Autoconhecimento

Passos para melhorar a sua autoestima

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Olhe no espelho por alguns minutos e responda a pergunta: qual a avaliação que você faz de si mesmo? Se vierem muitos pensamentos negativos e muito mais defeitos do que qualidades, a sua autoestima está baixa e isso é muito prejudicial para a sua vida.

Vivem falando que devemos reconhecer os nossos defeitos, mas, antes disso, precisamos reconhecer as nossas qualidades. Afinal, como vamos evoluir e crescer como pessoas apenas apontando defeitos? Temos que reconhecer tudo de bom que temos e que podemos oferecer aos outros.

Para ajudar a levantar a sua autoestima, separamos seis dicas que podem fazer você ter uma nova visão sobre si mesmo:
Objetivos

Analise você e a sua vida cotidiana e comece a anotar tudo o que te faz bem, que você gosta e aquilo o que te faz mal e você gostaria de mudar. As coisas que te fazem bem, continue fazendo e pense em como elas podem melhorar ainda mais ou ocupar maior espaço na sua vida. As coisas que não estão te fazendo bem, coloque como objetivo trocar ou melhorar o que puder de alguma forma para não se sentir preso a coisas que te jogam para baixo. Pense em uma estratégia de como você pode conseguir alcançar esse objetivo e vá a luta!

Aceitar é saudável

Algumas coisas podemos mudar e outras não. Não se sinta culpado por não conseguir mudar tudo a sua volta. Tudo tem o seu tempo e tem coisas que estão além de nosso alcance. Aceite que o mundo é grande e diversificado e nem tudo vai estar do jeito que a gente quer. Critique menos e aceite mais. Se você pode mudar algo, vá e mude. Se você não pode mudar, aceite, mas não gaste energia criticando, pois isso vai te deixar esgotado.

Otimismo

O otimismo é um ótimo aliado da autoestima. Existem pessoas que são otimistas por natureza devido à personalidade delas. Se você não for uma pessoa assim, procure a companhia delas. Conviver com pessoas positivas e de bem com a vida vai trazer uma energia e um ânimo que vão ajudar muito na sua autoestima.

shutterstock_144298723

Paciência

Não tenha pressa. Melhorar a sua vida e melhorar como você se vê como pessoa leva tempo. Dê um passo de cada vez e, quando menos esperar, você terá mudado muito. Lembre-se: dar um passo por dia é melhor do que tentar correr uma maratona de uma vez só. Fazer isso vai te deixar esgotado e te desmotivar ainda mais.

Não fuja dos problemas

Os problemas são inevitáveis e acontecem na vida de todas as pessoas. Não fuja das suas obrigações e responsabilidades. Mesmo que você demore para resolver algo, quando conseguir, vai se sentir muito mais confiante. Por maior que seja o problema, não fuja! Encare-o de frente, pois tenho certeza de que você é capaz de resolvê-lo.

Autoconhecimento

Existem diversos meios de trabalhar o autoconhecimento. Seja com terapia, através de estudos esotéricos ou até mesmo da reflexão e estudos independentes, busque a cada dia conhecer mais sobre si mesmo para descobrir todas as suas forças e fraquezas. Procure um meio para trabalhar o autoconhecimento. Você vai se surpreender ao descobrir como é muito maior como pessoa do que imagina.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]