Somos todos criaturas possuidoras de hábitos. Desde a forma como escovamos os dentes, penteamos o cabelo, colocamos os sapatos, até o modo como executamos nosso trabalho. Muitas vezes, fazemos determinadas atividades que não nos lembramos de tê-las feito. Estamos tão habituados que muitas coisas são feitas no modo automático.
O sucesso é o resultado de certos hábitos. Uma vez que um hábito se forma, nossos mecanismos automáticos assumem o controle e, inconscientemente, determinam o nosso comportamento em diferentes situações.
Pessoas bem-sucedidas desenvolveram bons hábitos para gerenciar o tempo. Procrastinações, indecisões e inatividade são hábitos fracos que tem de ser mudados. Todos os nossos hábitos se formam desse modo. Adquirimos um hábito realizando repetida e conscientemente certos atos ao longo do tempo. É necessário prática e tempo para que um hábito se forme. Normalmente, temos de praticar no mínimo por três semanas antes que o hábito se sedimente.
Os hábitos se formam ou se quebram pela repetição de uma determinada ação consciente por um espaço de tempo. É importante saber disso.
Quais hábitos serão necessários para que você alcance suas metas? Quais hábitos terão de ser abandonados? Como você os substituirá? À medida que você define e repassa suas metas, faça a si mesmo essas perguntas e registre suas respostas. Esse processo poderá lhe abrir as portas para suas novas metas, e, se não o utilizar, essas portas poderão permanecer fechadas para sempre.
Avalie seus hábitos tendo esta frase como base para sua análise:
Qualquer alvo relevante e definido, que é conscientemente fixado e mantido na mente com a firme determinação de ser atingido, acaba por saturar toda a parte inconsciente do pensamento até influenciar automaticamente a ação física do corpo para a realização da meta”. – Napoleon Hill
Sucesso! Felicidades! Vamos em frente!