Autoconhecimento Psicologia

Pensamento positivo ou pensamento funcional?

Iara Ponce Casal
Escrito por Iara Ponce Casal

O pensamento positivo é ovacionado há muito tempo. Dizem ser a base para o sucesso de qualquer empreitada, e para uma vida feliz! E, se eu disser para você que, o pensamento positivo não serve para nada? Provavelmente você vai me chamar de louca, dizer que não entendo nada da mente humana, que sou cética e etc.

Calma!

Analisa comigo, imagine uma situação importante qualquer na sua vida, uma entrevista de emprego por exemplo. Pois bem, se você é adepta(o) dos pensamentos positivos, provavelmente vai pensar assim:

– Vai dar certo!
– Tenho que me manter otimista!
– Sei que vai dar certo!
– Deus vai me ajudar!

Quando pensamos assim, na verdade estamos querendo nos enganar a respeito da enorme quantidade de pensamentos negativos e automáticos que, inevitavelmente eu já “pensei”.

Quando tenho que pensar que “vai dar certo”, é porque penso que pode não dar certo e, realmente pode não dar certo. E aí, como fica, como você vai lidar com isso? Disfarçar, tentar fazer de conta que este medo não existe, eu garanto, não é o caminho!

O medo é um sentimento inerente ao ser humano, é normal ele aparecer e nos trazer pensamentos que nos causam desconforto, ou comportamentos inadequados que podem funcionar como impedimento para várias situações em nossas vidas.

Você está preparada(o) para o não?

É aí que entra o pensamento funcional. A possibilidade do “não” sempre existe, na proporção de 50% para o sim, e 50% para o não. Usando o pensamento “positivo” que você conhece, de nada vai te ajudar, só vai fazer sua ansiedade aumentar, pois, ele vai te preparar muito bem para o sim. Você pode até ter um alívio momentâneo, mas, logo vai voltar ao pensamento “negativo” ou mais adequadamente chamaremos de “disfuncional”.

shutterstock_290997482Então vamos fazer a coisa certa, aquilo que vai verdadeiramente te ajudar? Precisamos de bons pensamentos para ter bons sentimentos e, ótimos comportamentos, que vão te levar para grandes conquistas em sua vida.

Para ter bons pensamentos, precisamos ter coragem de enfrentar e “exorcizar” os pensamentos automáticos de medo!

Precisamos ter coragem de olhar para a situação como ela é e, analisar todas as possibilidades boas e, principalmente as más!

Isto não significa se entregar  ao pessimismo e sim, enfrentar a situação com inteligência, força e vontade. Se tiver medo, assuma que tem medo. Cerque-o! Já ouviu dizer que para vencer o inimigo é preciso conhecê-lo? Sim, como um bom estrategista numa batalha.

Vamos voltar ao exemplo e, aprender de vez a ter pensamentos “funcionais”?

Temos que cercar a situação por todos os lados e, ter uma boa saída para todas as perguntas, o que vai garantir a continuidade do otimismo.

Cercando a situação

Lembram-se do exemplo da entrevista de emprego?

Pergunta:  Existe a possibilidade de eu não ser aprovada?
Resposta:  Sim, claro que existe, são 50% de chance para sim e 50% de chance para não.

Pergunta:  Mas qual a probabilidade, ou seja, quanto eu acho que eu tenho de chance, levando em consideração minhas qualificações e meu desempenho na entrevista?
Resposta:  Meu Curriculum é bom, minha experiência é ótima. Na entrevista me senti confiante. Levando em consideração outras entrevistas que fiz e fui bem sucedida(o), acho que esta ficou bem na média. Acredito então que, a probabilidade de eu ser aprovada(o) é de 80%.

Pergunta:  E se eu não for chamada, ou seja, se prevalecer os 20% de possibilidade de dar errado, o que de pior pode acontecer?
Resposta:  O pior será, eu ter que continuar enviando meus currículos e esperar um pouco mais. Enquanto isso vou procurar dicas de como organizar minha vida financeira e, não ter problemas até encontrar outro emprego. Posso também, fazer pesquisas e encontrar cursos e palestras gratuitas para ir aprimorando cada vez mais meus conhecimentos técnicos. Ainda tem a possibilidade de eu aprender alguma coisa nova para fazer, e ganhar um dinheirinho enquanto espero o dia da minha recolocação.

Este é o verdadeiro pensamento funcional, aquele que te faz enfrentar seus fantasmas e perceber que pode vencê-los.

Quando você tem um pensamento assim, está assumindo o controle da sua vida, assume a direção do seu futuro, dos seus sonhos!

Sobre o autor

Iara Ponce Casal

Iara Ponce Casal

Psicóloga, com 21 anos de experiência clínica. Especialista em Terapia Familiar e Abordagem Sistêmica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), com ênfase em Psico-Oncologia e Ansiedade. Atua em consultório particular em São Caetano do Sul (SP) desde 1994. Além do atendimento clínico, ministra palestras, cursos, workshops e também programas para valorização da Autoestima feminina, imagens mentais e grupos específicos, visando o tema ansiedade e estresse.

Telefone: 11 4229-4132
WhatsApp: 11 9.9153-4128
Consultório: R. Marechal Deodoro, 727, B. Sta. paula - SCSul
Blog: www.iaraponcecasal.blogspot.com
Facebook: ESATI Espaço Sistêmico Aberto de Terapias Integradas