sobre a Reflexologia. Esse texto tem como objetivo informar e despertar a curiosidade, mas não substitui a consulta com um especialista. Por isso, antes de tentar utilizar os prendedores de roupa que você tem em casa, converse com um profissional.


  • Texto escrito por Ricardo Ueda Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]