Autoconhecimento Espiritualidade Psicoterapia Terapias

Como lidar com a ansiedade enquanto a pandemia não acaba?

Relógio de parede com números coloridos e plano de fundo amarelo
Stas Knop /Pexel
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ansiedade, quando se manifesta de forma excessiva, é o nome de um transtorno a partir do qual uma pessoa sente preocupação e medo intensos, mesmo quando não está em situações de perigo. O simples ato de pensar sobre o futuro, por exemplo, ou sobre questões incertas, faz com que esse indivíduo tenha os batimentos cardíacos acelerados, falta de ar, enjoo e outros sintomas físicos.

Por causa da pandemia da Covid-19, que se iniciou em 2020, muitas pessoas de todo o mundo desenvolveram esse transtorno. Isso foi um resultado da necessidade de ficar em isolamento, de ver vidas sendo perdidas todos os dias, de não saber quando a vida poderia voltar ao normal, da derrocada da economia e do fechamento de comércios por um longo período, principalmente.

Assim que as primeiras vacinas começaram a ser anunciadas e distribuídas, então, a população mundial teve a chance de resgatar as esperanças que foram perdidas e de voltar a acreditar que tudo ficaria bem. Até que a maioria da sociedade esteja vacinada, porém, ainda teremos que seguir protocolos de higiene e de segurança. Por enquanto, não é possível saber por quanto tempo esse cenário se estenderá.

Levando todo esse contexto em consideração, pode ser difícil visualizar um futuro no qual poderemos abraçar e beijar quem amamos, viajar livremente, aquecer a economia e ir ao mercado sem precisar usar máscaras e álcool em gel. Assim, os quadros de ansiedade continuam se agravando, mesmo com a vacina já sendo aplicada. E agora?

Se você é uma pessoa que foi diagnosticada por um(a) profissional da saúde com transtorno de ansiedade, em primeiro lugar siga à risca o tratamento que foi indicado para você. No entanto, caso você esteja sentindo alguns dos sintomas da doença que foram apontados anteriormente, mas ainda não recebeu tal diagnóstico, busque auxílio médico.

Mesmo quem já está fazendo acompanhamento psicológico ou psiquiátrico, no entanto, pode continuar experimentando momentos de crise. Para evitar que isso ocorra de maneira frequente e piore o seu quadro, siga as nossas recomendações de como lidar com a ansiedade durante a pandemia!

1) Continue conversando com quem você ama

Duas amigas conversando por chamada de vídeo
Anna Shvets / Pexels

Isolar-se fisicamente não deve ser sinônimo de se isolar emocionalmente de quem você ama. Por mais difícil que seja, continue conversando com seus amigos e com seus familiares, seja por telefone, seja por chamadas de vídeo. Reconheça que há muitas pessoas ao seu redor que só querem o seu bem!

2) Incorpore a meditação à sua rotina

Meditar é uma maneira de se conectar a quem você é, de desvendar as suas inseguranças e de encontrar formas de resolver essas questões. Além disso, esse exercício pode proporcionar importantes momentos de relaxamento. Isso significa que incorporar meditação à sua rotina pode melhorar seu bem-estar significativamente.

3) Amplie seu livro de receitas

Cozinhar é uma atividade relaxante e enriquecedora, sendo também uma maneira de ocupar melhor o tempo. Deixe o delivery para trás e descubra novas receitas que podem ser praticadas na sua casa. Não tenha medo de errar, porque é a partir disso que você vai desenvolver as suas habilidades.

4) Comece a praticar exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é fundamental para manter a saúde do corpo e da mente. Você não precisa sair de casa para realizar exercícios de alongamento, de yoga ou de musculação, por exemplo. Procure aplicativos que possam te ajudar nisso e transforme a sua casa em um verdadeiro ginásio!

5) Resgate a sua espiritualidade

Conectar-se com a própria espiritualidade é importante para mantermos a fé e a esperança. Dessa forma, resgate as suas crenças e pratique-as semanalmente. Se você crê no poder dos cristais, faça um pequeno altar com os cristais que você tem. Ou então desenvolva o hábito de rezar antes de dormir. Faça aquilo que o seu coração mandar.

6) Coloque livros e séries em dia

mão segurando um controle remoto em direção à televisão
Andrés Rodríguez / Pixabay

Passar o tempo assistindo a séries e a filmes ou lendo livros é relaxante e envolvente. Se você tem uma lista de conteúdo que gostaria de consumir, mas ainda não teve tempo de fazer isso, dedique uma parte da sua rotina a essa atividade. Além de aumentar seu repertório, você ocupará a sua mente com cenários novos e incríveis.

7) Limite as notícias que você lê

As notícias que nos são apresentadas diariamente, embora sejam de suma importância para a atualização sobre o que acontece no mundo, podem nos desgastar física e emocionalmente. Então evite procurar cada vez mais conteúdo. Filtre as notícias e tenha mais momentos de paz.

8) Estabeleça uma rotina

Estabelecer uma rotina é fundamental para não se deixar consumir pelo marasmo e pelos pensamentos obsessivos. Mesmo trabalhando em casa, tenha um horário para ir dormir, para acordar, para preparar suas refeições e para aproveitar um período de lazer. Dessa forma, você terá mais previsibilidade nos seus dias, reduzindo as suas preocupações.

9) Expresse seus sentimentos com um hobby

Pintar, desenhar, cantar, compor, bordar, escrever… são muitos os hobbies que podemos desenvolver para combater o tédio e para expressar os nossos sentimentos. Você não precisa se preocupar em transmiti-los com objetividade. Faça sua arte com liberdade e com leveza, para tirar tudo isso do seu peito!

Você também pode gostar

10) Continue fazendo terapia

Se você já recebeu o diagnóstico de ansiedade, continue fazendo terapia. Por outro lado, caso ele ainda não tenha sido atribuído a você, procure auxílio médico e comece a fazer terapia. Em ambos os casos, a ajuda de um profissional será essencial para que você se recupere e volte a se sentir bem diariamente.

A ansiedade é uma doença que deve ser tratada sempre que se manifestar. Em um contexto pandêmico ou fora dele, você pode seguir as nossas dicas para ocupar seus dias com boas vibrações, para aproveitar melhor o seu tempo e para se libertar das inquietações que te consomem. Acredite: tudo vai melhorar! Continue ao lado de quem você mais ama e se fortaleça cada vez mais!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]