Medicina Tradicional Chinesa Saúde Integral

Dor de cabeça e a medicina tradicional chinesa

Denise Ciciliano
Escrito por Denise Ciciliano
O corpo é sábio e nosso amigo, quando algo não está indo bem, ativa alarmes que a princípio são incômodos, mas servem para a nossa proteção.

A dor é um desses alarmes, é o corpo dizendo que estamos abusando, que algo saiu fora do controle e precisamos nos cuidar.

Dor de cabeça no sentido figurado é quando temos um problema para resolver no trabalho, com os filhos, o companheiro, etc. No sentido físico existem algumas definições, a dor pode ser sintoma de alguma outra doença. Cefaléia é o termo médico para a dor de cabeça. Enxaqueca é a própria doença, é um tipo de cefaléia com crises recorrentes que podem ser acompanhadas de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou sons.

A Medicina Tradicional Chinesa se baseia no conceito Yin e Yang, muitas vezes supomos que um é bom e o outro é ruim, um é claro e o outro é escuro. Na verdade, tudo na natureza contém as energias Yin e Yang, as duas são opostas e se complementam, uma não existe sem a outra. O desequilíbrio entre essas duas energias, Yin e Yang, é que causa doenças e dores.

Nosso organismo também é composto de energia, chamada QI, a energia vital. Essa energia percorre o nosso organismo através dos meridianos, no total são 12 meridianos. A Medicina Tradicional Chinesa explica que a dor ocorre quando o QI está estagnado nos meridianos.

Os meridianos estão relacionados com os órgãos (fígado, vesícula biliar, estômago e bexiga) e percorrem todo o nosso organismo, por isso a localização da dor de cabeça é importante no diagnóstico da MTC.

Conforme a localização da dor de cabeça sabemos qual órgão está afetado:

– No topo da cabeça: fígado, a dor melhora com descanso;

– Nos lados da cabeça, têmporas: vesícula biliar, normalmente é uma dor latejante;

– Frontal: estômago, sensação de peso na cabeça, falta de concentração, atordoamento, visão turva;

– Atrás da cabeça, occipital: bexiga, rigidez nas costas e pescoço;

& #8211; Fundo do olho: fígado.

O tratamento com Acupuntura restabelece o equilíbrio entre o Yin e o Yang, desbloqueia a estagnação e promove a saúde e o equilíbrio energético, prolongando a vida através da inserção de agulhas em pontos selecionados no trajeto do meridiano que promoverá um estímulo no cérebro e a partir daí são liberadas substâncias analgésicas e anti-inflamatórias no organismo.

No próximo texto falarei sobre os efeitos da alimentação na dor de cabeça. 

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Denise Ciciliano

Denise Ciciliano

Comecei minha vida profissional aos 17 anos como estagiária de secretariado na General Motors, passei por vários departamentos e funções e após 27 anos me desliguei da empresa em novembro de 2011.

Já havia iniciado o curso de acupuntura e em março de 2012 me formei e comecei a atuar com Medicina Chinesa (acupuntura, auriculoterapia, moxa e massagem terapêutica).

Minha formação acadêmica era voltada para a área administrativa e em 2014 iniciei o curso de Fisioterapia pela FMABC, atualmente estou no último ano.

Adoro viajar e conhecer outras culturas, estive na China, EUA, alguns países da Europa, Américas, Índia e viajei por alguns lugares do Brasil também.
Sou budista, praticante de meditação.

Atuei como professora de inglês particular e escola de idiomas. Tenho conhecimento básico de italiano e espanhol.

Formação profissional terapêutica e administrativa:

- Massoterapia – Outubro/2002
- Traditional Chinese Medicine Acupunture & Cosmetology Training Course - WFCMS – Pequim – Setembro/2010
- Formação profissional em Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura – Carga horária 1.200 horas - Instituto Tin San - Centro de Cultura de -
Medicina Tradicional Chinesa – São Bernardo do Campo – concluído Março/2012
- Anatomia do Sistema Locomotor – Maio/2012
- Drenagem Linfática – Novembro/2012
- Auriculoterapia Chinesa – CEATA – Abril/2013
- Aprimoramento em Acupuntura no Tratamento da Dor – Setembro/2013
- Diagnostico da Medicina Tradicional Chinesa – Dezembro/2013
- Bandagens Funcionais – Fevereiro/2015
- Massagem Tui Na – Agosto/2016
- Cursando 4o. ano do curso de Fisioterapia – FMABC – Santo André
- Administração de empresas – 1988
- Comércio Exterior – 1997
- Pós Graduação em Gestão de Negócios Internacionais - 2000