Autoconhecimento

O silêncio é ouro

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já teve algum dia em que ficou estressado e nem sabe o porquê? No mundo em que vivemos hoje, temos tantos estímulos que, muitas vezes, alguns deles nos fazem mal e nem ao menos percebemos isso. Mesmo com o avanço da tecnologia, uma área que ainda é pouco desenvolvida no Brasil é o design sonoro. E o que isso tem a ver com o stress? Já parou para reparar a quantidade de barulhos que te rodeiam no dia a dia? Seja no trabalho, na rua, ou até mesmo em casa, acabamos nos acostumando com ambientes altamente barulhentos e isso nos prejudica e muito.

Psst - A Beautiful Girl With Pigtails Making A Shushing Gesture A solução para isso (pelo menos enquanto não evolui o design sonoro de tudo o que nos rodeia) é aprendermos a valorizar e a aproveitar momentos de silêncio. É incrível como alguns minutos de silêncio podem relaxar a nossa mente e corpo. Recomendo que você experimente e aprenda a prestar atenção nos sons ao seu redor.

Se você vive em ambientes onde é difícil ter silêncio, confira essas dicas que podem te ajudar a ter alguns minutos de paz no seu dia:

Horários alternativos

Se você for uma pessoa que se sente bem de manhã, acorde mais cedo e sinta o silêncio de uma cidade que ainda adormece. Os primeiros momentos do dia com o sol nascendo, normalmente, ainda estão com poucos ruídos e pode ser um ótimo momento para relaxar e aproveitar a paz do silêncio. Se você for uma pessoa que se sente melhor de noite, tente dormir um pouco mais tarde e desfrute o silêncio da madrugada. Muitos artistas e inventores gostam muito de trabalhar durante a madrugada, exatamente pela tranquilidade e silêncio que ela proporciona.

Exercícios físicos

Em vez da academia barulhenta, cheia de gente conversando e com música alta, que tal tentar fazer um exercício físico onde barulhos não possam te incomodar? Uma caminhada no parque, andar de bicicleta em ruas mais tranquilas, ou até mesmo fazer algum exercício em casa (mas com o telefone e aparelhos eletrônicos desligados) pode ser uma ótima forma de aproveitar o silêncio e encontrar o seu momento de paz no dia.

Natureza

Ir ao encontro da natureza é uma das coisas que mais beneficia quem quer se livrar do stress do dia a dia. A natureza, além de transmitir uma energia pura, proporciona um ambiente sonoro calmo e relaxante. Pare para ouvir o som de um rio e do vento batendo nas folhas das árvores. Nesse caso, você vai descobrir que o silêncio que relaxa nem sempre precisa ser a ausência total de som, mas ouvir sons relaxantes da natureza têm o mesmo efeito para eliminar o stress do cotidiano.

Lugares silenciosos

Se você mora em uma cidade grande e entrar em contato com a natureza é algo mais difícil de conseguir, faça um passeio em lugares silenciosos. Museus, bibliotecas, centros religiosos ou de meditação. Muitos lugares na cidade podem ser um verdadeiro oásis em meio ao caos sonoro das ruas.

Espero que essas dicas te ajudem a perceber como o som pode nos afetar, tanto positivamente quanto negativamente e que, assim, você possa fazer escolhas mais conscientes em relação aos ambientes em que você frequenta. E lembre-se: o silêncio externo reflete internamente e, dessa forma, podemos encontrar a paz e o silêncio em nossas mentes e em nossas almas.


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]