Alimentação consciente Nutrição Saúde Integral

Dê à sua saúde e à alimentação a importância que merecem

Resumo do evento

5° Encontro da Alimentação Saudável e Promoção da Saúde
Vilaninutri: Nutrição, Saúde & Educação
Projeto de Educação Nutricional

Os meses de março e abril são marcados por ações realizadas em prol do cuidado geral com saúde e nutrição. Com o objetivo de contribuir com a promoção da saúde da população, a Vilaninutri – Nutrição, Saúde & Educação, por intermédio da Dra. Vilani Figuiredo, com a parceria da Clínica Sementes e o portal Eu Sem Fronteiras na divulgação, realizou, no dia 31 de março de 2017, o Evento Social Gratuito – o 5° Encontro da alimentação Saudável e Promoção da Saúde.

A atividade gratuita, destinada a todos aqueles preocupados com a saúde, constou de avaliação nutricional, que teve como diferencial o uso do analisador de composição corporal por Bioimpedância elétrica, conhecido como “Balança de Bioimpedância”, seguido de emissão de relatório e análise da composição corporal. O exame serviu para o direcionamento das orientações nutricionais individuais, conforme a necessidade e os casos encontrados, que variaram desde dicas para uma alimentação mais saudável até orientações mais direcionadas para obesidade, diabetes, hipertensão e doença renal crônica.

“Dê à sua saúde e à alimentação a importância que merecem” foi o enfoque dado a todas as intervenções realizadas durante o evento pela equipe de nutrição responsável pela execução do projeto — nutricionistas e estagiários de nutrição —, além de materiais didáticos de orientação nutricional expostos com o objetivo de promover mudança no estilo de vida e bons hábitos alimentares.

Os participantes tiveram também a oportunidade de tirar dúvidas gerais sobre preparações e alimentos processados e ultraprocessados, além de entender na prática, com o auxílio das ferramentas de educação nutricional, os malefícios à saúde por eles provocados. As ferramentas foram: Roda e Pirâmide Alimentar, Prato Adequado e Saudável e apresentação física do Guia Alimentar Brasileiro para reforçar a importância da existência e prática diária das recomendações contidas neste documento. Tudo em um ambiente muito descontraído e acolhedor montado no jardim da Clínica Sementes.

Segundo a nutricionista Dra. Vilani,“a ideia de incluir a Balança de Bioimpedância foi para facilitar o trabalho e atender o maior número de pessoas sem perder a qualidade da orientação por se tratar de um evento público, além da preocupação em oferecer um diferencial aos participantes que, em muitos casos, nunca tiveram a oportunidade de passar em uma consulta nutricional, assim como fazer um exame mais detalhado de composição corporal”.

Explica ainda que o “exame” é um dos métodos de avaliação que auxilia o trabalho do profissional nutricionista, pois é uma maneira rápida, eficiente e precisa de avaliar a composição corporal, uma vez que mede o percentual de gordura corporal por meio de uma corrente elétrica de baixa intensidade imperceptível e não invasiva, estimando a massa gorda, massa livre de gordura, água corporal total extra e intracelular, o que possibilita uma análise geral da situação do indivíduo, com a devida atenção aos fatores de interferência durante a sua execução. Os resultados permitem a prescrição de plano alimentar e acompanhamento nutricional no processo de emagrecimento com reeducação alimentar pelo nutricionista e exercícios (recomendado por um educador físico) adequados às necessidades individuais.

Outro ponto importante trabalhado nas orientações pelas nutricionistas Vilani Figuiredo e Andrea Ignácio foi alertar os participantes sobre os riscos da localização da distribuição da gordura corporal encontrada nos exames e sua relação com as doenças metabólicas. De acordo com a análise após o evento, o resultado geral encontrado nesta amostra foi preocupante: 60% do público atendido encontrava-se no estado de sobrepeso e obesidade, acompanhado da “obesidade central” ou seja, maior acúmulo de gordura na região abdominal. A medida da circunferência abdominal por si só já é um preditor e reflete melhor o conteúdo de gordura visceral e os riscos associados.

Sabemos que sobrepeso e obesidade são fatores de risco importantes para o desenvolvimento de outras complicações de saúde e doenças crônicas não transmissíveis.

Vale ressaltar que a síndrome metabólica (SM) caracteriza-se como uma combinação de fatores de risco que, quando ocorrem em conjunto, resultam nas doenças crônicas não transmissíveis mais comuns, como a obesidade, o diabetes tipo 2 e doença cardiovascular com aumento de aproximadamente 1,6 vezes da mortalidade. Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de síndrome metabólica são o sedentarismo e uma dieta rica em gorduras e carboidratos, contribuindo para as duas características clínicas principais, ou seja, obesidade central e resistência à ação da insulina (IR). Os dados encontrados são muitos parecidos com dados do VIGITEL 2014 apresentados da população brasileira, enfatizando o crescimento do desequilíbrio nutricional da nossa população.

O tratamento primário para a síndrome metabólica é um estilo de vida saudável. Isto inclui a restrição calórica moderada, com mudanças na composição da dieta e aumento da atividade física que tem como objetivo alcançar uma perda de 5-10% do peso corporal no primeiro ano de tratamento.

A meta de um programa de reeducação alimentar por meio de uma dieta equilibrada e exercícios deve ser a redução e manutenção da gordura corporal em níveis saudáveis e a manutenção ou aumento da massa muscular (tecido magro e metabolicamente ativo).

Sendo assim, a alimentação saudável, adequada e sustentável é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde durante todas as fases da vida, não apenas por fornecer quantidades adequadas de nutrientes para suprir as necessidades do organismo, mas também por ser fundamental para a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Os projetos de educação alimentar e nutricional devem ser incentivados para alertar e contribuir com a boa saúde da população em ambientes públicos ou privados, porque a Educação Alimentar e Nutricional é um processo de aprendizagem exercido por meio de orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece, aprende e incorpora novos hábitos alimentares ao estilo de vida .

Agradecimentos à Clínica Sementes, Equipe de Nutrição e a todos os envolvidos de forma direta e indireta pelo apoio às atividades, o que foi imprescindível para o sucesso do Evento:

Clínica Sementes

Deva Almeida

Rachel Mattos

Equipe Médica

Carla Gimenez

Marcos Nogueira

Taciano Mesquita

Thiago Guidi

Recepção e Organização

Carolina Cavalcante

Vitor

Doralice Barbosa

Ana Paula Rodrigues

Marcos

Nutricionista

Andreia Ignacio

Estagiárias

Técnicas em Nutrição e Dietética

Josenira Alves Lopes

Roseli Aparecida Duarte

Sandra Aparecida Santos Silva

Selma de Oliveira Barros

Simone Rodrigues

Tabata Fernanda Vagas Azevedo

Técnicas em nutrição e Dietética e Alunas de Graduação em Nutrição

Ariane Rodrigues Motta

Beatriz Pereira de Oliveira

Barbara Rodrigues Silva

Geany Adrielly Bezerra Xavier

Eu Sem Fronteiras

Equipe Eu sem Fronteiras

Silvia Jara Menegatti

Consultora de Saúde Financeira

Gabriela Maso

BioHealth – Balanças de Bioimpedância

Leandro Bueno

Sugestão de receita

Torta integral de espinafre

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite
  • 3 ovos
  • ½ xícara de óleo
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de farinha de trigo integral
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (chá) de sal

Recheio

  • 1 xícara de espinafre com os talos ou só os talos (pode-se usar os talos de qualquer verdura ou legume)
  • 2 cenouras cozidas picadas
  • 2 colheres de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 1 tomate picado
  • 2 ovos cozidos

Preparo

MASSA

Bata bem os ingredientes, com exceção

da farinha de trigo e do fermento, no liquidificador. Coloque a mistura numa vasilha e acrescente a farinha e, por último, o fermento. Mexa delicadamente.

RECHEIO

Refogue a cebola com o óleo e as verduras, junte o tomate picado e tempere com sal a gosto. Deixe cozinhar até murchar. Junte os ovos cozidos e picados.

Unte uma forma retangular e coloque metade da massa, o recheio e o restante da massa. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

 


Bibliografia

Diretrizes brasileiras de obesidade 2016 / ABESO – Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. – São Paulo, SP.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde 2013: percepção do estado de saúde, estilos de vida e doenças crônicas. Brasil, grandes regiõese unidades da federação. Rio de Janeiro, IBGE, 2014, 180p.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Mestre em Ciências da Nutrição - Nefrologia - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Nutricionista, formada pelo centro universitário São Camilo e Mestre em Ciências da Nutrição, pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com enfoque em doença renal crônica - Nefrologia.

Atuação profissional no departamento de nutrição clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Trabalhou como Docente- Coordenadora de cursos técnicos e livres na área de nutrição e dietética no Senac São Paulo. Entre as atividades atuais desenvolve atendimento clínico nutricional em consultório e Home Care com ampla experiência em Nutrição Clínica e Rotina Hospitalar envolvendo atendimento Clínico de Paciente Renal em tratamento conservador e em Hemodiálise, Cardiologia, Diabetes e Oncologia.

Realiza Consultoria Técnica em nutrição e saúde, palestras e Workshop na área de docência em nutrição, atua como Docente das disciplinas: Nutrição clínica, Fisiopatologia, Dietoterapia, Gastronomia Hospitalar, Bioquímica Metabólica, Bromatologia, Nutrição nos diferentes estágios da vida, Educação Alimentar e Nutricional, Orientação de projetos, Acompanhamento e Supervisão de Estágios, além de coordenação de projetos de educação nutricional corporativos em instituições públicas e privadas.

Currículo Lattes

Contatos:

LinkedIN: Vilani Figuiredo Dias
Facebook: Nutrição, Saúde & Educação - Harmonia Perfeita
E-mail : [email protected]
Telefone: (011) 9 9848-9437

Atendimento em consultório:

Consultório & Home Care - Clínica Sementes
Endereço: Rua Bento de Andrade, 58 - Jardim Paulista - 04503-040 São Paulo – SP - Brasil
Telefones: (011) 3884-8984 | (011) 3051-4932