Convivendo

O valor da gratidão

Uma pessoa erguendo e abrindo seus braços em meio a um pôr do sol.
tutye / 123RF
Escrito por Luis Lemos

Você sabe que dia é hoje? A data de 6 de janeiro é o Dia da Gratidão. Mas você sabe o que é gratidão? Gratidão é um dos sentimentos mais libertadores da vida humana. Quando somos gratos, a vida passa a ter outro significado.

A gratidão nos conecta com o todo, com o Universo. Em tudo devemos ser gratos a Deus. Tudo Ele nos dá, e é sempre tanto que nem temos palavras para agradecer. A gratidão é um sinal de amor a Deus.

A filosofia da gratidão afirma que quem é grato é feliz. Não existe passividade no gesto de agradecer. Quem agradece se torna superior à graça alcançada. O amor é coirmão da gratidão. Quem ama é grato.

O filósofo grego Epicuro dizia que “as pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo.” Ser grato é aceitar a vida como ela realmente é.

Uma pessoa erguendo seus braços em meio a um pôr do sol.
avi_acl de Pixabay / Canva / Eu Sem Fronteiras

Somente a gratidão nos leva ao amor verdadeiro, ao amor de doação, ao amor total. Quando somos gratos, estamos mais perto do coração de Deus do que quando simplesmente oramos.

O homem contemporâneo, pela vida que leva, sempre corrida e agitada, quase nunca tem tempo para agradecer. Geralmente emenda uma atividade atrás da outra, num ativismo total.

Tornar-se grato não é propriamente um parto imediato. A gratidão é uma virtude que precisa ser desenvolvida sempre, tornando-se um costume diário. Precisamos aprender a ser gratos! Ou você acha que não?

Quando tomamos consciência de que somos finitos, de que tudo o que temos e somos pode nos ser tirado de um dia para o outro, de que tudo o que possuímos pode desaparecer num segundo de tempo, devemos aprender a ser gratos.

Mas eu digo em alto e bom tom: não deixe esse dia chegar para ser grato. Seja grato agora, nesse momento, pela sua vida, pela sua saúde, pelo seu trabalho, pela sua família, pela sua visão, pelos seus amigos…

Uma garota, desfocada, segurando uma flor.
Hakase_ de Getty Images Pro / Canva / Eu Sem Fronteiras

A gratidão é um bálsamo na nossa vida e não custa nada, basta ter humildade. O sentimento de gratidão nos livra das preocupações diárias e nos torna homens e mulheres melhores.

Não existe tempo ou lugar para sermos gratos. Também não adianta ser grato somente pelas coisas boas que acontecem em nossa vida. Devemos ser gratos a todo momento.

Foi assim que, numa das horas mais sombrias para o Filho de Deus na Terra, Jesus exclamou: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lucas 23:34). O homem inteligente é grato o tempo todo.

O ser humano é o resultado de uma cadeia de inumeráveis de encontros, gestos, sentimentos e afetos. Por pura dádiva recebemos o bem mais precioso, a nossa vida, e do mesmo modo sejamos gratos por tudo o que nela.

Você também pode gostar

Por tudo isso quero terminar de escrever esse texto agradecendo a Deus pela vida, pelos professores que ensinaram-me as primeiras letras, enfim, pelo Portal Eu Sem Fronteiras que publica os meus artigos. Muito obrigado!

Sobre o autor

Luis Lemos

Filósofo, professor universitário e escritor, autor dos livros: O primeiro olhar – A filosofia em contos amazônicos (2010); O segundo olhar – A filosofia em temas amazônicos (2012); O terceiro olhar – A filosofia em lendas amazônicas (2014); O homem religioso - A jornada do ser humano em busca de Deus (2016); Jesus e Ajuricaba na terra das Amazonas - Histórias do universo amazônico (2019).

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @professorluislemos
Facebook: professorluislemos
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Luis Lemos