Espiritualidade Religiões

Oração de São Francisco: expressando sua fé em palavras

Foto da frente da Igreja de São Francisco de Assis em São João Del Rei (MG - Brasil)
Anna ART / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

São Francisco de Assis é conhecido como o protetor dos animais, além de também ser o santo dos pobres. Nasceu em Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182 e morreu em 3 de outubro de 1226.

Voltou-se para uma vida religiosa após ouvir uma mensagem Divina que dizia: “Francisco, vai e reconstrói a minha Igreja”. Francisco fez, então, seus votos e fundou a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecida como a Ordem dos Franciscanos, que conseguiu renovar o Catolicismo.

O santo também era apaixonado por animais e ganhou a fama de protetor dos bichinhos por cuidar deles como se fossem seus irmãos. Outro ponto importante, que o levou à canonização, foi a sua bondade extrema com os mais pobres.

Hoje vamos ensinar uma oração importante para você que deseja orar de acordo com São Francisco de Assis para ter seus pedidos atendidos. Continue lendo!

Por que é importante orar de acordo com São Francisco?

São Francisco era um homem nobre, de uma família muito rica, antes de renunciar aos seus bens. Ele foi uma pessoa caridosa e bondosa, que pregava a paz, o amor à criação e à caridade.

Dessa forma, orar a ele é se aproximar da fé católica, pois ele espalhava pelo mundo princípios genuínos propostos pela Igreja. Não à toa tem dois títulos importantes: o de santo dos pobres e o de protetor dos animais.

Por isso, a oração de São Francisco é essencial para sermos um instrumento de propagação de fé e paz.

Como orar de acordo com São Francisco?

Você pode fazer a oração a seguir em voz alta ou mentalmente. O importante é encontrar um local tranquilo, onde você se sinta realmente confortável. Pode ser na Igreja ou em algum cômodo da sua casa, por exemplo.

Depois, basta recitar as seguintes palavras:

“Senhor, fazei de mim um instrumento da Vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

Rezemos

Glorioso São Francisco, santo da simplicidade, do amor e da alegria, que no céu contemplais as perfeições infinitas de Deus, lançai sobre nós o Vosso olhar cheio de bondade. Socorrei-nos em nossas necessidades espirituais e corporais. Rogai ao nosso Pai e Criador, que nos conceda as graças que pedimos por Vossa intercessão, Vós que sempre fostes tão amigo d’Ele. E inflamai o nosso coração de amor sempre maior a Deus e aos nossos irmãos, principalmente os mais necessitados.

São Francisco de Assis, rogai por nós. Amém.”

Quais são os benefícios da oração de São Francisco?

Além de se aproximar dos mantras católicos, orar para São Francisco tem vários benefícios. A proteção dos animais é um deles.

Se você deseja que o seu animal de estimação tenha uma vida longa e saudável, é possível pedir que São Francisco o proteja de energias negativas e doenças.

O santo também pode ajudar pessoas que passam por dificuldades financeiras. Como dedicou sua vida à caridade, ele consegue interceder para que você encontre uma luz no fim do túnel quando o dinheiro for um problema.

Orar a São Francisco ainda auxilia na paz interior, trazendo momentos de tranquilidade e harmonia em ambientes caóticos e de energia pesada. Se você estiver passando por problemas em casa ou no trabalho, faça a oração para encontrar luz e sabedoria.

Se você deseja encontrar paz para si mesmo e proteção para o seu animal de estimação, fazer a oração de São Francisco de Assis é o melhor caminho.

Você também pode gostar:

Além disso, como deu para perceber, orar ao santo só traz coisas boas, como a possibilidade de enxergar união e perdão nas mais diferentes situações. Também consegue te aproximar ainda mais dos ensinamentos importantes da fé católica.

Por isso, compartilhe esta oração com uma pessoa querida, para que ela também fique mais próxima do catolicismo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br