Saúde Integral

Obesidade causa dores ou as dores levam à obesidade?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Respondendo à pergunta do título de forma bem objetiva, ambos os casos podem acontecer. A obesidade pode levar a dores e dores podem causar obesidade. Mas isso não quer dizer que toda obesidade aconteça por causa de dores nem que todas as dores estejam ligadas à obesidade. Vamos analisar um pouco cada um dos casos:

Obesidade que causa dores

De forma bem simplificada, podemos dizer que quando o corpo está mais pesado, isso pode causar dores, principalmente em articulações e músculos, pois o corpo pode não estar suportando o peso da gordura excessiva que a pessoa está carregando. Além dessas dores, pode acontecer de surgir outros tipos de dores como a dor de cabeça.

No caso dessas outras dores, o que muda é que elas não estão diretamente ligadas ao excesso de gordura no corpo, mas ao estilo de vida que uma pessoa obesa tem. Por exemplo: alguém obeso costuma ter uma alimentação não saudável e costuma consumir uma quantidade excessiva de açúcares, gorduras e conservantes, o que pode levar a problemas como enxaquecas e outros tipos de doenças. Outra doença pessoas obesas estão mais propensas a ter é a diabetes, que causa dores e outra complicações.

Dores que causam obesidade

As dores também podem causar obesidade, seja pelo fator psicológico ou pelo fator físico. Pelo lado psicológico, alguém que sofre de dores crônicas pode buscar na comida uma forma de conforto, um jeito de sentir um pouco de prazer por causa de um dia que passou sofrendo com as dores.

Pela questão fisiológica, algumas dores são tratadas com medicamentos que podem afetar hormônios ligados à sensação de saciedade e fome, o que pode fazer a pessoa a comer mais do que o necessário. Também podemos citar outro problema que pode surgir com alguns tipos de medicamentos para a dor, que é o hipotireoidismo, grande influenciador da obesidade.

Outro fator importante que não podemos deixar de lado é o sedentarismo. Quem sofre de dores crônicas dificilmente consegue praticar algum esporte ou exercício físico, o que pode levar à obesidade.

Ciclo vicioso

Seja começando pelas dores ou pela obesidade, o problema é que esse ciclo vicioso de dor e ganho de peso é algo sério, que precisa ser tratado. Se a obesidade causa mais dores, isso pode levar a um maior consumo de remédios e a um estilo de vida que aumente ainda mais o sedentarismo, fazendo com que a pessoa ganhe ainda mais peso. Portanto, o ideal é procurar especialistas da área da saúde para encontrar um tratamento que cuide dos dois problemas, pois eliminar um deles e não combater o outro pode fazer o ciclo se tornar interminável.


Escrito por Ricardo Sturk da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]