Energia em Equilíbrio

O poder do silêncio para o seu ser

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Falar ou ficar em silêncio? Se estiver na dúvida, silencie. O fato é que as palavras têm um poder muito forte sobre tudo. Julgar, aconselhar, elogiar ou qualquer coisa que você diga não pode ser simplesmente dito da boca para fora, ao contrário, você deve fazer bom uso das palavras.

A principal forma de comunicação dos seres humanos é feita por meio da voz, são as palavras que concretizam nossas ideias e pensamentos. As pessoas ao redor podem ouvi-las e interpretá-las da maneira que querem. E é por isso que, antes de falar, é preciso pensar duas vezes, e depois disso decidir se a melhor opção é falar ou permanecer em silêncio.

Essas pequenas condutas acabam enfraquecendo o poder da palavra.

E você, será que está usando corretamente as palavras ou está fazendo mau uso delas? Nem sempre conseguimos traduzir para as palavras aquilo que realmente pensamos ou queremos dizer, pelo contrário, muitas vezes, não temos nem consciência do que estamos sentindo ou pensando, e é nessa hora que as coisas não precisam ser ditas, se você não tiver certeza, novamente, silencie.

Podemos usar a mentira como exemplo, se alguém mente e a outra pessoa descobre, sua palavra nunca mais terá o mesmo valor. Assim como quando mentimos a nós mesmos ou falamos algo que não vamos cumprir, por menor que seja, como: “Segunda-feira vou começar a dieta.” 

E sim, a escolha do que falar, pensar e como agir é apenas sua. Quando você pronuncia algo, seu cérebro acredita naquilo e aí, seu corpo entra em estado de espera aguardando que aquilo seja resolvido. Além disso, as palavras carregam energia, ou seja, você recebe aquilo que transmite. Então, antes de falar desnecessariamente, poupe energia e fale apenas quando souber o que dizer, assim, sua palavra terá ainda mais valor.

Lembre-se que estar em silêncio é um constante exercício cerebral. E talvez seja por isso que temos dois ouvidos e uma boca, para falar menos e ouvir mais.

  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]