Doutrina Espírita Espiritualidade

Onde estou?

Estamos todos no mesmo barco.

Uns no convés e outros no porão, na proa talvez ou, quem sabe, em uma bela cabine

Todos balançando conforme as ondas que vão e vem, em um delírio constante de pensamentos diversos ao sopro do vento que o mar liberta na sua imensidão.

Somos incapazes de deixar de sentir o prazer do balanço e a náusea da incapacidade de agir. Temos escolha? Pulamos na água? Temos para onde correr?

Quantas dúvidas! Onde estou? Diz a mente perturbada.

Encolhemo-nos ao chão acuados como bebês procurando alívio. Sentimos o ninar do mar embalando o nosso sono e trazendo a paz.

Onde estou? Grita novamente a mente doentia querendo fugir do aconchego do balanço da canção de ninar que o vento proporciona. Em um instante está de pé, em busca de caminhos novos e sem rumo para seguir.

Sofre novamente com a tormenta do desencanto até o momento que não mais aguenta e se entrega ao chão do barco buscando novamente a paz.

Todos somos marujos, oficiais ou meros passageiros deste grande barco que é a vida.

O comandante é Deus que tudo sabe e tudo provê.

A nós basta a confiança de que a cada balanço ou a cada solavanco que passamos, receberemos a calmaria na sequência. Não existe tempestade que não traga um belo amanhecer.

No barco da vida o vai e vem das ondas nos ensina a confiar mais, lutar mais, amar mais, aproveitar ao máximo cada momento ao lado das pessoas boas que nos cercam.

Quando a tristeza nos envolver, olhemos para as estrelas ou o nascer do sol, assim teremos a certeza de um recomeço e esperança de algo melhor.

Somos todos viajantes de passagem marcada com data de ida e volta. A estadia boa ou má só depende de nós.

Sobre o autor

Ivone Navas Munoz e Marcia Rubinatti

Ivone Navas Munoz e Marcia Rubinatti

Ivone Navas Munoz e Marcia Rubinatti são espíritas desde 1980 e 1988, respectivamente. Além de participarem ativamente da Doutrina, lecionam juntas há mais de 17 anos o Curso de Educação Mediúnica, primeiramente no Grupo Espírita Irmã Clara e atualmente no Grupo Espírita Irmã Diva, em São Caetano do Sul. Ambas fizeram seus cursos de formação através da Federação Espírita de São Paulo.

E-mail Marcia: [email protected]
E-mail Ivone: [email protected]