Autoconhecimento

Autoestima: você sabe o que é?

Metade do rosto de mulher branca de cabelos cacheados.
Noémie Roussel / Unsplash
Escrito por André Parísio

Os primeiros estudos em que se tem conhecimento sobre a autoestima foram realizados por Dr. William James, um filósofo e psicólogo americano do século 19, de pensamento funcionalista, que analisava o quanto o organismo se utilizava das funções da mente para se adaptar ao meio ambiente em que vive.

A concepção de autoestima foi criado por Stanley Standal, um aluno de Carl Rogers. Rogers foi um psicólogo americano do início do século 20. Na década de 1950, segundo Standal, a autoestima seria uma necessidade adquirida. É importante observar que o fenômeno foi descrito por diversos autores cujas abordagens teóricas em muito se assemelhavam.

Mulher branca de costas com a mão no pescoço.
Ava Sol / Unsplash

Autoestima é a importância que uma pessoa dá a si mesma em diferentes circunstâncias do seu dia a dia e com base em um conjunto de valores eleitos por ela mesma como positivos ou negativos. O que pensa, analisa e sente em relação a si própria, e sua relevância, deve-se à forma como as pessoas aceitam a si mesmas, valorizando o outro e projetando suas expectativas. Em resumo, é a capacidade do indivíduo de gostar de si mesmo, de atrair para si de forma positiva coisas boas, com pensamento positivo e amor-próprio, de saber discernir o bom do ruim, o benéfico do maléfico, o que lhe faz bem e o que lhe faz mal. É se olhar no espelho e ver o quanto ele é importante para si mesmo e para o Universo. Quando pensamos de forma positiva, o Universo conspira a nosso favor. Autoestima é a elevação de uma pessoa com amor-próprio. Não existe nada mais potente do que as nossas escolhas, seja para o bem, seja para o mal, nosso futuro depende único e exclusivamente de nós. Portanto ame a si mesmo!

“Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize o seu desejo.”

(Paulo Coelho)

Fontes:

https://www.aidefernandes.com.br/postnovo/afinal-de-contas-o-que-e-essa-tal-autoestima

https://www.pensador.com/frases_de_auto_estima/#:~:text=Quem%20tem%20autoestima%20tem%20muita,n%C3%A3o%20tem%20medo%20de%20errar.&text=Quando%20voc%C3%AA%20quer%20alguma%20coisa,voc%C3%AA%20realize%20o%20seu%20desejo.&text=Baixa%20autoestima%20%C3%A9%20como%20dirigir,o%20freio%20de%20m%C3%A3o%20puxado

Sobre o autor

André Parísio

Consultor empresarial, gestor de negócios, consultor de franchising. Profissional com mais de 20 anos de experiência na área de marketing, entusiasta e estudioso na área de PNL (programação neurolinguística), especialista na área de desenvolvimento humano, pessoal e motivacional.

Email: [email protected]
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio