Autoconhecimento Psicologia

5 arquétipos poderosos para ativar sua vida!

De acordo com a definição de Carl Jung, os arquétipos são modelos que fazem parte da nossa mente inconsciente. Eles são os padrões que seguimos nos nossos comportamentos, sem nem pensar sobre eles, de geração em geração.

Atualmente, os arquétipos têm sido utilizados de outro jeito. Além de simbolizarem os modelos inconscientes que seguimos, eles podem melhorar alguns aspectos das nossas vidas.

Isso ocorre porque é possível ativar um conjunto de características em nós, para que tenhamos mais sucesso no trabalho, mais realização no amor, mais bem-estar e até mais dinheiro. A seguir, conheça cinco arquétipos poderosos que vão te transformar!

1) Arquétipo do Girassol

O arquétipo do girassol tem como objetivo melhorar a sua saúde física e mental. Descubra como isso pode acontecer, com base nas características da ferramenta:

Simbologia do girassol

O girassol é uma inflorescência que se movimenta de acordo com o posicionamento do Sol. De maneira simbólica, é como se a planta estivesse sempre em busca da positividade, enxergando o lado mais luminoso de cada situação.

A energia do girassol

Mesmo que o girassol seja um sinônimo de positividade, é importante conhecer todas as energias que ele pode trazer para a vida de alguém. Abaixo, entenda o lado luz e o lado sombra do arquétipo:

Características positivas

  • Aumento da vitalidade: o arquétipo do girassol pode expulsar as vibrações negativas e as doenças do corpo de alguém, elevando a vitalidade de um indivíduo.
  • Incentivo da longevidade: por ser uma planta muito ligada ao Sol, que aparece todos os dias no céu, sem falta, o girassol promove a longevidade da vida de uma pessoa.
  • Promoção da revitalização: a revitalização do corpo e da mente é trazida pelo girassol, já que a planta está sempre em busca da luz, da positividade e de algo novo.
  • Atração da prosperidade: o girassol é um símbolo de abundância e de prosperidade, garantindo que uma pessoa receba apenas boas notícias em relação à própria saúde.

Características negativas

  • Dependência emocional: a dependência emocional pode ser ativada com o arquétipo do girassol, já que a planta depende do Sol para viver bem e com vigor.
  • Inconsequência: se uma pessoa vê apenas o lado positivo da vida, tendo energia para aproveitá-la ao máximo, pode correr riscos desnecessários, que a prejudicam em vez de ajudá-la.

Mantra de ativação

Depois de entender tudo que o arquétipo do girassol pode atrair para a sua vida, chegou a hora de ativá-lo. Você pode imprimir uma foto dessa planta e colocar na sua carteira, ou cultivar um girassol na sua casa. Também é possível escutar o seguinte mantra de três a sete vezes ao dia, mentalizando o que você quer atrair para sua vida:

2) Arquétipo do beija-flor

O objetivo do arquétipo do beija-flor é trazer mais amor para a sua vida, tanto nas suas relações com os outros quanto na sua relação consigo. Observe os detalhes sobre essa ferramenta:

Simbologia do beija-flor

O beija-flor é um animal muito ativo, que traz alegria e empolgação toda vez que é visualizado por alguém. Dessa maneira, a ave simboliza o amor e a felicidade, ampliando a autoconfiança e a extroversão. Com essas características, é mais fácil alcançar sucesso na hora da conquista.

A energia do beija-flor

Por mais que o beija-flor traga ótimas sensações, é preciso compreender quais são as energias que esse arquétipo pode trazer para a sua vida, no lado luz e no lado sombra, como você vai aprender a seguir:

Características positivas

  • Estimula a proatividade: o constante movimento do beija-flor faz com que você seja uma pessoa proativa, criativa e cheia de iniciativa, o que facilita na hora de chamar alguém para sair ou de criar um encontro inovador.
  • Aumenta a autoconfiança: os encantos característicos do beija-flor são capazes de elevar a sua autoconfiança, para que você se envolva apenas com quem merece a sua atenção e saiba se amar acima de tudo.
  • Eleva a felicidade: como o beija-flor traz felicidade para quem o vê, o arquétipo garante que você se sinta mais feliz na sua vida, melhorando o seu humor, o que é um ponto positivo para o amor.
  • Favorece a extroversão: com toda a atividade do beija-flor, você vai sentir mais facilidade para conversar com as pessoas e para mostrar quem você realmente é, abrindo caminhos no amor.

Características negativas

  • Dificuldade para aceitar críticas: por estimular a autoconfiança, o arquétipo do beija-flor pode trazer uma dificuldade para aceitar críticas que abalariam a autoestima de alguém.
  • Irritabilidade: a irritabilidade pode se manifestar com o arquétipo do beija-flor, já que o animal é muito inquieto e nem sempre consegue manter a tranquilidade.
  • Desejo constante de mudança: como o beija-flor é um animal muito ativo, tudo que se refere à rotina pode se tornar entediante para você, ainda que isso traga estrutura e organização para os seus dias.

Mantra de ativação

Agora que você sabe como o arquétipo do beija-flor pode influenciar a sua vida, só falta entender qual é a melhor maneira de ativá-lo. Além de acrescentar imagens de um beija-flor no seu papel de parede, você pode colocar um bebedouro para essa ave. Outra possibilidade é ouvir um áudio de ativação do arquétipo, entre três e sete vezes por dia:

3) Arquétipo do Mago

O objetivo do arquétipo do mago é melhorar a sua vida profissional, ajudando-o a cultivar novas ideias e a empreender, buscando sempre a sua evolução. Veja como isso ocorre tendo em vista as características do arquétipo:

Simbologia do mago

O mago é uma representação da sabedoria, da lógica e da realização de planos. Em alguns aspectos, a figura pode estar ligada aos conhecimentos mais ocultos e à espiritualidade, trazendo uma área de abrangência ainda maior para o ambiente profissional, dependendo do seu meio de atuação.

A energia do mago

Ainda que o mago seja um sinônimo de conhecimento e de sabedoria, é fundamental conhecer todas as energias que ele pode trazer para a sua vida, com os lados luz e sombra do arquétipo:

Características positivas

  • Aumento da inteligência: a principal característica do mago é a inteligência, que será ampliada no ambiente de trabalho a partir do arquétipo.
  • Facilidade para usar a lógica: o arquétipo do mago permite que uma pessoa use a lógica com mais facilidade, seja na hora de resolver problemas ou de adquirir novos conhecimentos.
  • Habilidade para empreender: uma pessoa pode se tornar capaz de analisar a realidade com mais precisão, aumentando a própria habilidade para empreender com sabedoria e criatividade.
  • Desenvolvimento da espiritualidade: como o mago é um ser ligado ao mundo oculto e místico, o arquétipo favorece o desenvolvimento da espiritualidade e da própria interioridade.

Características negativas

  • Arrogância: o mago pode fazer com que uma pessoa sinta que já tem muito conhecimento, mais do que os outros, tornando-se arrogante.
  • Manipulação: com o objetivo de fazer valer as próprias teorias sobre o mundo, um indivíduo pode acabar manipulando os outros com muita inteligência.
  • Egoísmo: o arquétipo do mago pode aumentar o egoísmo, fazendo com que uma pessoa seja competitiva demais e lhe falte o trabalho em equipe.

Mantra de ativação

Conhecendo os efeitos que o arquétipo do mago pode trazer para a sua vida, você já pode se preparar para ativar a ferramenta. Uma das formas de fazer isso é colocando a foto de um mago no plano de fundo do seu celular. Outra maneira é ouvir o mantra de ativação do arquétipo, de três a sete vezes por dia, enquanto mentaliza suas ambições:

4) Arquétipo do golfinho

O objetivo do arquétipo do golfinho é trazer mais felicidade para a sua vida, elevando o seu bem-estar e lhe ajudando a ver o lado bom da vida. Sinta o poder das características dessa ferramenta:

Simbologia do golfinho

O golfinho é um animal amigável, dócil e brincalhão, que tem fãs em todo o mundo, de todas as idades. Por esse motivo, essa figura é símbolo de otimismo, de simpatia e de bem-estar. Se você pensar em um golfinho, dificilmente terá pensamentos negativos sobre ele.

A energia do golfinho

Após conhecer um pouco mais sobre o golfinho, chegou o momento de entender quais são as energias que ele pode trazer para a sua vida, considerando não só o lado luz do arquétipo, mas também o lado sombra:

Características positivas

  • Aumento da simpatia: por ser um animal brincalhão, o golfinho aumenta a simpatia, fazendo com que você sempre encontre motivos para sorrir ao longo do dia.
  • Desenvolvimento do otimismo: o otimismo do golfinho pode lhe ajudar a ver o lado positivo da vida, mesmo que você esteja em uma situação não tão favorável.
  • Facilidade para fazer amigos: o golfinho permite que você se rodeie de pessoas boas, que querem o seu bem e que tornam a sua vida mais leve.
  • Fortalecimento da união: o senso de coletividade estimulado pelo golfinho vai fazer com que você sinta mais vontade de praticar a união, obtendo ajuda para resolver o que parece muito difícil.

Características negativas

  • Inocência em excesso: o golfinho pode trazer uma inocência em excesso que coloca uma pessoa em risco, podendo confiar demais em quem está mal-intencionado.
  • Dificuldade para impor limites: com o desejo de agradar a todos, o golfinho pode trazer uma dificuldade para impor limites, que são fundamentais para relações verdadeiras.

Mantra de ativação

Considerando tudo que o arquétipo do golfinho pode trazer para a sua vida, você pode ativá-lo para receber todas as vibrações positivas da ferramenta. Além de incluir a imagem de um golfinho no seu plano de fundo, é possível meditar com um mantra de ativação do arquétipo do golfinho, de três a sete vezes por dia:

5) Arquétipo do diamante

O objetivo do arquétipo do diamante é atrair dinheiro, prosperidade e riquezas para você, trazendo a você a tranquilidade, a segurança e a estabilidade. Entenda como cada característica da ferramenta pode lhe ajudar com isso:

Simbologia do diamante

O diamante é um elemento da natureza que simboliza a exclusividade, o luxo, o poder e a riqueza. Uma pessoa que tem um diamante tem alto poder aquisitivo, além de ser alguém que valoriza a raridade do que há de mais bonito. Dessa maneira, o diamante é um excelente objeto para atrair mais dinheiro.

A energia do diamante

Tendo em vista todo o poder que o diamante traz, é essencial se aprofundar nas energias que esse arquétipo vibra, pensando tanto no lado luz da ferramenta quanto no lado sombra, como veremos a seguir:

Características positivas

  • Atração da prosperidade: o diamante é um símbolo de prosperidade, então pode ser aproveitado para trazer mais sorte e mais boas notícias para alguém.
  • Facilidade para obter ganhos materiais: já que o diamante é um sinônimo de riqueza e poder, o arquétipo estimula os ganhos materiais, como resultado do trabalho.
  • Melhoria do status social: o status social de uma pessoa pode ser elevado com o diamante porque ele vai trazer as recompensas merecidas de um trabalho duro, ajudando-a a se promover.
  • Aumento do foco: o diamante atrai olhares sempre que aparece, então é um elemento que aumenta o foco de uma pessoa em um objetivo, seja ele qual for.

Características negativas

  • Inveja: a busca incessante por dinheiro e por status pode trazer uma sensação de inveja em relação ao que os outros já conquistaram, a partir do diamante.
  • Frieza: o apego aos bens materiais e o desejo de conquistá-los pode distanciar um indivíduo do que realmente importa: as relações humanas.
  • Estresse: com o foco apenas em ganhar dinheiro e em trabalhar muito, é possível que o arquétipo do diamante torne uma pessoa mais estressada.

Mantra de ativação

Tendo em mente tudo que o arquétipo do diamante pode trazer para a sua vida, você só precisa ativá-lo. Um dos jeitos de fazer isso é manter a imagem de um diamante perto de você, no seu plano de fundo, por exemplo. Também é indicado ouvir o mantra de ativação do arquétipo, de três a sete vezes por dia:

Você também pode gostar:

A partir das informações apresentadas, você já tem cinco ferramentas para tornar a sua vida melhor, em diferentes aspectos. Para garantir que as pessoas ao seu redor também tenham esses benefícios, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br