Saúde Integral

Menopausa: compreenda este ciclo feminino

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Amenopausa por muito tempo foi considerada um ciclo misterioso. Como a mulher que menstruava desde nova, depois de certa idade deixava de menstruar? Até as mulheres entenderem que este é um ciclo que quase toda mulher passa, muitas foram as filosofias a respeito desta fase.

O envelhecimento dos ovários e a não produção dos hormônios sexuais femininos definem a menopausa. Muito mais que um ciclo, ela representa uma nova etapa e vai muito além das ondas de calor, é a fase onde a mulher está completa.

O sagrado feminino
As alterações não são apenas físicas, elas acontecem também no emocional e no psíquico da mulher.
Em relação a este período que é inevitável, ela não tem muita escolha, mas a sua alternativa pode ser sobre os novos significados que esta etapa representa.

Há muitos anos atrás quando as mulheres entravam na menopausa eram mais respeitadas. Como se tivesse um cargo ou posição maior. Parar de sangrar significava uma experiência a mais na vida. Desta forma, para a interpretação daquelas culturas, não mais ela era uma mulher com dúvidas e anseios e sim uma mulher completa que passou por essa fase e agora pode dar conselhos para as mulheres mais jovens.

Uma nova fase

A menopausa não precisa ser carregada como uma etapa em que a mulher deixa de ser ativa, apenas representa um novo ciclo em que uma nova mulher surge. Mesmo que existam questões físicas que muitas vezes atrapalham esse período, hoje com a tecnologia farmaceutica é possível até controlar os hormônios.

shutterstock_143689663-2Mas tudo deve ser levado em conta. Como no sagrado feminino que representa os ciclos da mulher e um conhecimento sobre seu corpo, as mulheres não precisam se sentir inferiores ou acharam que a sua vida sexual parou por aí.

Talvez seja na menopausa, o momento no qual a mulher se conheça ao máximo, porque teve tempo para se autoconhecer, experimentar, ouvir e conhecer cada fase da sua vida. Este novo tempo que inicia, é um passo para uma nova mulher que está pronta como nunca para viver a vida.

Cuidados na menopausa

O importante é a mulher conhecer bem o seu corpo. Muitas cólicas, calores exagerados precisam ser observados com o acompanhamento de um médico ou ginecologista. Confira alguns cuidados gerais nesta fase:

  • Não deixe de visitar regularmente seu ginecologista. Nesta fase é muito comum surgirem alguns cânceres, por isso, quanto mais contato com o médico, melhor é;
  • Cuide também com a alimentação. Com a perda de hormônios algumas mulheres acabam engordando, neste sentido, tenha uma alimentação balanceada e claro, pratique exercícios físicos;
  • E deixe de lado hábitos como o de fumar e beber. Eles podem atrapalhar qualquer reposição hormonal.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]