Autoconhecimento Comportamento Empoderamento Feminino

O truque dos superpoderes femininos

Silhueta de uma mulher de perfil, com uma maleta de trabalho e uma capa de super-heroína.
123RF/Shao-Chun Wang

Ao abrir os olhos, o relógio já começa sua contagem decrescente; cada minuto é um minuto a menos para as infinitas tarefas do dia. Podemos resumi-las em trabalho, família e amigos. Podemos dizer que são tarefas mais que necessárias para a engrenagem perfeita do dia-a-dia, não só do seu, mas do núcleo mais próximo. Isso é um superpoder, não é verdade? As capacidades de coordenação, de gestão e de atenção são quase mágicas. Tenho certeza de que você que deve estar pensando: isso é um reflexo do meu dia-a-dia!

Ilustração de uma mulher fazendo várias tarefas ao mesmo tempo.
Dribbble/Milind Bhavsar

Você, eu, ela, nós. Essa é a realidade das mulheres com superpoderes. Sim, esses que são inatos à natureza feminina, que se resumem em qualidades tão incríveis. Instinto, intuição, talento, força. A fortaleza que quase todas as mulheres deixam visíveis e que é essencial para o cotidiano, porque permite que elas se levantem do chão!

Superpoderes femininos muito desenvolvidos, mas mal canalizados, que fazem com que uma mulher seja vista como incrível pela sociedade, ainda que seu interior precise de cuidados. É como ter uma casa gigante, com um lindo jardim, mas com paredes e pinturas descascadas e mal estruturadas. É preciso manter o brilho para além do exterior.

Os superpoderes que as mulheres usam com as outras pessoas acabam se esgotando ao longo do dia. Quando chegam em casa, não sobra nada para elas. A luz e a energia só existem para os outros. O esforço para que todas as pessoas tenham aquilo que desejam e levem uma vida confortável nem sempre é reconhecido, mas as pessoas se acostumam a essas facilidades que vão recebendo.

Enquanto a mulher que ser valorizada em sua totalidade, os outros esperam que ela realize somente as tarefas mais adequadas para eles, como se essa fosse a obrigação dela. É como se, na rotina da mulher, fosse natural fazer tudo para as outras pessoas e se negligenciar.

Ilustração de uma mulher cansada, andando cabisbaixa.
Dribbble/Meg

Se essa mulher se sente cansada e exausta demais para realizar as atividades que sempre fez, começam as reclamações. Afinal, ela assumiu a responsabilidade de fazer tudo a todo momento, e parece impensável que ela precise de um tempo para si. É uma mulher com superpoderes, que nunca teve dificuldades aparentes para resolver qualquer questão que aparecesse.

No entanto, existe um truque para que os superpoderes femininos sejam efetivos. Uma mulher não pode dar tudo de si e esquecer da própria individualidade. Se ela está fazendo isso, está falhando consigo todos os dias. Está se ignorando, entregando os próprios superpoderes para outras pessoas, deixando para trás as tarefas que são essenciais para si. A mulher deixa de ser prioridade da própria vida.

Você também pode gostar

Pense um pouco na sua rotina. Quantas vezes você chega ao final do dia e percebe que não se dedicou a si mesma? Que não investiu tempo, cuidado e atenção a quem você é? Talvez você esteja até pensando nas desculpas que usou, como “não tive tempo”, “estou muito cansada” ou “amanhã faço”. Esses são os truques para escapar de si e continuar se entregando para os outros, porque você imagina que é essa a forma correta de agir em sociedade.

Aos poucos, toda a energia que você tinha para desempenhar todo tipo de tarefa começa a se esgotar. Você não sente a mesma vontade de viver, não tem ânimo para os outros e para si. Você entra em um processo de esgotamento enquanto tenta exigir cada vez mais de você. Há uma diferença entre o que você mostra de si para o exterior e quem é você na realidade.

Ilustração de várias mulheres em pé, lado a lado, rindo e conversando.
Dribbble/Cami

Para se resgatar das responsabilidades que você assumiu sem estar pronta para elas, você deve perder o medo de impor limites, deve ser capaz de dizer “não” e deve abandonar o medo de brilhar. Brilhe pelo o que você é, pelas qualidades que você tem. Deixe a cobrança excessiva para trás e use seus superpoderes para se valorizar, para se aceitar e para destacar a sua força interior. Conheça mais você mesma e descubra a liberdade emocional.

Não se trata de não dar tudo os outros. Trata-se de dar a si própria, para que você não seja uma prisioneira de suas qualidades. Deixe que seus melhores adjetivos te impulsionem!

Yolanda Castillo

Escuela Integral para el desarrollo humano.

Sobre o autor

Escuela Integral para el desarrollo humano

Escuela Integral para el desarrollo humano

A EIDH é uma escola online, internacional, bilíngue, com um sistema educativo e metodologia própria, que está a um clique de distância de você.

Nasce com o objetivo de implementar um novo sistema educativo em formação profissional e desenvolvimento pessoal.

Como escola nos caracterizam cinco fundamentos: profissionalismo, rigor, experiência, transparência e compromisso. Eles nos permitem atingir os objetivos educativos e nos posicionar em destaque no mercado.

Após uma longa carreira de 18 anos trabalhando em consulta e proporcionando formação e cursos em diferentes áreas da medicina holística e crescimento pessoal, em outubro de 2019 abre suas portas para dar início a uma nova etapa.

Etapa esta na qual hoje mais do que nunca acreditamos na educação como princípio e fundamento de tudo. Confiamos nela como a base dos estudos, como um fundamento constante e necessário em cada uma das etapas vitais de crescimento, desenvolvimento emocional e pessoal. Assim, levamos a educação para várias áreas principais, nas quais fornecemos estudos pioneiros. Para isso, temos as melhores escolas e câmpus formativos com ofertas educacionais adaptadas a cada aluno, revolucionando a educação e o ensino com cada um deles:

- Campus Medicina Natural
- Campus Terapias Integrais EIDH
- Escuela Maternar
- Escuela Despierta Mujer

Como equipe temos o objetivo de proporcionar sempre o melhor conteúdo, com base em investigação, estudo e dedicação.

Roberto Castillo

Confio na capacidade que tem o ser humano para acionar mudanças em sua forma de ser, estar e sentir.
Todos nós, sem exceção alguma, temos qualidades para consegui-lo.​
Porém, o verdadeiro desafio é encontrar o que mudar e como o fazer para obter os benefícios que o indivíduo deseja em seu crescimento pessoal, em sua saúde emocional e bem-estar físico. Este é o meu trabalho: acompanhá-lo na procura da origem dos processos emocionais e fisiológicos, que o impedem de fazer mudanças para atingir seu máximo potencial. Porque o importante não é adormecer o problema ou a situação que o limita, mas sim encontrar a origem emocional para que o indivíduo possa obter os benefícios necessários.
Tudo tem relação com:​
Encontrar a origem
Desbloquear emoções
Ganhar consciência

Eu sou Roberto, naturopata e psicoterapeuta especializado no acompanhamento de processos pessoais relacionados com a saúde e crescimento pessoal. Investigador em neurociências e formador em diferentes câmpus da EIDH.

Com o meu acompanhamento em consultas, desde o ano 2003, ajudei milhares de pessoas em Portugal, Espanha, Suíça e França a superarem obstáculos emocionais, patologias do foro psicoemocional e cognitivo, que as impediam de desfrutar de um bom estado de saúde para atingir objetivos profissionais e pessoais.

Nos últimos oito anos, formei um número enorme de alunos, facilitando o acesso a terapias e técnicas que permitiam a eles se autoajudarem, se descobrirem, trabalharem suas questões emocionais; tudo desde a origem: a emoção.

E tudo isso por meio de terapias que permitem o desenvolvimento da autoconfiança, segurança, força interior e autoconhecimento.

Em resumo, que permita o indivíduo viver de forma consciente. Porque viver o dia a dia de forma consciente possibilita a você decidir de forma responsável e segura. Descobrir-se a cada dia e deixar de “lutar” com limitações e obstáculos psicoemocionais. Gosto de desafios e de trabalhar com pessoas que desejam verdadeiramente encontrar respostas para modificar seu estado atual. Quando se trabalha com algo tão especial e profundo, como a “origem emocional”, em que o profissionalismo e a empatia são fundamentais, é possível conseguir que qualquer um mude sua própria vida.

Yolanda Castillo

Acredito na qualidade “criadora” da mulher como princípio de mudança e transformação, em todos os âmbitos. Todas somos únicas, é por isso que TODAS temos a capacidade de descobrir nossas qualidades. Porém, o verdadeiro desafio é despertar, descobrir quais são suas qualidades, o que deseja criar e cocriar com elas e quais são os passos necessários para atingir seus objetivos pessoais, em qualquer âmbito. Este é o meu trabalho, acompanhar você para que encontre sua “bússola” central e caminhe com firmeza em direção aos seus objetivos: pessoais, emocionais e profissionais.
Porque o que faz a diferença não é se camuflar, mas sim desconstruir as ideias e os preconceitos sobre si mesma para criar sua verdadeira identidade como mulher.

Eu sou Yolanda, terapeuta especializada em saúde feminina integrativa e acompanhamento psicoemocional de maternidade. Formadora, escritora e codiretora da EIDH (Escola Integral para o Desenvolvimento Humano).
Com os meus acompanhamentos e consultas, ajudei um número expressivo de clientes na Espanha, Portugal, Canadá e América Latina a descobrirem padrões de atuação antigos e encontrarem a raiz emocional dos bloqueios que os impediam de atingir seus objetivos. Como formadora, facilito ferramentas-chave de autoajuda e autoconhecimento para que você possa compreender suas raízes como mulher:​

Compreender seu processo pessoal, quebrar antigos padrões, encontrar a raiz emocional, valorizar-se para criar uma nova maneira de ser e estar. ​Gosto de trabalhar com mulheres aventureiras que queiram se arriscar e fazer a diferença. Sou uma mulher empática, e quando trabalho com mulheres comprometidas elas conseguem transformar qualquer aspecto de sua vida.

Contatos:
Email: [email protected]
Site: eidh-escolaintegral.com
Facebook: facebook.com/EIDH.escuelaintegral
Instagram: @escuela.integral_eidh/