Autoconhecimento

Desfrute da vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Mais rápido do que pensamos, ela está aí, passando…a vida é realmente uma caixa de surpresas e as coisas acontecem quando menos esperamos. Somos sempre surpreendidos com novas chances, recomeços, novas pessoas, experiências e também perdas e ganhos.

Nunca ninguém nos ensinou a viver a vida, não é mesmo? Porque ela não tem manual de instruções nem regras fixas, cada um vive de um jeito, aprende de um jeito e tem experiências diferenciadas.

O mais difícil é entender o que é “aproveitar a vida”, temos que dosar responsabilidades, diversão, cobranças e milhares de atividades, não é nada fácil.

Famoso “Carpe Diem”

O conhecido e muito citado ditado latino “Carpe Diem” significa “aproveite o dia”. Esse é mais um símbolo da preocupação do ser humano em curtir a vida, usufruir de seu tempo para ser feliz.

Entretanto, felicidade é algo muito relativo e a cobrança exagerada de desfrutar da vida pode se tornar muito mais um peso do que um aproveitamento.

Tome cuidado para não prender-se a padrões sociais ou exigências demais por um título de felicidade que não passa de palavras. Busque em si e em sua rotina maneiras de realmente sentir prazer de viver, de fazer esta jornada algo leve e gostoso de comandar.

Identificação

Para que a vida se torne mais gostosa de viver, damos algumas dicas para identificar maneiras de encontrar alegria nas coisas mais simples:

1. Cuide de quem gosta

Não deixe para valorizar alguém quando está prestes a perder a pessoa. Temos a mania de nos acostumar com a presença de certas companhias e por mais valiosas que elas sejam para nós, minimizamos sua importância por mero conforto e comodidade.
Quantos relacionamentos já não tiveram fim pela falta de atenção? Quantas lágrimas já não escorreram por solidão e carência?
Não deixe de dar carinho para quem você ama, a resposta será recíproca e nada melhor do que amar e se sentir amado, isso faz parte de curtir a vida.

2. Anime-se e descubra-se

Diversas atividades são capazes de nos proporcionar prazer, e você só as conhecerá se experimentar algumas. Não tenha medo de fazer coisas novas, conheça tudo aquilo que a vida puder lhe dar e faça de cada nova experiência uma chance para se descobrir.
Longe de qualquer cobrança ou padrão social, faça aquilo que te faz bem e consegue estampar um sorriso em seu rosto, independentemente do que vão dizer!

3. Cuide de si mesmo

Antes de qualquer ajuda ou cuidado externo, você tem que se ajudar! Nunca deixe de se cuidar, alimente-se bem, tenha disposição, cumpra com suas atividades, vista-se como se sente confortável, trace metas e planos e engaje-se neles. Sua vida é seu parque de diversões, você deve estar disposto e energético para aproveitar cada brinquedo e cada medo que passar.

4. Seja quem quer ser

Não deixe que as pessoas lhe cobrem e façam da sua vida um fardo. As cobranças e críticas construtivas são extremamente importantes para crescermos como pessoa, mas não podem bloquear nossos momentos de relaxamento e desfrute da vida. Tenha autoconfiança para cumprir prazos e atividades, mas saiba equilibrá-los com paz de espirito e harmonia interior.

5. Não tema a vida

Não tenha medo do desconhecido. Pense que, independentemente de sua crença, essa vida de agora você só viverá uma vez. Aproveite tudo o que puder fazer e tiver vontade, não deixe oportunidades passarem em branco.

6. Não se arrependa

Se algo ficou para trás, tudo bem, não é motivo para desanimar, mas sim para fazer diferente. Aprender com os erros também faz parte da vida e nos ensina uma melhor maneira de usufruir dela.

7. Divirta-se com a sua rotina

É impossível viver bem se a rotina é um peso, ela deve ser prazerosa mesmo com todos os compromissos e dificuldades que trouxer. Seu trabalho e vida profissional podem ser exigentes, desde que isso não comprometa a sua felicidade, muito menos seu tempo para dedicar-se a si mesmo.

8. Enxergue a beleza das pequenas coisas

A vida pode ter muito mais sabor se as pequenas coisas transformarem-se em motivos de prazer. A cor e o aroma das flores, os detalhes de dentro de sua própria casa e muitas outras coisas podem lhe fazer feliz e você nem sabe. Experimente dar valor para novos motivos e entenda a beleza do simples.


Texto escrito por Júlia Zayas da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]